Como superar fim de um relacionamento que parecia perfeito na minha visão?

Feita por >Jaqueline · 14 set 2023 Dependência emocional

A três anos conheci uma pessoa que me pareceu incrível. O homem com quem poderia compartilhar minha vida. Sou mãe solo, ela tratava minha filha melhor que o pai dela.
Um ano de relacionamento ele me convidou para irmos morar com ele, nessa mesma época descobri que ele tinha um caso com uma pessoa, acabei não indo morar com ele, sofri muito, em menos de um mês ele veio até minha casa, chorou implorando para voltarmos, aceitei pois gostava muito dele. Pedi pra ele falar com as pessoas do passado para ele ter certeza do que queria. Voltamos ele parecia ter mudado, veio morar na minha casa, junto a mim e minha filha. Tudo estava bem, reuniões familiares, amor carinho dizia a todos que me admirava e eu era o amor da vida dele. Não tínhamos problemas aparentemente, sem brigas, vida sexual ativa, me mandava mensagem todos os dias reafirmando o amor. Até que no início desse mês, eu estava estudando e ele foi dormir, vi o extrato da conta do celular dele, morri por dentro, fazia um mês que ele tinha voltado a falar com a mesma pessoa do passado. Ele havia dito que se algum dia pensasse em ligar pra alguém, ele seria homem para sair da minha vida antes.
Quando perguntei a ele, me disse que ela havia retomado o contato, mas que não sentia nada, difamou ela, a chamou de pessoa vazia infeliz, fútil, fácil, entre outras coisas piores. Disse que nos amava e não queria perder nossa família. Perdemos um bebê no início desse ano, já estava mal por isso. Decidi falar com ela, pra minha surpresa ela me mandou print de todas as chamadas, sabia das nossas viagens, da rotina dele, ele até falava pra ela que estava feliz comigo, mas pediu pra ela manter contato, pior ele tinha um número corporativo, pediu pra ela atender só daquele número. Ligava pra ela todos os dias, depois de me deixar no trabalho, faziam caminhadas juntos. E ela provou que ele que estava atrás.
Meu coração se partiu mandei ele embora.
Mas sinto saudades todos os dias, ainda o amo, mando mensagem pra conta que estou bloqueada, como se escreve um diário que ninguém vai ler. Não sei se vou conseguir, minha filha chora toda vez que lembra dele. Falei pra ela que ele havia feito uma longa viagem atrás de um tesouro e que talvez não volte, ela pediu pra irmos encontrá-lo.
As sinto vontade de morrer, não havia motivo pra mim passar por isso, nunca fiz isso com ninguém, nunca alguém me machucou tanto, eu sei que se ligar ele vai voltar, mas não consigo acreditar que ele retribuiu todo amor e carinho com traição. Ele manda mensagem de texto, dizendo que não aguenta a saudade, que a família dele ama eu e minha filha. Mas eu e ela passamos por um luto gigante, e não respondo, porque não quero passar por isso novamente. Estou faltando ao trabalho, não tenho vontade de mais nada. Dói de mais.
Como faço para superar tudo isso? Pra ajudar minha pequena a superar?

A melhor resposta 17 SET 2023

Oi Jaqueline
Nada está perdido ainda, mas precisa iniciar Psicoterapia para compreender porque está acontecendo isso contigo.
Precisa compreender a causa porque está aqui... não veio aqui para sofrer, a vida nãoi quer o sofrimento. O sofrimento aparece quando nós pegamos um caminho que não nos pertence. Aí vem a dor, tanto física, emocional ou espiritual.
Através da Psicoterapia pode chegar as verdadeiras causas do sofrimento que só termina quando aprender e corrigir o que precisa corrigir. Voce não está aqui por acaso, está aqui para aprender, corrigir e expandir a consciência pois, ninguém avança sem antes corrigir conflitos, problemas que ficaram para serem resolvidas e que até agora não corrigiu.
Não se coloque como vítima, pois não há vítimas; cada um é causador da sua realidade.
Tão logo compreenda, tudo muda.
Abraços

5817 respostas

16 SET 2023

Olá, primeiro passo para você ajudar a sua filha a superar é você superar primeiro! Aceite que acabou, depois acredite que você pode viver sem uma pessoa que te fez mal e ainda, pode encontrar um novo amor, alguém que te ame de verdade e te respeite. Para isso, você precisa se amar e se respeitar primeiro, resgatando sua autoestima e vendo a mulher maravilhosa que você é. Vai continuar sentindo saudades porque apesar de tudo teve momentos bons e você esteve envolvida de verdade, isso é natural, mas com a aceitação e com seu novo comprometimento consigo mesma, a dor da saudade se torna em lembranças de momentos felizes e aprendizado para uma nova experiência.

Márcia Cristina Oliveira da Silva Azeredo Psicólogo em Linhares

7 respostas

15 SET 2023

Olá Jaqueline, busque ajuda psicológica para vivenciar essa separação. Na terapia você conseguirá perceber se quer dar mais uma chance para essa relação, ou fazer terapia de casal. Cuide de seu emocional com urgência.
Espero ter ajudado.
Abraços ,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

15 SET 2023

Olá Jaqueline! Obrigado por escrever. A mente humana tende a fixar no conhecido e, conforme vai passando o tempo, direciona os sentimentos para aspectos emocionalmente escolhidos (só que do passado, da idealização). Acontece que as vivências, realmente divididas, vivenciadas apresentam as provas de como a convivência acontece; as idealizações, pegam as partes convenientes do passado, integra com desejos e faz as pessoas acharem que voltarão e desfrutar de algum perfeitamente bom. Na realidade não acontece assim. Para não ficar refém desse tipo de direcionamento mental, é preciso olhar para dentro de si, valorizar-se, construir turmas de colegas e conhecidos, aprimorar estudos, trabalho, esportes coletivos de contato, convivência com pessoas éticas e saudáveis, participar de grupos.
O grande e dominante amor que as pessoas precisam fortalecer é o amor próprio.
Cuide-se! retoma tuas possibilidades, potencialidades, metas e objetivos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.