Homens com depressão sentem menos o fim do relacionamento?

Feita por >Bem · 28 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu estava num relacionamento muito saudável, 1 ano e 6 meses, antes de nos conhecermos as trocas eram incríveis, ele sempre me dizia o quanto não se achava em outras pessoas e se achou em mim, em um mês tudo mudou, ele quis ficar sozinho pois disse que não pode fazer eu passar por essa melancolia junto a ele, ele se nega ao tratamento, ou ao menos tentar, diz que está infeliz consigo mesmo e que não pode continuar comigo se sentindo assim… mas não paramos de nos falar, e até chegamos a nos ver pra conversar todos esses motivos, e percebi que ele não tá sofrendo como eu, pois pra ele essa decisão é o melhor pra nós dois… fico pensando que por ele estar tão imerso em se afastar e só viver no automático, não sentiu realmente o nosso fim. Começamos a ficar sem se falar há uns dois dias, e me sinto muito triste por que nunca tivemos um problema que demonstrasse que iríamos ter que terminar. É possível que por ele não se tratar e viver num ciclo de anos ao se afastar de tudo e todos faça com que ele não sinta a minha perda?

A melhor resposta 5 MAI 2023

Olá. Primeiramente não ficou claro se ele tem um diagnostico de depressão através de um profissional da saúde mental, psicólogo ou psiquiatra. Vamos por partes. Primeiramente a questão do sentimento é algo muito particular de cada um, pois cada indivíduo vivencia os sentimentos e as relações de uma maneira muito particular. Com um quadro de depressão o indivíduo tende a ficar mais pessimista, com pensamentos negativos, com falta de ânimo e vontade e com desejo de se isolar. Então sim, o quadro de depressão pode afetar as relações. Você mencionou que ele se nega ao tratamento, e isso não é incomum, pois muitas pessoas que estão vivenciando algum quadro de depressão, ou outros transtornos, podem ter uma resistência a buscar o tratamento. Nessa situação quanto mais forçamos a pessoa mais ela cria resistência. Devemos buscar sensibilizar a pessoa da importância do tratamento e dos benefícios do mesmo, todavia no fim a decisão tem que ser do indivíduo. Quanto a relação de vocês não dá para afirmar que a depressão foi o fator motivador para ele querer se afastar de você, mas pode sim ter uma influência significativa. Você pode tentar conversar com ele, perguntar como você pode ajudá-lo, ouvi-lo sobre o que ele espera de você e da relação. E depois disso você também pode decidir o que fazer. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 MAI 2023

Olha, toda doença tem questões biológicas, psico-emocionais e culturais (sistêmicas, questões familiares, contextuais de onde ele está inserido). Em resumo, essa doença vem aí com alguma função, algo que ele não consegue olhar, porque a doença vem para nos livrar da morte ou da loucura. Então, tem questões aí que precisam ser vistas, trabalhadas, e não ignoradas. Isso dele não querer se tratar pode ter a ver com ele vir de uma familia ou negligente ou rigida demais que acham que certas coisas é frescura...precisa ser investigado questões com a mãe, faltas geradas nele, isso série de questões que no processo de terapia vamos investigar de modo mais certeiro indo na raiz e assim tendo a possibilidade da cura. Existe muita coisa aí para ser investigada. São questões dele mesmo e do sistema familiar dele, pena que reflete em você. Entre em contato comigo, vem falar mais disso e te ajudo a entender mais.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 MAI 2023

Olá Bem, espero que esteja tudo bem com você.

Quando alguém se encontra em um estado depressivo, todas as suas emoções e funções podem ser afetadas por esse estado, se apresentando, como o próprio nome diz, de uma maneira deprimida. Embora desejássemos que a pessoa sentisse o que nós gostaríamos que ela sentisse, e elas podem até desejar isso também, esses estados depressivos podem atrapalhar o percurso para que elas se expressem e sintam de uma outra maneira. Quanto mais tempo a pessoa vai vivendo nesse estado (de depressão e correlatos), mais o organismo dela vai se "acostumando", por assim dizer, a esses estados, sendo mais difícil sair dele. Se ele se apresenta desta forma, deve ser um a decisão dele tentar mudar isso. Embora possa realmente parecer que seu amigo não se importe, ele pode apresentar esse sentimento de aparente indiferença acentuado em virtude desse quadro que descreve em seu relato. Importante mencionar que, mesmo que ele não estivesse apresentando esse quadro, não significa dizer que ele iria se propor a uma volta, ou sentir em demasia o final do relacionamento de vocês. É preciso que observe também as suas projeções, ou como você imagina que deve ser o final de um relacionamento. Cada ser humano é particular em suas individualidades, e demonstra sentimentos únicos. O que melhor podemos fazer, é tentar interagir com esses sentimentos, como eles se apresentam até nós, da melhor maneira, e se possível, aprendendo com eles. Se desejar aprofundar mais o tema, e obter orientações mais detalhadas sobre sua questão, um profissional de Psicologia pode te ajudar muito, e é recomendado nesse caso.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 MAI 2023

Se ele está com depressão, ele deve se curar; se não quiser se tratar, é problema dele, é porque não está sendo tão difícil.
Quando a dor é maior, ele vai procurar.
Talvez ele esteja apenas fazendo chantagem emocional contigo, apelando ao sofrimento para te enlamar e te deixar preocupada.
Ele não te ama; ele apenas quer te usar aos caprichos dele.
O que deve se perguntar é:
Por que voce tem necessidade de ficar perdendo tempo com uma pessoa como ele que não se dá valor e nem valoriza a voce?
Qual a necessidade de voce escollher sofrer ao invés de escolher o que te dá alegria, prazer e vitalidade?

Voce precisa se tratar, para abandonar este sentimento de menosprezo para com voce mesma.
Faça Terapia para se conhecer, para focar a sua vida na autoconstrução de ti mesma.

Abraços

5817 respostas

29 ABR 2023

Olá Bem! Obrigado por escrever. Diagnósticos sempre precisam ser pensados com muito cuidado. As pessoas devem ser vistas inteiras e não somente pela parte melhor ou pior. De outro lado, quando uma pessoa, de fato, está com depressão, esse sofrimento é abrangente, generalizado, a ponto de implicar a direção principal de captação do sofrimento, de forma a parecer que não liga para o término do relacionamento. A questão é que a pessoa está envolvida tanto com o processo interno de queda de motivadores, que outras dores parecem secundárias.
Também é importante observar, que muitas vezes as pessoas olham os problemas das outras, tentam entender as dificuldades das outras e fogem de olhar para dentro de si e ver o que podem e precisam melhorar.
Namorado é para conhecer, amadurecer, muito mais do que para permanecer juntos. O grande namorado de cada pessoa, precisa ser ela mesma. Será que você está se dando o devido valor?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.