Sou uma mãe abusiva, ja fiz terapia mas sinto que sou pior a cada dia.

Feita por >tutty · 16 jan 2023 Abordagem psicológica

Não consigo entender como sou um lixo de mãe, eu tento buscar ajuda como posso, mas acontece uma raiva instantânea com a minha filha e começo a gritar com ela. Quando ela mente desperta algo tão horrivel dentro de mim que é como se fosse um nojo, uma vontade de matar.
Eu tento todos os dias ser melhor, mas eu sinto que estou em ameaça, sinto que ela me faz mal mas eu como adulto sei que eu que to fazendo mal pra ela, sinto que quebrei ela. Mas quando tento me aproximar dela, ela se sai de mim, lógico né, tem medo.. Mas aí me vem um ódio muito grande.
Eu durmo e acordo achando que vou passar raiva, e ela não é uma filha ruim, ela ate tenta me agradar.. eu agradeço, peço desculpa quando to errada mas pareço um bicho quando fico com raiva. Meu marido fica no meio, tentando apaziguar, ele é muito bonzinho.
eu sempre quis ela, era louca por ela quando bebe, mas algo virou e não sei o que fazer. ela ja tem 13 anos, não sei como não se rebelou. Eu ja disse que com 18 quero ver ela longe de mim, mas é so o calor do momento, depois me arrependo.. vivo comprando coisas, pago cursos, faço de tudo pra ela ter uma vida melhor mas ela mente, ela é relaxada e isso me irrita mais.
desenvolvi uma ansiedade muito forte, hoje eu quando tenho crise começo a me bater, dou muitos murros na cabeça, até meu marido me segurar..

não aguento mais e não consegui me expor nas vezes que tive terapia, me sinto julgada, um lixo, imunda.. como uma mãe consegue se tão horrivel. mas eu nao sei o que fazer pra mudar. Quando ela nao faz o que eu mando (alguma obrigação) me da muita raiva dela. mas quando ela faz as coisas boas eu só agradeço como se fosse algo banal, sei la.

A melhor resposta 17 JAN 2023

Olá "Tutty".
Dá quase que para sentir parte da angústia e sofrimento que deve estar sendo para você lidar com esses sentimentos tão ambíguos e tão intensos, dia após dia.
Parece errado sentir ódio, raiva ou até nojo da própria filha, não é? Mas colocar um juízo de valor sobre um sentimento apenas vai aumentar ainda mais a tensão e a sensação de culpa. Muitas vezes é necessário dar vazão a esses sentimentos desagradáveis para buscar uma compreensão mais profunda de suas origens e significados.
Você comentou que em terapia se sentiu julgada, sinto muito por isso, caso tenha sido algo por parte do(a) profissional. O espaço da psicoterapia é um convite para lidar com um "espelho", mas não de forma aterrorizante, e sim no sentido de recuperar uma admiração por si própria. Imagino que para você deva ser estranho ler tudo isso, mas te convido a receber essas palavras como uma forma de reconhecer que você tem buscado ser a melhor mãe que tem dado conta de ser, e toda essa tensão apenas aponta para o seu desejo de ser ainda melhor.
Espero ter lhe auxiliado de alguma forma com essa breve mensagem, mas fico à disposição caso você precise de algo.
Um abraço!

Lucas Barbosa da Silva Psicólogo em Limeira

4 respostas

18 JAN 2023

Oi,Tutty, obrigada por escrever pra nós, sinal que você realmente reconhece que precisa de mudança! Mas se você não consegue se abrir, realmente se torna difícil. Você diz que se sente julgada, mas é algo que você mesma faz consigo. Você precisa de fato de ajuda, não tem estabelecido uma boa relação com você e nem com sua filha, e isso é terrível para o desenvolvimento emocional dela. Busque um terapeuta com a abordagem Cognitivo-comportamental para tratar das crenças errôneas e distorcidas que você tem desenvolvido, vai te ajudar muito, mas permita-se! Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JAN 2023

Oi Tutty
A mudança que precisa fazer é tirar de dentro de ti o que voce NÃO É.
Quem está agindo assim é o que foi colocado pela sua mãe, sua família, crenças, cultura...
Isto não está deixando voce ser pessoa, nem mulher, nem esposa, nem mãe... isto te deixa frustrada e te causa ansiedade.
Como foi a sua infância? Voce está repetindo com a sua filha o que foi colocado em ti, quando voce era criança...
Precisa fazer Psicoterapia para resolver e sanear isso, curar esta ferida emocional.
Ainda há tempo, tua filha está na fase adolescente e precisa também de orientações para como se conduzir, mas antes ela precisa se conhecer.
Se voce conhecesse quem é, qual a sua verdadeira identidade e como se construiu, não diria que voce é horrível, lixo.
Precisa tirar o entulho que colocaram sobre voce que não está permitindo voce ser a pessoa que é.
Abraços

5817 respostas

17 JAN 2023

Bom dia! Quero te ajudar! Vamos marcar uma sessão para conversarmos.

Thaynara Burjaily Flora Psicólogo em Juiz de Fora

10 respostas

17 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JAN 2023

Olá Tutty! Que bom que você escreveu! Certamente você está desarmônica consigo mesma, explicando pelas interações mais próximas. Veja que você não tem raiva dela, você tem raiva. Quem sofre com a raiva, em primeiro lugar, é você. Você está explicando a raiva por ela, mas ela é outra pessoa. Você precisa reorganizar tua harmonia, tua identidade, metas, autonomia.
Isso exige que venha, por certo tempo, a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, muita persistência, disciplina e regularidade. Com o tempo reorganizará rotina de vida, afazeres, metas, para que possa lidar com as especificidades da adolescência de sua filha.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.