Como uma criança inteligente, com raciocínio rápido, não gosta de estudar?

Feita por >Paula · 6 set 2017 Psicologia infantil

Meu filho tem cinco anos, começou a falar muito cedo, entende de assuntos diversos que fazem parte do universo de adultos, é questionador ao extremo, persuasivo, não aceita um simples não como resposta, se vê algo na TV como um documentário ou notícia, passa a falar do assunto com propriedade. Mas está me dando muito trabalho quando o assunto é tarefa escolar. Às vezes pergunto que silaba duas letras formam e ele responde prontamente, outras fala que não reconhece a letra, fica nervoso, chora. Pregunta porque tem que me responder aquilo... Não sei que caminho tomar, me pergunto se tem TDAH, dislexia, Altas Habilidades...

A melhor resposta 10 SET 2017

Olá Paula, é importante que ele faça uma avaliação neuropsicológica para uma investigação mais aprofundada... Se for altas habilidades ele fica desinteressados pelos assuntos que ele já domina e tendo o parecer sobre isso, será necessário uma escola melhor adaptada ao que ele precisa. Boa Sorte!!

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

11 SET 2017

Boa tarde Paula,

Um psicólogo infantil poderá ajuda-lá. Caso este identifique algum transtorno de comportamento em seu filho, poderá requerer um acompanhamento multiprofissional. Mas em primeiro momento leve-o ao terapeuta que poderá aliviar a suas ansiedades.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

11 SET 2017

Oi paula,
É importante identificar os determinantes desses comportamentos.
Procure um psicólogo infantil para avaliá-lo e identificar se ele precisará de apoio educacional.
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

8 SET 2017

Ola Paula!
Em casos de inteligência acima da média é comum o desinteresse nas atividades escolares por sentir-se desmotivado.
É indicado que você procure um psicopedagogo para avaliação direcionando os próximos passos para que ele não sofra de prejuízos escolares e comportamentais.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 SET 2017

Boa noite Paula. Sugiro que você procure um psicólogo e faça uma avaliação para ver com certeza o que seu filho tem. Pode ser altas habilidades ou simplesmente por conviver só com adultos ele se desenvolveu muito rápido. Será que ele se sente muito cobrado por isso nao quer fazer a tarefa? Será que a escoçla não é interessante para ele e por isso não gosta de ir para a aula? Como é a relação dele com os colegas? E com a professora? Boa sorte!

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

7 SET 2017

Olá Paula
Você deve levá lo para fazer uma avaliação neuropsicologia. Quanto mais cedo melhor.
Assim é possível começar uma reabilitação e ele terá uma vida plena.
Maiores informações entre em contato.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 SET 2017

Boa noite Paula,
Lendo seu relato de tanta habilidade do seu filho confesso que fiquei até envergonhada. Acho que pouca gente é assim.
Mas será que ele não se sente super exigido em ser esse supra-sumo todo? Tanto que nem pergunte ao professor o que não entende? Ou mesmo lidar com o que não domina?
Como é a parte em que seu filho socializa com outras crianças? ele brinca? se suja como uma criança de 5 anos faz? Será que não saltou etapas?
são hipóteses que talvez ajudem nessa investigação de uma criança que, mais do que abraçar qualquer diagnóstico, está ainda aprendendo muita coisa.
Que tal um psicólogo que atenda crianças? Eu sugiro um psicanalista winnicottiano.
se há esta ansiedade toda no dever de casa, não é questão de preguiça de estudar ou simplesmente não gostar. Há algo incomodando.
Boa sorte.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

7 SET 2017

Boa noite.
Sugiro que você procure um psicólogo infantil em sua cidade para ajudar a identificar o que leva seu filho a esse comportamento e a trabalhar as questões que possam vir a surgir.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville