Será que pode ser super dotação?

Feita por >Raquel · 14 jun 2022 Superdotados

Queria saber se aos 3 anos já é possível avaliar uma criança. Eu não sei se meu filho é uma criança inteligente ou se pode ser algum tipo de autismo ou superdotação.

Antes dos 6 meses já sabia pedir para mamar (verbalmente). Desenvolveu a fala rápido.

Ele começou a reconhecer letras antes dos 2 anos. Com 2a e 2meses conhecia todo o alfabeto e organizava as letras em ordem caso estivessem embaralhadas.

Depois aprendeu as formas geométricas, inclusive as mais complexas em 3D.

De dezembro pra cá ele aprendeu, inglês, a contar de zero a 100, hoje em dia já conhece a casa do milhar. conhece todos os planetas do sistema solar e suas características. Os continentes. A maioria dos países e suas respectivas bandeiras. Os estados brasileiros e agora está aprendendo as capitais.

Se você perguntar aleatoriamente as cores da bandeiras de países, ele vai te responder sem nem parar para pensar.

Ele fez 3 anos dia 01/05.

Início de abril ele me mostrou que sabia “ler” algumas palavras e agora ele já reconhece diversas palavras. Essa semana começou a soletrar 3 palavras.

Contas de adição ele sabe fazer mas não gosta. Sinto que ele gosta de ter uma resposta pronta pra tudo e se não tem, ele não quer mais falar no assunto.

Ele tem algumas características um pouco diferentes: seletividade alimentar, sensibilidade a texturas, roupas compridas, boné, máscara…

Tem uma personalidade muito forte e é muito irônico. Toda vez que eu tento mostrar pra alguém algo que ele sabe fazer ele responde errado de propósito, tipo:
Mato Grosso no Norte
5+1=11
Que Brasil fica na Europa.
Coisas assim, ele responde errado e morre de rir

Não gosta de personagens. Só vê desenhos educativos. As roupas dele devem ser preferencialmente lisas. Se tiver um personagem ele não quer nem vestir. Eu tenho que vestir a blusa com o personagem nas costas pra ele aceitar usar e não perder a roupa.

Começou mês passado na escola. De início não teve nenhum problema na adaptação. Ficou desde o primeiro dia sem chorar e estava muito feliz. Mas depois de uma semana não quer mais ir. tá muito difícil. Chora cada vez mais pra não ir.
Eu sei que a escola não está mau tratando ele pq eu, meu marido e toda a nossa família estudou lá. São as mesmas professoras até hoje.

Então não faço do que possa estar acontecendo. Mas apesar de chorar na chegada, todo dia quando vou buscá-lo ele parece bem e feliz.

A melhor resposta 15 JUN 2022

Olá Raquel, espero que esteja tudo bem com você.

Será que uma característica como "irônico" não tem uma carga de valor muito ampla e complexa, para que uma criança realmente possa ter toda essa consciência, não falo inteligência, para expressá-la, e que exige uma intenção bem mais definida para se manifestar socialmente, e para ser reconhecida como tal por outras pessoas? Será que as outras crianças da idade dele poderiam dizer que seu filho é "irônico"? Quando nós, adultos, observamos um comportamento de uma criança como "irônico", com certeza temos em nossas vivências anos e anos de experiência que nos conduzem a valorar aquele comportamento daquela forma, mas as crianças não possuem essa experiência social ampla para, conscientemente, se apresentarem como ser "irônico", quando na verdade elas estão apenas sendo espontâneas dentro das ações delas no mundo, assim como todas as crianças são, espontâneas.
Cabe a nós observar esses comportamentos sem julgamentos, entendo que nessa idade a criança está apenas estabelecendo uma relação direta com o mundo, sem intermédio de valor ou julgamento, oriundos de anos e anos de convívio social. A atribuição de valor para dado comportamento, só virá com o tempo, e com as experiências sociais introjetadas no desenvolvimento de sua personalidade.
O comportamento de seu filho, no que diz respeito a inserção na escola, me parece normal e adequado. Mesmo que ele chore, a escola é o instrumento de acolhimento legitimado pela sociedade, e é nesse local que ela tem a oportunidade de vencer seus obstáculos e se desenvolver como ser humano, sendo indicado que ele permaneça lá, vencendo suas limitações, ampliando seu campo de ação, até o ponto em que o choro cesse e ele, por si só, mas também com o apoio dos professores e colegas, possa adquirir segurança para incorporar aquela nova realidade para seu repertório emocional e comportamental. Se ele chora no início e, depois, na saída está bem feliz, isso é um ótimo sinal, pois ele está conseguindo vencer suas dificuldades e está construindo um ser saudável dentro deste novo ambiente.
Se você sentir necessidade de um acompanhamento mais detalhado sobre o desenvolvimento (emocional, intelectual, social) de seu filho ao longo dos anos, você pode iniciar um processo de acompanhamento com um Psicólogo especializado. Apenas chamo a atenção para que esse acompanhamento só ocorra se realmente for necessário, para evitar que seu filho se desgaste em um ambiente terapêutico que ela não se sinta a vontade nem empenhado com o que está sendo proposto a nível terapêutico. Com esse acompanhamento, dirigido por um profissional, é possível obter respostas científicas sobre todas essas características que descreve em seu relato, e que dizem respeito ao desenvolvimento de seu filho.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 JUN 2022

Raquel em se tratar de uma criança super dotada (se for o caso comprovado). Existem escolas especiais p ele
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 JUN 2022

Olá Raquel.
Crianças super dotada tem dificuldade de lidar tanto com crianças da própria idade como mais velhas. As da mesma idade porque não entendem e não conversam das mesmas coisas que estas crianças, as mais velhas porque tem atitudes de crianças mais velha que para uma criança super dotada não faz sentido. Portanto se ele tem super dotação quanto mais cedo você souber melhor para que ele possa fazer acompanhamento especializado e consiga interagir melhor na escola.
Se está desconfiada da super dotação de seu filho, é importante que o leve para uma avaliação com um profissional capacitado para este tipo de avaliação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 JUN 2022

Olá Raquel! Obrigado por escrever. Essa questão é delicadíssima, pois as pessoas querem buscar a superdotação. Acontece que a super dotação é raríssima, na maior parte das vezes, quando encontrada, não é acompanhada da adequada condução.
Nessa idade é melhor olhar para a criança inteira, cuidar das várias frentes de vida dela, conforme o comum para a idade, ofertando, na medida das buscas, atendimentos para as curiosidades, aprendizados e desenvolvimento.
Dada a complexidade da questão, um texto que abrangesse todas as potenciais implicações ficaria demasiadamente longo, talvez não objetivo ou compreensível para as necessidades específicas.
Dada essa complexidade, se for o caso, estou a disposição, para atendê-la de forma específica e sistemática, com o intuito de fundamentar a posição que agora apresento.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos: "líderes religiosos" são falsos, querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs. Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e elimine criadouros do mosquito.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.