Terminamos há quase 2 anos e não consigo superar

Feita por >Ana Júlia · 15 mar 2022 Dependência emocional

Ainda me dói como se tivesse sido ontem, foi um término doloroso, éramos noivos e eu tava sofrendo muito sem afeto da parte dele nos últimos meses, me sentia muito sozinha, chorava muito, falei pra ele várias vezes pra conversarmos, que ele estava diferente e eu tava sofrendo com isso, ele sempre falava que não era nada, só coisa da minha cabeça… minha ansiedade foi pro pico. Terminei. Ele tentou voltar 3 dias depois. Conversando, me falaram de boatos de traição, ele dizia que eu tava louca. Tentei lidar e não dar ouvidos, mas foi muito difícil, não era só isso. Vi algo q não gostei e comentei com ele que tinha me entristecido, ele se exaltou e pela primeira vez me xingou, primeiros meses era um príncipe, depois ficou impaciente, depois xingou é isso me matou, fiquei sem crer. No início era tão perfeito e sinto falta daquilo, depois tudo se foi e eu já não era nd pra ele a ponto de me dizer na semana do noivado q não sabia se gostava e queria casar msm eu já estando com a família no estado dele há 3000km de casa e com tudo pronto pro noivado. Me sinto tão culpada até hoje. Tentei tanto cuidar do relacionamento q me perdi. Quase 2 anos e ainda me sinto culpada, eu o amava tanto, tentei ser compreensiva, quis ajudar, conversar… queria fazer dar certo. Achei q era insegurança besta mas é só não me amava… doeu tanto, ainda dói. Era tudo por ele e eu fui morrendo aos poucos. Me anulei. Ontem foi meu aniversário e ver que ele não se importou em falar me doeu tanto, chorei muito mas tentei aproveitar o dia saindo pra jantar e ficando com a família, mas me dói ter ctz de que não sou importante pra alguém que dizia me amar tanto, que dizia q eu era a mulher da vida dele e pedia pra eu nunca o abandonar, que era tão bom comigo no início e me fazia tão bem. Tem dias que fico bem, mas de ontem pra hoje a dor foi imensa. Não temos mais contato, no aniversário do ano passado dele, resolvi felicitar, ele respondeu normalmente, perguntou como eu tava, mas depois disse não querer saber de mim ou da minha vida e pediu pra eu não falar mais com ele, isso dói até hoje. Não sei oq eu espero, só queria que passasse essa dor. Faço terapia, não falei mais com ele desde esse dia, já faz 1 ano, não sigo em nada, bloqueei todo mundo da família, amigos dele, ele, não tenho o contato, bloqueei todo mundo q me desse acesso a ele, mas parece q não adianta… ele fica vivo dentro de mim e eu sofro. Sofro com saudade do q éramos, sofro com saudade da amizade q tínhamos e sofro por ver que isso só foi importante pra mim, que pra ele eu já não existo mais. Vivo minha vida, faço coisas que gosto, tenho meus planos e estou em busca de realizá-los, mas parece que vou ter que conviver com essa dor até sabe Deus quando…

A melhor resposta 16 MAR 2022

Oi Ana Julia,
Voce não se perdeu... se achou, se encontrou. O que voce buscava era um compartilhamento sincero e verdadeiro, mas ele se trancou, ele se perdeu... Voce está sofrendo, mas voce tentou abrira cabeça dele, mas ele não se moveu.
Tempo de namoro é para o conhecimento mútuo... voce o conheceu e rompeu com ele quando percebeu que ele não iria mudar... Melhor assim. E não tem por que sentir-se culpada... voce não era responsável pelo relacionamento dar certo.
Voce mostrou ser forte e fortalecer a relação.
Na verdade, a falta que voce está sentindo, não é dele e sim de um compartilhamento de alma e o teu parceiro vai chegar, mas deve deixar ir este que passou... Só depois é que o novo chega. E será melhor porque voce escolheu melhor, vai escolher melhor; agiu corretamente com este, embora esteja sofrendo e como consequência, um companheiro melhor vai vir.
Mantenha o foco na realização tua e não em outras pessoas. Quanto mais feliz voce é, mais vai atrair pessoas felizes. Quanto menos realizada e infeliz voce está, mais atraí pessoas que te magoam e te frustram.
Desvie teu pensamento dele, quando vier à tua mente; ligue-se em coisas alegres, prazerosas e felizes.
Estás fazendo terapia... tenha orgulho de ti, da forma como está construindo a tua vida. Seja uma mulher que valha a pena, pra voce mesma. Talvez, esta experiência tenha acordado em ti uma necessidade de curar tua dependência emocional.
Voce não nasceu pra ele... voce nasceu para si mesma.
Abraços

5817 respostas

21 NOV 2023

Oi Ana. Sinto muito que sofra com esse término mesmo depois de tanto tempo. Pra alguns de nós é realmente difícil deixar o passado pra trás e seguir olhando pra frente. No entanto Ana, isso que acabei de citar é uma habilidade que pode ser aprendida. Você pode aprender a se relacionar com sua dor e com seus pensamentos de forma funcional. Sei que parece não ter solução, mas a terapia cognitiva comportamental vem ajudando muitas pessoas com sofrimento psicológico assim como você e os resultados são satisfatórios. É possível viver uma vida maravilhosa mesmo que sua mente traga essas dores a tona. Você pode aprender isso em terapia.
Espero ter ajudado. Abraços

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

12 ABR 2022

Olá. É necessário que você entre em uma psicoterapia para que possa superar essa dor.

Erick Gustavo Psicólogo em Volta Redonda

12 respostas

17 MAR 2022

Olá Ana Júlia, espero que esteja tudo bem com você!

As coisas já estão postas sobre seu término, tanto pelo tempo que já aconteceu, quanto pelas atitudes dele quanto a isso, ou seja, ele realmente explicita que não quer dar continuidade a relação de vocês, e isso para ele é um fato definitivo. É normal sentirmos dor quando finalizamos um relacionamento, ainda mais quando não temos muita experiências em relacionamentos, e ainda não sabemos direito o que queremos para nós em uma relação. Essa dor nos possibilita tantos aprendizados pessoais, nos faz crescer tanto, que nos sentiremos mais fortes e conscientes de nós mesmo quando ela partir. Saberemos reconhecer nossos limites, onde erramos, onde cedemos demais, onde esquecemos de nós em nome do outro, onde podemos melhorar enquanto pessoa, primeiro para nós mesmos, para nosso próprio prazer, depois para os outros, e onde fizemos certo também. Tudo isso já está aparecendo dentro de você, te iluminando aos poucos e indicando qual o melhor caminho a ser percorrido no futuro, para você não repetir esses mesmos erros. Mas não se apegue a essa dor, a essa saudade, deixe ela ir, solte-a, pois é importante você dar espaço para o novo que já esta se aproximando, para seu novo eu que surgirá mais forte após isso, pois a dor muitas vezes é inevitável, mas o sofrimento que se perdura e arrasta nossa vida para baixo, muitas vezes é opcional, ele é uma escolha nossa. Pelo seu relato você já está cortando todos os laços energéticos com seu antigo namorado, e isso é muito bom para você finalizar esse processo.O passar dos dias irá fazer o resto. Agora é hora de olhar para você, quais seus desejos, seus sonhos, seus objetivos profissionais, seu lazer, pois toda sua vida precisa de sua atenção para se desenvolver, para seguir adiante. Pode ter certeza que o melhor ainda está por vir, e quando este momento chegar, você deve estar preparada para recebê-lo. Você vai olhar para trás, e entender que tudo agora é novo, e que essa história não cabe mais no seu momento presente. Se sentir necessidade, busque um profissional de psicologia para te acompanhar nesse momento, ele poderá te ajudar na superação dessa momento, te indicando novos e férteis horizontes em sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 MAR 2022

Ana Júlia. Vc com certeza precisa seguir em frente. Vc n precisa viver essa dor até tanto tempo . Se vc n consegue superar essa separação vc pode buscar ajuda profissional, para saber como lidar melhor c toda essa situação.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAR 2022

Boa tarde, Ana Júlia,
Todo término de uma relação é complicado, pois envolve hábitos construídos ao longo de muito tempo. E muitas vezes eles demoram para deixar de fazer parte da nossa vida.
Primeiramente, é preciso se fortalecer por você mesma, entender quem é você hoje, fora desta relação, e ter claro pra você quais são seus sonhos e objetivos.
O que seus sentimentos podem estar lhe mostrando é o quanto você construiu a sua própria identidade com base da relação. E talvez não seja a primeira vez. Talvez uma parte de você sempre buscou nos outros aquilo que lhe falta. Só que desta vez houve um término, aumentando ainda mais esta tristeza e sensação de que falta algo.
É uma boa hora pra reavaliar sua história, olhar para sua vida com novos olhos e reescrever a sua identidade.
A psicoterapia pode ajudá-la a se fortalecer e entender o que a faz depender tanto do olhar das pessoas. Pode lhe dar mais segurança e confiança para dar os seus próprios passos.
Caso tenha interesse, estou à sua disposição. Será um prazer ajudá-la.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

16 MAR 2022

Boa tarde!!
Continue com a terapia ao melhorar seu amor próprio a dor vai diminuir sua autoestima melhora e logo sera uma cicatriz. Imagine se tivesse casado a ferida poderia ter sido bem maior depois.
Vai passar. E ate se tornar lembrança continue sem falar com ele.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 MAR 2022

Olá Ana Júlia! Grato por escrever. Será inversamente proporcional: quanto mais você der vida a suas metas, planos, objetivos, potencialidas, organizando rotina construtiva, menos ele pesará. Essa necessidade de inverter o foco, implica que você está namorando a ela, não a si mesma. Não é possível namorar a outra pessoa, por inteiro, não estando harmônico consigo mesmo. Quando se está harmônico consigo mesmo, o término, ocorrência bastante comum, entristece um pouco, mas não predomina. Distância de três mil quilômetros é outro aspecto importante a ponderar.
Com esses dados, independente de ser qualquer namorado, você precisa fortalecer a autoestima. A psicoterapia com psicólogo, é o caminho direcionador de outras boas práticas de vida.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

16 MAR 2022

Minha querida, você está passando por um processo de luto, isso é normal! Em primeiro lugar, não se culpe e não se julgue por se sentir assim! Acolha seus sentimentos!

Em segundo lugar, entenda que você merece amor, muito amor! E dentro dessa relação, ao que me parece, o amor já estava se tornando precário! Compreendo que o início do relacionamento era bom, mas, cá para nós, será que vale a pena viver a vida baseada em lembranças de coisas que não mais existem?

Você tem muita vida pela frente! Essa dor ainda vai doer bastante, mas acredite: nenhum sentimento ruim dura para sempre!

Psicóloga Gessica Santos Psicólogo em Belém

11 respostas

16 MAR 2022

Boa noite Ana Júlia
É compreensível ver os sonhos , o empenho em torna los realidade foram aos poucos desmoronando. Mas se tu conseguiu ver a diferença do início para o final já é um passo a mais para compreender porque tudo aconteceu.
Pense como talvez seria a tua vida com esse novo homem que apareceu 1 ano depois.
Acalme seu coração e tente viver o hoje olhando para o futuro.
Pense que foi uma experiência de vida , foi bom em muitos momentos mas trouxe também muito sofrimento.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre