Já sofri abuso e não consigo ter relações sexuais

Feita por >Juliana · 6 ago 2020 Violência sexual

Já sofri um abuso com o primeiro namorado e hoje não consigo ter relações sexuais sem me sentir mal, inclusive me sinto mal de estar muito perto ou sozinha com homens, até mesmo com meu pai – não convivemos muito, talvez isso ajude.

Fazendo uma análise do meu comportamento, percebo que toda vez que sou colocada numa situação em que me deixe desconfortável assim, acabo agindo de forma mais infantil, como se fosse um meio de me proteger, me infantilizando como se isso pudesse me manter segura de alguma forma. Eu não sei, é só uma observação que fiz – tenho vinte anos.

Mas indo direto à raiz do problema, meu namorado e eu nos conhecemos a dois anos e tenho muita confiança nele. A gente até fala sobre sexo à distância, e até ai tudo normal, mas quando a gente ta cara a cara, eu me sinto mal. Não sinto mais o prazer que sentia à distância, pelo o contrário: me vem um sentimento infantil. Sabe quando você é criança, sente que ta fazendo algo muito errado e sente uma falta absurda da sua mãe, por que não quer fazer nada errado? É como quando você vai posar na casa do seu amigo, se arrepende e quer ir para casa chorar, por que quer estar em um lugar familiar que você conheça.

Sei que vocês vão dizer que eu preciso de psicólogo, eu mesma sei disso e já fui em dois. O primeiro não me ajudou de nenhum jeito, e a segunda depois dessa pandemia, paramos as consultas. Só que não tenho dinheiro gente, psicólogo não tá mais como opção, a não ser que eu assalte um banco para pagar.

Que atitudes eu poderia tomar para tentar superar esse trauma?

A melhor resposta 7 AGO 2020

Olá Juliana! Grato por participar. É preciso considerar que você escreve em site para psicólogos e aponta que psicólogo não faz parte das alternativas. Relata a clara infantilização quando se depara com a hipótese de uma interação real com figura masculina. Não temos nem a forma nem a idade do citado abuso por parte de um namorado. O sexo é um componente importante da vida a dois. Talvez seja possível você resgatar parentes ou professores de extrema confiança tua, para falar com eles sobre a questão.
Cabe lembrar que não é impossível você contar com o trabalho de uma psicólogo do serviço público. O que precisa, para lidar com sua questão, é construir vínculo de profunda confiança, apresentar abertura mental, persistência e disciplina.
Sugira formas que você imagina que poderemos te ajudar. Ponderaremos.
Estaremos à disposição para ajudar, desde que parâmetros éticos e científicos sejam preservados.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

30 JUN 2022

Oi Juliana,
Como é que os traumas, os bloqueios são registrados no seu emocional: vamos imaginar que voce tenha sido colocada na caminha para dormir pela mãe e que ao acordar, chorou e a pessoa que te atendeu, não foi a sua mãe, foi outra pessoa que ela deixou para que voce fosse cuidada... Na sua mente, voce registra esta falta da mãe como abandono porque voce se sentiyu abandonada; a tua mãe não te abandonou mas voce registrou o fato como abandono.
Da mesma forma acontece com os abusos. Então agora voce terá que tratar seu emocional para localizar este problema e ver como de fato aconteceu. Esclarecndo isso, voce fica tranquila e retoma a tua vida normalmente.
Este processo acontece pela conscientização, colocar luz lá onde voce não consegue enxergar: só com um processo psicoterapêutico com profissional competente.