Como faço para destravar para um relacionamento?

Feita por >Maria · 5 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 29 anos sou tenho 29 anos sou evangélica e estou comecando achar que creio errado em meu conceito.estou a 9 anos divorciada de um unico relacionamento mais duradouro em minha vida .mas tinha um relacionamento conturbado e toxico via ele como um salvador principe no cavalo branco por ter me tirado de casa onde nao tinha um ambiente familiar legal.mais o principe virou um sapo e passei por uma decepção tao grande a ponto de hoje nao acreditar mais em ninguem tambem me afastei da minga família e fui morar so onde estou ate hoje e me tornei uma pessoa fria. Ja tentei namorar de novo porem o maisduradouro foi um mes .sinto que nao tenho sorte no amor ou realmente ha um grande problema comigo .gosto de morar so me sinto livre e nao me vejo mais morando com uma outra pessoa ao mesmo tempo que tambem queria muito conseguir encontrar alguem que mudasse isso em mim .o fato de ser da igreja tambémme ajuda muito com a questao de por exemplo nao ter relação com ninguem nao consigo tenho a crença que encontrarei a pessoa certa se esperar mais meu reloginho biologico ta contando e tenho medo de nao conseguir construir uma familia .Preciso procurar alguma ajuda?

A melhor resposta 7 JUL 2021

Olá Maria, espero que esteja bem!

Me parece que você teve uma experiência ruim a 9 anos atrás e ainda não superou definitivamente essa questão, e isso pode estar realmente te prejudicando na busca de um relacionamento mais duradouro e positivo para você. Não é usando como parâmetro sua decepção que você irá se proteger de se machucar no futuro. Claro que você deve ter aprendido com o que passou, então você deve usar esse aprendizado com essa experiência ruim para não passar por isso novamente. Mas primeiro você precisa ultrapassar e vencer seus medos de um novo fracasso, e buscar segurança interna para assumir o risco de um novo relacionamento. Antes de dar esse passo, se fortaleça, se conheça, entenda bem qual o seu desejo ao ter um novo relacionamento, onde você quer chegar com isso e se você tem condições físicas, mentais e emocionais para isso. Caso a resposta seja não, então busque essa condição resgatando dentro de si seu amor próprio e se preparando para quando esse encontro surgir. Antes de dar simplesmente uma chance a algum desconhecido entrar em sua vida, dê uma chance a si mesma em ser uma pessoa melhor, se destacando na multidão para um possível parceiro. Para trabalhar essas questões e a questão de seu relacionamento de 9 anos atrás, é indicado você buscar ajuda profissional de um bom Psicólogo para te dar suporte nessa transição. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUL 2021

Oi Maria! Boa tarde!
Em primeiro lugar: muito grata por compartilhar sua experiência conosco.
Tem um ditado popular aqui no nordeste que diz: "gato escaldado tem medo de água fria". Normalmente experiências negativas e/ou traumáticas, deixam na maioria das pessoas, um medo de tentar de novo, de recomeçar, dar uma nova chance para si mesma e para o outro. Fica também no organismo, isso é muito natural, uma sensação de que a nova experiência, vai dar errado de novo, mas a vida é naturalmente renovável, olhe a natureza, todo dia tudo se renova, o nascer do sol, o horizonte, as flores tão gentis, o mar e o firmamento, Deus nos proporciona isso! E deixa um recado todo dia para o ser humano: Renove, Recomece, Tente de Novo, Coragem.
Concordo contigo que a Psicoterapia seria uma grande oportunidade de você entender tudo de uma maneira tranquila e mais calma e principalmente será uma nova e maravilhosa oportunidade de ressignificar sua vida, seu vivido, bem como poder rever toda essas experiências negativas, e consequentemente deixar claro as escolhas que você vem fazendo nessa área dos relacionamentos. Ok!
Avante Maria! Vai dar tudo certo.
Tudo de Bom
Eloilde Lais

Psicóloga Clinica Eloilde Lais Barbosa da Cruz Psicólogo em Recife

3 respostas

6 JUL 2021

Olá Maria,
Antes de pensar em relacionamento, em dar-se bem nas relações com outros, precisa corrigir-se e deletar muita informação que voce gravou na sua mente, tanta coisa errada, informações distorcidas que te fez ser uma pessoa adestrada, adaptada pelo sistema (familiar, social, religioso). Hoje não é voce que está vivendo, são as crenças que vivem em ti.
Enquanto não recuperar a ti mesma, enquanto não se aproximar de ti mesma, de quem realmente voce é, as relações não vão ser boas e nem vai sentir satisfação interna e realização.
Faça Psicoterapia para encontrar o caminho que te leva ao encontro de ti mesma.

5817 respostas

6 JUL 2021

Bom dia se vc está aq é pq vc está precisando de ajuda, de alguma forma .
O fato de vc não ter vontade de ter alguém não necessariamente quer dizer que vc esteja com problema.
Mas se vc na verdade sente falta de alguém mas não consegue se relacionar pode ser q. Vc tenha adquirido falta de habilidades sociais.
Consulte-se com um profissional.
Havendo interesse sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

6 JUL 2021

Maria, é muito bom que você esteja disposta a pensar estas questões da sua vida. Certamente você vive um momento de muita reflexão sobre si mesmo. Essa sua percepção de que talvez creia erroneamente é muito natural. A partir de momentos da vida que nos frustam, podemos pensar que já não sabemos lidar mais com ela. Realmente, é muito difícil ter certeza do que é melhor para nós, bem como saber o caminho para chegar a este melhor. Quando jovens, somos repletos de idealizações de como pode ser a nossa vida no futuro, principalmente quando não estamos confortáveis na nossa vida, desse modo, é muito frequente escolher uma pessoa que apareça e nos ofereça conforto. Porém, tão jovens, ainda não temos experiência o suficiente para avaliar o que realmente é um relacionamento, podendo resultar em uma frustação como a sua. Mas Maria, posso te dizer que é muito importante tentar entender como que este seu relacionamento passado continua a atrapalhar suas novas tentativas. Quais foram as experiências que você traz até hoje como traumáticas, as que você não quer viver em novos relacionamentos, de modo a não querer nem mesmo tentar. Também é muito importante que sua crença lhe traga conforto, é muito importante encontrar significado em algo que nos faça ver sentido nesta vida cheia de incertezas. Somado a isto e respondendo a sua pergunta, acredito que você poderia sim ter um auxílio profissional para, justamente, pensar estão questões que te impedem de construir uma nova relação pois não é fácil fazer isto sozinha. De qualquer modo, saiba que você é plenamente capaz de constituir sua família, ter seu marido e filhos e viver a vida desejada. Caso queria ajuda, tenho certeza que pode encontrar por aqui, eu teria o maior prazer em te ajudar neste caminho. Desejo felicidades e conquistas, estarei por aqui. Abraço.

Vinícius Vilela Reis Psicólogo Psicólogo em São José dos Campos

4 respostas

6 JUL 2021

Olá Maria, a psicoterapia te ajudará a organizar suas emoções, e a se descobrir. É importante encerrar ciclos antigos para que novos possam se iniciar.

Estamos a disposição!

Eduardo Cupertino Moreira Psicólogo Psicólogo em Curitiba

10 respostas

6 JUL 2021

Olá Maria!
Parece esse relacionamento duradouro porém tóxico te deixou mais cautelosa com novos relacionamentos, o que é completamente normal e esperado, mas pode ser desmistificado em terapia para que você possa superar esses medos e lidar melhor com os relacionamentos. Seria legal entender também o seu desejo de um novo relacionamento, porque em partes parece que você está bem morando sozinha porém sente que precisa de um novo relacionamento porque é o esperado.
Caso deseje entre em contato!
Att,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

6 JUL 2021

Olá Maria, vc fala de várias questões como: confiança, esperança, religião, vida sexual e produtiva. São muitos questionamento, bem, relacionamento não é algo muito fácil porque são duas pessoas, com criações diferentes, educação diferente, que precisam aprender juntas a conviver. Outra questão é em relação a nossas relações sociais, família, etc. Quando vivemos apenas em função de um relaciomantto afetivo, por muitas vezes acabamos por sufocar o companheiro. Precisamos expandir nossa vida social. Porfim, todo relacionamento ele precisa ser pautado na confiança, se não há confiança o relacionamento já começa digamos que errado.

Psicólogos Jefferson Campos e Daliane Gurgel Psicólogo em Recife

1 resposta