Sobre uma obsessão.

Feita por >Danone · 18 fev 2021 TOC

Já fazem alguns anos que eu tenho uma certa obsessão, pelo que eu sei, não tem uma causa muito específica, só lembro que fazem anos que isso começou, é uma espécie de obsessão por inteligência, desde o início dessa obsessão, eu sinto como se eu nunca fosse inteligente o suficiente, no meu caso chega a ser irônico, quando eu era menor, eu aprendia tudo muito rápido, era muito diferente das outras crianças da minha idade, se por um lado eu parecia um superdotado com capacidade muito alta, por outro eu era inadaptável socialmente, sempre questionei regras, ética e moralidade, apesar da inteligência eu não me dava bem na escola, eu me sentia entediado lá porque já sabia muita coisa e também considerava o sistema educacional bem falho. Por causa da minha fobia social, eu cresci e fui me mantendo com atitudes antissociais e fiquei obcecado com minha inteligência, por algum motivo, sinto que não é o suficiente ou que se eu parar de estudar e pesquisar (excessivamente) o meu cérebro iria regredir e eu me tornaria alguém "normal" em questão de inteligência (sem querer desmerecer as pessoas, só não quero ter uma inteligência "na média"). Eu não sei, acredito que seria benéfico testar minha inteligência com algum psicólogo e perguntar algumas coisas, na verdade, a principal pergunta que eu faria, seria a de como eu posso manter e evoluir minha inteligência aos poucos, eu quero aprender a relaxar mas não quero regredir por relaxar demais. (Obs: Não posso fazer essa consulta agora, não tenho dinheiro para isso).

A melhor resposta 19 FEV 2021

Olá , vamos lá. Alguns pontos merecem sua atenção. Tudo que se torna obsessão, causam sofrimento. Pelo seu relato, você não consegue parara de estudar e pesquisar, faz isso até sua exaustão. Pensamentos repetitivos de que se parar, vai ficar menos inteligente. Racionalmente, sabemos que isso não irá ocorrer. Como sugestão, inicialmente, acho que você deveria buscar um psiquiatra, pois talvez você precise iniciar com medicação para tratar deste seu TOC . Um segundo passo, seria sim, buscar apoio psicológico, para trabalhar além da sua inabilidade social está sua relação com sua inteligência .

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

19 FEV 2021

Olá, essa cobrança excessiva vem de alguma influência ou experiência que pode ter deixado marcas.
A terapia iria te ajudar a descobrir e entender por que dessas atitudes e pensamentos

Estou a disposição - Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

19 FEV 2021

Ola Danone! Que bom que você escreveu. Sua descrição é muito boa, pois representa o comum que parece raro. Inteligente é o feliz, inteligente é o que faz a melhor troca entre a individualidade e a cultura. Toda a escola é cultural, todo saber é cultural. Não há nenhum valor no conhecimento, se a pessoa não conseguir interagir com as demais com harmonia, empatia, respeito, alegria e realização.
A partir de um momento, a obsessão pela inteligência (estudo) visa compensar outras deficiências, mas é prejudicada exatamente pela falta de troca social. Afinal, nossos feitos, decorrentes de estudos, precisam estar integrados entre si e a serviço da comunidade.
Sugestões:
- Pratique esportes coletivos de contato tal qual futebol basquete;
- Converse e ouça com paciência pessoas simples, da roça, se possível analfabetas;
- Arranje, por um tempo um trabalho simples, por exemplo: ajudante de pedreiro, coletor de lixo;
- Em sua casa lave banheiro, louças, limpe quintal.
Todas essas atividades, faça com mente aberta, alegria, deguste cada situação dessa.
Você descobrirá que essas ações muito simples, que não exigem grande formação, geram os alicerces para a adaptação social e prometem aos sábios e humildes, caminhos que podem gerar até dinheiro, mas certamente gerará alegria e realização pessoal
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.