Por que continuar vivendo?

Feita por >Anonymous · 14 mai 2019 Depressão

Tenho 34 anos e desde os 12 anos, sinto vontade de morrer... Depois que comecei a trabalhar, passei a fazer terapia, mas sempre acaba abandonando depois de algum tempo... Até que com 25 anos, um psicólogo me encaminhou pra um psiquiatra e desde então me medico com antidepressivo... Antes era um, agora estou com mais dois que são estabilizadores de humor... Fiquei um tempo sem terapia, mas ja faz uns 5 anos que me medico e faco terapia que tem me ajudado... Mas eu sempre tive essa vontade de morrer, e a vida pra mim nunca fez sentido... Sempre senti um vazio mto grande... E agora me vejo sem perspectivas, meus pais são idosos, não tenho namorado e tenho poucos amigos... Não tenho ao que me agarrar, mesmo pq não acredito que as coisas vão mudar... Eu queria que houvessem métodos menos extremos pra se matar, mas o suicídio é algo tão condenado, e não entendo o pq disso... Pq a gente é obrigado a gostar de viver? De tudo q vejo, leio, ouço, sempre se dizem as mesmas coisas pra pessoa não desistir de viver, mas eu já me sinto morta por dentro... Por mim, poderia morrer hoje que tudo bem... Mas a verdade é que preciso coragem pra alcançar isso que eu sempre quis... Eu só queria entender, pq não temos a opção de morrer se assim queremos? Em não há motivos religiosos, lógicos, morais que me façam desistir disso...

A melhor resposta 15 MAI 2019

Olá Anomymous 2 ! Qualquer vontade, até a de morrer, é um ato de viver. Escrever um texto é manifestação de vida. Pelo que você escreve, você quer, porque transcende a experiência, é poder viver de outro jeito, encontrar outros sentidos para a vida. Você tem se dado chance de conhecer outras pessoas? Aprender novas coisas? A opção de morrer não apresenta analogia, com a escolha (viva) por morrer. Seria opção se a pessoa pudesse experimentar as duas coisas: estar viva e estar morta, para poder escolher o melhor. Como isso não é possível, e apenas trocamos informações enquanto vivos, é preciso, explorar outras possibilidades para a vida. Espero contribuir de alguma forma. Coloco-me à disposição para possíveis aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

20 SET 2019

Imagino o tamanho sofrimento.
Vou trazer uma breve reflexão...
Quando ainda existiam os homens das cavernas, qual era o objetivo da vida deles? Muito provável a sobrevivência, tinham que caçar alimento, se proteger de animais e do clima do habitates deles.

Atualmente o ser humano moderno não precisa caçar, não precisa brigar com animais, não precisa "lutar" para se manter vivo... Atualmente o humano vive para encontrar um objetivo, um propósito...
Será que nosso propósito é encontrarmos outro propósito além de sobreviver? Será que a nossa raça atual conseguiu isso ?
Se comparar com quem encontrou um motivo para existência é um caminho de sofrimento... Você pode seguir seu próprio caminho para a busca do sentido da sua vida. Cada vida é única e proporcionalmente o sentido da vida é único .
Reflita e não deixe de continuar com o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Abraços :)

Consultório Psicologo André João Psicólogo em Itapetininga

2 respostas

24 JUN 2019

Boa noite Anonymous, como você já li, ouvir muito sobre suicídio realmente são muitas opiniões, pois todos querem ajudar, a sociedade, a família, a religião e a comunidade cientifica, mas penso que temos que ouvir mais quem quer cometer suicídio, o que realmente sente.

Quero pedi duas coisas para você fazer são tarefas: a primeira não deixar tratamento medicamentoso+terapia, se quiser trocar de psiquiatra e terapeuta pode mudar...

A segunda para você fazer uma lista com 10 itens com coisas que fazia antes e gostava, em seguida realizar uma por uma, faça anotações após realizar cada tarefa, não deixe de anotar o que sentiu, suas emoções, sentimentos, pensamentos, lembranças. OK?

Por favor pende sobre realizar essas tarefas...

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 JUN 2019

Boa noite, Anonymous depois de ler tudo que escreveu, como você eu também já li e leio muito sobre suicídio, é um tema polêmico, complexo, a religião, a sociedade, a família e a comunidade cientifica tem inúmeras opiniões, mas a opinião de quem quer cometer o suicídio é a que deve ser nais ouvida e levada em conta na minha opinião.

Gostaria de pedi a você que faça duas coisas, são tarefas para você realizar: a primeira não deixar de continuar com os remédios+terapia, pode mudar de terapeuta se quiser e de psiquiatra também se quiser.

A segunda coisa: fazer uma lista com 10 itens de coisas que você gosta e não faz mais (por exemplo ir a praia, cinema, teatro, entre outras coisas,etc.), em seguida ao listar tudo comece a fazer uma por uma, anote o que sentiu tendo que realizar, anote suas emoções, sentimentos, dúvidas depois de realizar a tarefa.

Comece a pensar no que gostava de fazer...

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 MAI 2019

Olá, sinto muito pela seu sofrimento, é muito difícil viver com uma depressão persistente, mas acredite, é possível viver uma vida significativa e de propósito mesmo assim.
A terapia deve promover mudanças na sua vida para repercutir mudanças na sua forma de sentir sobre a vida. Não ter amigos, não ter atividades gratificantes ou significativas aprofunda a depressão.
Por isso a primeira indicação pela Terapia Cognitivo Comportamental para a pessoa com Depressão é o que chamamos Ativação comportamental, para romper o ciclo vicioso da depressão. Como a pessoa se sente deprimida, ela evita pessoas, evita ações que poderiam deixá-la melhor e assim se sente cada vez pior.
Às vezes não vamos conseguir descobrir nem mudar as causas da depressão, que podem estar na nossa genética ou num passado que já não temos mais como mudar. Então podemos focar no presente e construir uma vida diferente.
Há muitos tratamentos para depressão, se o seu não está funcionando, informe ao seu terapeuta, veja se ele pode mudar a abordagem. Ou pense em tentar outros profissionais para tratá-lo.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

21 MAI 2019

Ola tudo bem?
Creio que você esteja com depressão e por esse motivo não consegue ver sentido em exisitir, o melhor caminho é você buscar uma terapia para encontrar um novo caminho que certamente irá encontrar se assim querer.
Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 MAI 2019

Ja pensou na situação de você estar com depressão? Ja buscou ajuda de um profissional? Um Psicologo e Psiquiatra? Um ajudando na parte de Psicoterapia e o outro na parte medicamentosa?

Wenderson Psicólogo em São Paulo