Como posso superar meu conflito interno sobre sexo e sexualidade?

Feita por >nanda · 31 mar 2021 Orientação sexual

Pra começar, sou uma jovem mulher e nunca gostei do meu corpo, na realidade eu odiava meu corpo, me achava bonita mas nunca "sexy" ou "gostosa", pois por ser pequena e magra, nunca fui volumosa igual sempre mostram na mídia e tudo mais, as pessoas diziam "vc eh tão fofinha"
"vc parece ter 14 anos" (tenho 20) além de ter sempre sofrido bullying, me chamavam de "Ovo frito" por ter seios pequenos, sempre achei que nenhum homem iria gostar de mim por causa disso, pois sempre dizem que os homens gostam de peitão.
Por causa disso, sempre odiei tudo relacionado a sexo, em series ou filmes, não consigo assistir nada que tenha cenas de sexo explícitas, onde sempre mostram os seios das mulheres.
Sempre almejei seios maiores, achava que me sentiria perfeita, "gostosa" finalmente como todos dizem, e recentemente finalmente consegui, mas eu não me sinto diferente, eu gostei do resultado, mas eu estou mais pra "melhor do que nada" do que feliz.
Eu namoro faz 3 anos, meu namorado diz que me acha uma deusa, ele tbm nunca foi contra a cirurgia, ele dizia "se vc acha q vai te fazer feliz, a minha opinião não importa, pra mim vc é perfeita de qualquer jeito" e ele me apoiou muito desde então.
Mas o meu problema real, é que estou num conflito interno comigo mesma, eu gosto de sentir prazer com ele e o sexo é incrível, mas eu não consigo me soltar totalmente, eu me sinto muito desconfortável depois, como se eu fosse errada em fazer isso, por causa daquelas séries e filmes, e porque como não me sinto "gostosa" ainda sinto que não sou digna de aproveitar aquilo. Faz um tempo que não fazemos muito e por mais que ele entenda que esse meu medo e não me forçe à nada nem reclama, eu queria poder dar isso pra ele, e pra piorar, ainda descobri que sinto muita atração por mulheres, e tbm me sinto errada sobre isso. Além disso tenho tido muitos sonhos eróticos, e nos sonhos eu me solto, como se meu corpo pedisse isso, mas na realidade eu não consigo, eu queria poder me soltar e aceitar minha sexualidade, e me sentir sexy, mas tenho medo que seja mentira, pq eu não consigo entender oque é "ser gostosa" hoje em dia, e se eu ainda não for? Oque eu posso fazer para resolver esse conflito? sei que parece meio ridículo, e varias pessoas disseram "vc é dramatica demais", "vc tem frescura demais" mas tenho muitos traumas com isso. por favor.

A melhor resposta 1 ABR 2021

Olá, Nanda.

A construção da nossa sexualidade é iniciada ainda muito cedo, introjetamos muitos valores e costumes e, por vezes nos resumimos ao que ditam para nós e ficamos preso num eterno ciclo de culpa, caso venhamos 'sair dos padrões'. E é o que vejo em seu relato que é muito carregado de culpa, vergonha, desejos reprimidos, bullying, traumas, entre outras, várias coisas a serem trabalhadas, são muitas demandas e que uma simples resposta aqui não sanariam todas.
Sendo assim, recomendo que busque psicoterapia para lhe ajudar em todo esse processo.
Continue nessa busca de autoconhecimento.
Fico à disposição.

Marco Antonio Molina.

Marco Antonio Molina Psicólogo em Belém

10 respostas

2 ABR 2021

Olá Nanda!
Boa noite!
É realmente um conflito entre o que vc idealizou e o que você é!

Não importa muito como a gente é por fora, o que realmente importa é como a gente se aceita, se reconhece, se ama.
Gostar da gente implica aceitar por completo o nosso ser, a nossa alma, o nosso psiquismo e o nosso corpo.
Quando você conseguir olhar para si sem julgamentos e se aceitar vai ver que o "Ser gostosa" tem mais a ver com uma fantasia interna.

As vezes o outro nos aceita mais do que nós mesmos nos aceitamos. (assim como o seu namorado te aceita)

Muitas feridas ligadas ao nosso corpo nascem na infância, nas relações com nossos familiares e amigos. Seria muito importante visitar esse lugar com um processo de terapia para trabalhar e cuidar da sua desconexão com o seu corpo.

Um abraço.

Psicólogo Neimar Sérgio (Atendimentos On-line)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília

22 respostas

1 ABR 2021

Olá Nanda! Grato por escrever. Você relata uma situação bastante frequente. As pessoas, em amadurecimento, acabam por ficar um tanto quanto reféns da ideia de um corpo que está em algum ideal (especialmente na mídia). Digamos que sexo é prazer, é sensação. Há pessoas magras, gordas, pretas, brancas, amarelas, altas baixas, peitudos, ou com qualquer outra variável possível, que vivem a pulsação do orgasmo tão envolvidas com a sensação que, naquele momento não ponderam sobre a forma do corpo. O prazer é bom e intenso: fica o registro da sensação e a gratidão por isso, o prazer de existir e viver a energia do gozo. É muito frequente as pessoas acharem que o corpo do outro é mais interessante. O prazer e a vivência das trocas sexuais não são coisas pecaminosas ou erradas, mas há, em muitos, o registro, pois essa é a forma que uma parte significativa da sociedade organizou para conter os impulsos sexuais dos adolescentes e jovens. Isso entra nas mentes e adquire status de verdade. Não é verdade.
Sexo é ótimo, somente precisa ser feito com respeito, reciprocidade, ponderação sobre o antes, durante e o depois. Será muito promissor e interessante você poder falar e ponderar sobre o que descreveu, direcionada cientificamente por um psicólogo, para que possa, em treinos empáticos, em ampliação de identidade, colocar a si mesma como um ser único, com expressão de todos os componentes de si, como: história, memória, sensibilidade, corpo, serenidade, tranquilidade, voz, olhar, gestos, etc.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, minimizemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.