Namoro há quase 3 anos e me encontro num enorme conflito

Feita por >Manzato · 24 jun 2020 Terapia de casal

Na época que ainda estávamos ficando eu não queria namorar nem a pau, tinha acabado de comprar meu carro estava na faculdade, curtindo uma liberdade financeira que até então nunca tive, além do mais ela era já tinha ficada com VÁRIOS caras, ia em altas festas, não tinha uma boa fama e até de torcida organizada ela já tinha participado.
Porém fomos ficando e conversando e acabamos namorando. Pra ser sincero mesmo ela se mostrando uma pessoa diferente do que o passado apontava (ela é gentil, amiga, engraçada, educada, inteligente) mesmo assim eu não queria namorar mas acabei me deixando levar pela pressão e emoção e pedi ela em namoro.
Eu nunca tinha namorado antes e ela já tinha tido 2 relacionamentos anteriores mesmo sendo mais nova que eu (ela tinha 16 e eu 18 na época que pedi ela em namoro). Então eu era bem cru nesse lance de namorar, ela sempre foi MUITO MUITOOO CIUMENTA ao ponto de surtar toda vez que saímos juntos e uma garota desconhecida ou até mesmo conhecida que vinha conversar cmg ou pedir algo emprestado até mesmo o jeito de cumprimentar, ela vê maldade em tudo e basicamente TUDOOO tem um segundo sentido de traição ou que sou galinha. E mano eu nunca tive essa maldade, então no começo eu não era tão ciumento, hoje em dia sou bem mais pra ser sincero. Mas acabei ficando ciumento e vendo problemas devido a maldade e malicia que ela via as coisas e tbm as atitudes que ela teve durante os 3 anos de namoro.
Ela é o tipo de pessoa que quando se vacila com ela o peso é ENORME e ela faz um puta show. Porém quando ela vacila, não pode ser cobrada. “eu já entendi n vou fazer dnv” ou “vc vai ficar falando disso’. Uma parada muito injusta, pq quando eu vacilava deixava ela falar e desabafar, escutava, pedia desculpas e tentava consertar. Já ela? Não...E muitas das vezes ela ainda tentava achar uma justificativa pro erro dela.
Eu sempre tive um problema de confiar demais nas pessoas e raramente sentir rancor, amigos e conhecidos vacilam cmg mas se pedirem desculpas e demonstrarem arrependimento eu sempre relevei com o tempo, fico puto na hora mas logo to conversando e rindo com a pessoa.
Dentre os diversos vacilos dela vou citar alguns. Já estávamos ficando a cerca de 4 meses e a parada tava bem séria, a gnt se via praticamente todo dia conversava o dia todo e já tinha papo de namoro. Eu tinha comprado um ingresso pra um show em outra cidade 6 meses atrás e foi caríssimo e eu estava mt querendo ir nesse show. Conversei e ela disse que eu poderia ir que tava dboa, só me pediu pra não vacilar pq achava mt que iríamos namorar e se eu vacilasse iria machucar mt ela.
Assim eu fiz. Fui pro show gigantesco solteiro, onde tinha diversas garotas, foram 2 dias de festa E EU NÃO DEI EM CIMA DE NGM, na real uma mina chegou em mim e disse que uma amiga tinha me achado bonito eu RECUSEI disse que estava namorando.
Fui fiel e tive palavra, uma semana depois começamos a namorar. O namoro foi indo e indo acabei descobrindo que quando fui pra essa festa ela ficou com outro cara.
Sim! De acordo com ela estava solteira e tinha certeza q EU não iria ficar em branco em 2 dias de show. Foi minha primeira decepção.
Algum tempo depois ela pegou meu celular surtada e achou umas conversas com uma garota na qual eu ficava quando era solteiro. SIM ELA SURTOU DAS CONVERSAS DE QUANDO EU ESTAVA SOLTEIRO, INCLUSIVE BEM ANTES DE COMEÇAR A FICAR COM ELA. Eu fiquei puto esperei ela dormir e peguei o cel dela, e acabei vendo ela dizendo pra um amigo dela que tinha me traído e ficado com outro cara em tal data e tal hora. Na hora fiquei cego de raiva, porém na data e hora que ela disse ter me traído, ela estava cmg. Questionei e ela disse que só estava brincando, que obviamente era mentira, pq na data e hora estávamos juntos (tínhamos ficado juntos a semana inteira) ela só queria pagar de fodona pro amigo.
E fomos vivendo assim, sempre que eu seguia alguma mina no instagram ou alguma mina curtia foto, ela surtava e xingava, eu ia lá pegava o cel dela pra ter uma arma contra. (sendo que nem precisava pq os motivos dela brigar cmg era muito irrelevante)
Resumindo.
Eu já peguei ela mandando foto do ex pra amiga, e brincando relembrando os “bons tempos” que tinha saudade e outras coisas.
Já li msg no cel dela num dia, e no outro tinham sumido (mágica né? )
Além do ciúme excessivo e sempre ter razão de tudo.
Começamos a brigar muito e ela quis terminar, eu aceitei (já estava querendo tbm).
Terminamos perto do natal, cerca de 1 semana depois fiquei sabendo que ela já estava saindo com outro cara, fiquei puto mandei altas merda, áudio xingando e ela ignorou.
Dps disso chorei bastante mas logo fiquei “bem” (mais ou menos) chorava muito e estava na bad, porém estava saindo todo dia, curtindo muitoooo. Fiz mts “amizades” conheci diversos lugares e bebi bastante. Mas eu gostei de ter essa sensação de liberdade dnv. Porém quando a bad batia, batia forte...Sentia muita falta dela, da risada dela o jeito dela. Nossos momentos juntos, ela tinha se tornado minha melhor amiga, dormia lá em casa de domingo a domingo, sabia que todos os meus planos e fez planos e sonhos comigo. Era mt bom os momentos com ela.
Quase 1 mês assim, saindo bebendo “esquecendo” depois chorando, sofrendo... Ela começou a me mandar msg querendo voltar, que estávamos sendo crianças e jogando todo nosso relacionamento fora.
E assim seguiu por mais 1 mês e meio. Eu acabei viajando nesse tempo e quando voltei não deu outra, voltamos.
Ela foi na minha casa bateu recaída, e cara infelizmente eu amo essa garota.
E querendo ou não, vivemos mts momentos bons juntos. Ela aceita meus defeitos, gosta das minhas piadas sem graça, e sempre me motivou a ser melhorar no serviço e facul. Nunca foi interesseira pra ligar pra dinheiro, NUNCA. Inclusive uma época eu estava quebrado e ela bancava nosso role sem, jogar na minha cara dps. Nessa questão ela sempre foi nota 1000.
Então voltamos...
Umas 3 semanas que tínhamos voltado ela esperou eu dormir e pegou meu celular e viu uma conversa minha com uma colega da minha sala de facul. Na qual ela tinha pintado o cabelo eu eu simplesmente elogiei, SÓ ISSO. “Loira ou morena sempre linda” Eu tinha dito uma parada assim. Ela me acordou surtada, xingando. Falou mt merda etc.

Eu devolvi na mesma moeda, esperei 3 dias pra poeira abaixar e peguei o cel dela. Ela tinha apagado todas as conversas. Eu prometi pra mim mesmo que não iria ler msg ou fotos da época dela de solteira, ia me machucar muito e ela estava solteira. Então fui na lixeira e fiz backup na data que voltamos a namorar.
A porrada veio... Ela estava ficando com um cara enquanto solteira, porém dps que voltamos ela voltou a conversar com esse cara, falando pra ele que se sentia arrependida de voltar, que sentia saudades dos momentos dos dois juntos e umas parada bem pesada no sentido de flerte. Pesadas mesmo, relembrando quando eles tiveram relação e tudo.
Eu me senti um lixo e obviamente terminei na hora.
Ela ficou 1 semana no meu pé querendo voltar, pediu uma chance pra conversar e eu dei.
Ela chorou chorou chorou e se desculpou. Foi a primeira vez em 3 anos que eu vi ela admitir que estava errada e arrependida, não tentou arrumar desculpa nem nada. Só se desculpou e disse que estava se sentindo mt mal pq me amava. Ela disse tudo que eu queria ouvir em 3 anos, disse que eu sempre fui mt bom pra ela fiz de tudo, em todos os sentidos, e ela nunca reconheceu a altura, sempre surtou por motivos merdas mas quem fez mais merda foi ela, disse que iria mudar até as roupas que vestia, algumas amizades, até o mesmo os assuntos dela (q geralmente era sexo, pinto buceta e o caralho) eu sempre fiquei puto com isso, se for entre amigos blz. Mas um cara que ela acabou de conhecer ou não tem intimidade é falta de respeito
Voltamos.
Estamos juntos dnv a quase 3 meses, e não tem 1 dia que não me lembro dessa última história, que me fez refletir. Será que foi a primeira vez? Ela sempre deu indícios, eu tirei a prova. Ela só conversou com esse cara ou saiu com ele?
Ela já conversou ou saiu com outro cara?
Eu to me matando todo santo dia com isso na cabeça, neura, paranoia. Ta me fznd mt mal, não foco no serviço, facul em nada!!!
Eu sei que a resposta óbvia é terminar, mas tenho mt medo de me arrepender depois. Pq dessa última vez ela mudou bastante, só o ciúme excessivo e ela sempre ter a razão que continua. De resto ela realmente mudou.

A melhor resposta 25 JUN 2020

Olá Manzato! Obrigado por escrever. Pelo seu relato, podemos, sem entrar em detalhes, verificar que vocês quebraram o vaso várias vezes, não parece provável consertar. De outro lado, o relacionamento precisa ser uma construção a quatro mãos. Isto é, não se arranja namorada, constrói-se namoros. Para tanto é preciso que os dois estejam dispostos a renúncias, tolerâncias, acertos. É uma construção de longo prazo. Antes disso, porém, é preciso que cada qual amadureça o plano de construção desse namoro com material com as qualidades que quer: respeito fidelidade, igualdade, democracia, tolerância, educação de filhos, conquistas materiais, metas comuns, etc. Para tanto cada qual, antes de iniciar o namoro com o outro, precisa estar organizado consigo mesmo, harmônico, agradável flexível, com clareza dos limites de negociação. Por essas complexidades, a maior parte dos namoros, espera-se, deve ser experiências que não dão certo. Em outras palavras, é bom amadurecer a convivência consigo mesmo, na troca com pessoas diversas, sem deixar prevalecer o medo de perder o outro sobre a essência da identidade pessoal. Há que se ponderar a construção de uma vida futura envolvendo filhos, convivências e bens materiais por longos tempos, envolvendo as duas famílias de origem. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 JUN 2020

Bom dia Manzato, todas as ações e decisões, as escolhas feitas por você durante seu relacionamento foi por amor a sua namorada, agora depois de todos os acontecimentos ao longo de três anos entre idas e vindas, você está se "matando" com a relação que ele teve com outro homem no momento em que vocês estava separados, se ela mudou o comportamento dele e está com você por quê as dúvidas? Todos tem um passado, todos podem errar, mas ter a capacidade de mudar é muito positivo em um relacionamento, pense sobre isso e, viver sempre com desconfianças e em vigilância constante só faz perder tempo e destruir o que vocês recomeçaram. Manzato sugiro que, pense e até escreva os pontos positivos e os negativos da sua relação com ela, não esquecendo seus sentimentos e emoções, o amor que sente na companhia dela, a vida conjugal é feita de respeito mutuo, carinho, perdão, compreensão, flexibilidade, harmonia, confiança.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador