O que eu faço pra cometer menos erros no relacionamento?

Feita por >Juliana Silva · 12 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho cometido muitos erros no meu relacionamento, e me sinto extremamente culpada por eles. Quando esses erros ocorrem, não consigo só deixar de lado e seguir em frente, fico remoendo.

Por exemplo, esse fim de semana meu noivo disse que já nem lembrava do seu passado com ex namoradas, por estar comigo e esperava que eu dissesse o mesmo. Mas a fala dele me fez perceber que eu ainda tenho pensamentos e lembranças que preciso tirar da minha vida.

Outro problema são olhares errados pra outras pessoas que acontecem principalmente pela baixa autoestima, necessidade de saber que me acharam bonita.

Eu estou cansada de ser sempre errada na relação e causar tanta dor ao meu noivo. Ele é maravilhoso e não me sinto digna de estar com ele.

O que posso fazer?

A melhor resposta 13 JUL 2023

Olá Juliana, tudo bem?
É importante lembrar-se que é normal se lembrar de determinados momentos de relacionamentos anteriores. Todas as pessoas apresentam um passado, e há momentos marcantes (bons ou ruins) que fazem parte de sua trajetória de vida, e que não serão apagados simplesmente pelo fato de essas pessoas não seguirem em sua vida. Então liberte-se desse pensamento de culpa.
Com relação a sua autoestima, é importante investigar de onde vem sua necessidade de validação de outras pessoas. Por que é importante para você que te achem bonita? Em que situações isso pode afetar (se afeta) e causar prejuízos em seu relacionamento?
Ao investigar a causa desse padrão, é possível planejar uma intervenção para a mudança desse comportamento.

Um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

14 JUL 2023

Olá Juliana, espero que esteja tudo bem com você!

Em seu caso, Juliana, o melhor a ser feito é buscar aprofundar seu autoconhecimento através de um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia. Através de um processo de psicoterapia é possível compreender o motivo desses pensamentos e comportamentos aparecerem, e criar formas de mudar esses padrões, para maneiras mais satisfatórias de vivenciar sua realidade e seu relacionamento. Durante a ampliação de seu autoconhecimento também é possível trabalhar com sua autoestima, e criar forma de aumentá-la, para que ela, ao invés de prejudicar seu desenvolvimento pessoal, possa te favorecer alcançar seus objetivos e seus desejos. Por isso, se houver necessidade, entre em contato com esse profissional e inicie o quanto antes seu processo de psicoterapia, acredito que isso será muito benéfico para que você possa experimentar um sentimento de plenitude dentro de sua relação. Desta maneira, você terá a oportunidade de aprender com seus erro, e usá-los para criar melhores condições de acertos no futuro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 JUL 2023

Oi Juliana
Voce precisa se recuperar, se curar, deixar de seguir os ensinamentos que deram para você.
Precisa resgatar o teu amor-próprio, a tua autoestima, o teu valor como pessoa, como feminina, mulher.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão permanecendo baseada nos ensinamentos que recebeu de outros, só vai estar num processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia de autenticação para ser o que a vida quer de você.
Abraços

5817 respostas

13 JUL 2023

Olá Juliana,
Fico grata pelo relato da sua questão. O que você pode e deve fazer é buscar o mais breve possível um acompanhamento psicoterapêutico em prol do seu bem estar e melhorar sua autoestima. A Terapia possibilita uma melhor imersão em si mesma, ou seja, o aprofundamento no autoconhecimento, pra que você mesma vá identificando quais as causas de tantas dúvidas ou sentimentos de menos valia em relação ao seu noivo. Você declara que seu noivo contribui de maneira positiva na relação de vocês, através das declarações e/ou atitudes dele de comprometimento. Então, o problema está em você, que não consegue corresponder às suas próprias expectativas.
Considero válido e fundamental o investimento em sua jornada psicoterapêutica. Terei imenso prazer em contribuir para melhora do seu bem estar afetivo- emocional.
Agende um horário comigo.
Um abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

13 JUL 2023

Olá Juliana! Obrigado por escrever. Uma coisa é errar de fato, segundo um padrão social de diversas pessoas, outra coisa e achar que está errando, por vivenciar tempero de baixa autoestima. Certamente você precisa melhorar a autoestima, resgatar a ideia de que cada pessoa é única, incomparável com outras, é por essa razão rara, de valor único, inestimável. Resgatando o autoconhecimento, as possibilidades e potencialidades, a harmonia interior, você temperará com autonomia e a partir de referência interna, seu valor.
Isso se faz em processo profundo de trabalho científico com psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

13 JUL 2023

Primeiramente, é importante reconhecer que todos nós cometemos erros em relacionamentos. É uma parte natural do crescimento e aprendizado. Sentir culpa por esses erros é normal, mas é essencial trabalhar para lidar com essa culpa de maneira saudável. Sugestões para ajudar você a lidar com os erros e melhorar seu relacionamento:

1. Auto-reflexão: Reserve um tempo para refletir sobre os erros que você cometeu. Tente entender as razões por trás deles e como você pode evitar repeti-los no futuro. Isso pode ajudá-la a desenvolver uma maior consciência e autocontrole em suas ações.

2. Comunicação aberta: Converse com seu noivo sobre seus sentimentos de culpa e remorso. Explique a ele suas preocupações e demonstre seu comprometimento em melhorar. A comunicação aberta e honesta é fundamental para o crescimento mútuo e para resolver problemas dentro do relacionamento.

3. Aprenda com os erros: Em vez de se fixar nos erros do passado, concentre-se em aprender com eles. Pergunte-se o que você pode fazer de diferente da próxima vez. Assumir a responsabilidade pelos seus erros e buscar maneiras de evitá-los pode ajudar a construir um relacionamento mais saudável.

4. Trabalhe na autoestima: A baixa autoestima pode levar a comportamentos prejudiciais, como buscar validação externa ou olhares errados para outras pessoas. É importante trabalhar na sua autoestima e desenvolver um senso de valor próprio. Isso pode envolver buscar apoio de um psicólogo, praticar autocuidado e desenvolver habilidades que aumentem sua confiança.

5. Aprenda a perdoar-se: Perdoar a si mesma é fundamental para superar a culpa e seguir em frente. Reconheça que todos cometemos erros e que você está em um processo de crescimento. Trate-se com compaixão e gentileza, permitindo-se aprender e crescer a partir dessas experiências.

Lembrando que essas são apenas algumas sugestões gerais, e cada situação é única. Se você sentir que está enfrentando dificuldades significativas em lidar com esses problemas, considerar a busca de ajuda profissional de um psicólogo pode ser uma opção valiosa. Nós podemos oferecer um suporte personalizado e orientação adequada para o seu caso específico.

Allana Araujo Psicólogo em Aracaju