Como entender os bloqueios sexuais?

Feita por >Buscandoentender · 8 jul 2021 Terapia sexual

Olá, tenho 29 anos e estou atualmente num relacionamento, o primeiro em que vivo/convivo diariamente com meu parceiro. Quando eu era mais nova (16,17 anos) era mais aberta e aventureira. Nunca fui muito de explorar o sexo, mas não tinha problemas em beijar diferentes garotos. Perdi minha virgindade aos 16 e não achei o sexo algo incrivel. Apesar de me masturbar desde nova e sempre me proporcionar prazer. No meu primeiro relacionamento sério (aos 16 anos), eu era muito ativa e curiosa, meu parceiro era 10 anos mais velho, então posso dizer que aprendi muito. passado isso, tive outro relacionamento (bem morno e sem muitas emoções e sem ter uma sexualidade muito explorada). e aos 22 anos, após meu término, conheci um cara com quem fiquei envolvida por 4 anos, não era um namoro, mas mantinhamos relações com bastante frequencia, até que descobri que estava com HPV, o que me deixou bem traumatizada. Para então, depois de 2 anos sem nenhum envolvimento emocional, eu conheci o meu atual companheiro. Nunca me considerei fechada sexualmente, porém sempre fui muito seletiva, e quando isso aconteceu, eu perdi o meu chão, comecei a ter crises de ansiedade e pânico. Tratei com terapia (TCC), consegui melhorar e superar as crises, porém nesse meu atual relacionamento, muitas vezes eu me pego sentindo muita ansiedade e densidade emocional. Meu atual parceiro sempre respeitou muito o meu tempo e meus momentos, porém ele tem um "apetite sexual" e uns gostos bem distintos do meu, ele gota da ideia de me imaginar fazendo sexo com outros caras e sendo sexualmente livre, porém como e sempre falo a ele, eu nunca fui assim antes e não sinto o menor desejo em me transformar nisso. Ele entende, então optamos por usar isso como fantasia sexual na hora do sexo, o que me excita, etc, porém não consigo me sentir confortável e completamente satisfeita com esse tipo de sexualidade. O que pra ele é normal há muito tempo, então eu estou sem entender o que está acontecendo comigo no momento. Antes de conhece-lo já até fantasiei com isso, mas num momento de masturbação, sozinha e depois não fico com isso em mente ou mantendo algum desejo em transformar em realidade. Enfim, somos bons como casal no geral, sempre buscamos conversar, manter um diálogo aberto e a mente aberta, mas eu sinto que ele está num outro nivel de sexualidade e eu no momento não consigo acompanhar. E isso tem afetado na forma como eu desejo o sexo com ele e como me sinto, em relação a manter a relação e apenas abraçar e fluir com os desejos, ou se paro em investir nesse relacionamento e volto a focar em superar essas questões sozinha. Eu realmente me considerava aberta e aventureira, porém depois da minha cirurgia (hpv) acabei criando uma visão mais crítica e fechada sobre o sexo, e acredito que isso esteja impactando no meu realcionamento agora. Não sei como melhorar isso, como voltar a ser mais aberta e despreocupada, hoje em dia me sinto um pouco repreendida, envergonhada, me julgo bastante quando sinto prazer com ele fazendo isso. enfim, estou confusa.

A melhor resposta 13 JUL 2021

Olá Buscandoentender, espero que esteja bem.

O apetite, a forma, a intenção e a frequência sexual tendem a mudar com o passar dos anos e a medida que conhecemos mais nossa sexualidade e temos novas experiências nesse campo. Ao longo de sua vida, você já experimentou vários momentos em sua sexualidade e, agora não está sendo diferente. É muito interessante você ser o mais aberta com seu namorado nesse sentindo, deixando claro o que você gosta e o que você não gosta, além de deixar claro também quais são seus limites. Colocar certos limites, de maneira harmônica e empática, é muito saudável em uma relação, incluindo também limites sexuais. Tente expor para ele o que realmente te incomoda nesse tipo de fantasia, mas antes explore isso dentro de você, saiba qual é a sua resposta sobre esse incomodo. O te incomoda com essa fantasia? O que te incomoda com essa sexualidade? Talvez seja o momento de você criar o ambiente propício para que você seja propositora de novas fantasias, de novas formas de sexualidade, mais transcendentais, mais íntimas, envolventes, maduras, práticas que te aproximem mais espiritualmente de seu namorado, pois o sexo também é capaz disso, e isso pode ser um novo degrau na relação de vocês, caso você queira. Acredito que boas conversas com seu namorado irão te ajudar a ultrapassar esse momento e criar novas formas de sexualidade que sejam mais potentes para ambos. Se achar que precisa de um acompanhamento mais próximo, não deixe de procurar ajuda de um bom Psicólogo que possa te dar suporte a suas questões nesse processo. Esperto ter ajudado e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 JUL 2021

Sexo não é apenas transar, copular, ter orgasmos...
Existe o sexo vulgar, baixo, o sexo para propriar (o que normalmente as pessoas tem) e o sexo superior.
Talvez voces estejam ainda no sexo baixo, inferior onde se apela para todo tipo de fantasia... este sexo deixa sentimento de vazio, de frustração, de culpa. Em vez de se conectarem cada vez mais, a relaçao se esvazia.
Precisam ir à escola da sexualidade para entenderem e iniciar a vivência da verdadeira sexualidade.

5817 respostas

9 JUL 2021

Olá Buscandoentender.
Grata por sua participação aqui.
Como você foi sincera aqui deve ser sincera com ele também. Ou seja, fora da hora da relação sexual propriamente dita, em outro momento em que estiverem conversando sobre vida e projetos, você pode falar sobre como vê a sua vida sexual no futuro próximo e à longo prazo. Que as fantasias sexuais envolvendo terceiros causam excitação e prazer mas somente na forma de imaginação e que jamais fará isso de fato pois isso não faz parte do seu desejo. Se a repetição contínua somente desse tipo de fantasia dia após dia a incomoda, ao invés de cortar em definitivo você pode também pode propor à ele outras "brincadeiras" com as quais sinta-se também excitada e traga prazer a ambos. Dessa forma a fantasia envolvendo terceiros será menos frequente e talvez, até mais envolvente para você. A mulher precisa e deve ser ativa na hora do sexo. Você pode procurar ler e estudar sobre esse assunto. Alguns homens reclamam que na hora do sexo a mulher se comporta igual a uma "boneca inflável" e deixa tudo por conta do companheiro. Além disso, buscar também prazer em outras áreas da vida, como viagens, dança, hobby, exercício físico , culinária ou outras atividades que possam fazer juntos e que sejam prazeirosas para os dois.
Caso essa situação permaneça procure fazer terapia o quanto antes possível.
Fico à disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba