Namorado que parece inimigo

Feita por >Lala · 20 dez 2020 Terapia de casal

Olá, estou namorando a cerca de 3 anos, e desde o começo são muitas brigas. Nos conhecemos em um mercado, onde trabalhavamos, porém lá, tinham muitas mulheres. Certa vez essas meninas começaram a implocar comigo depois de começar a namora-lo, a ponto de me ofenderem, e sempre falava com ele e ele nunca me defendeu, nunca ficou do meu lado, sempre falava que eu tinha que ficar quieta.
Logo após, foi a família dele, sempre falando mal de mim pelas costas e ele nunca me defendeu, ao contrário, acredito que ele falava de mim junto com eles. Isso foi desgastando o relacionamento, e sempre muitas brigas.
Nos separamos em torno de 2 medes e pouco, meu pai trabalha na mesma empresa que a tia dele, e ouviu ela falando, parecia até combinado: Seu sobrinho terminou? e ela falou: Graças a Deus! Isso me chateou muito, pois, nunca fiz nada a eles, nunca! Voltamos e contei a ele, e ele sequer deu bola, falei que a tia dele ficava falando mal de mim, ai ele ficava nervoso, como se eu que tivesse feito algo.
Esses dias, a mulher do tio dele veio me chingando e ofendendo na ligação, pois a mãe dele falou algo para ela, e ela veio tirar satisfação de algo que ñ tinha a ver com ela, mandou eu me f****, dentre outras coisas, eu mandei ela ir para aquele lugar e desliguei.
Ai depois ela mandou um áudio me ofendendo, metendo a família dele no meio e eu me irritei, falei tudo, tudo que falavam mal dela pelas costas, e bloquiei, ela correu para contar para eles e saí como errada.
Ao invés de me defender ele veio dizer que eu estava errada, que gosto de provocar, coisa que ñ faço, que eu ñ deveria ter respondido ela, poxa, a mulher vem me chingando, eu desligo para ñ prorrogar o assunto, ela manda um audio de quase 5 minutos só me ofendendo e eu sou errada e tenho que ficar quieta? sou uma moça tímida, fico na minha, qual o problema? Ele parece que quer que eu fique puxando vários assuntos com quem ñ gosta de mim.
Ainda, para piorar, ficamos sem nos falar e ele foi para o interior no fim de semana com o tio dele e essa mulher.
Ai, agora o irmão dele tem uma namorada, chega na casa deles é puxa saco para todo o lado, para mim é como se fossem indiferentes, se eu n puxar assunto, a mãe dele não puxa.
Então mandaram uma msg para ele e ele foi ver no grupo da família, que era só ele, a mãe, o pai, a irmã e o irmão. Vi que a namorada do irmão dele estava no grupo, colocaram ela, que está namorando nem a 2 meses, e nunca me colocaram, estão todos, até o marido da irmã dele, menos eu. Não faço questão de entrar no grupo, mas isso me magoou muito, a ponto de eu chorar.
Falei com ele e ele ficou contra mim, disse que ele não era administrador, falei para ele me por e ele disse que não ia pedir para por, estou muito magoada, com tudo isso, estou chorando muito.
Ai ontem foi aniversário da mãe dele e mandei os parabéns e ela respondeu super seca a mim, e ela nunca nem salvou meu número no celular dela. E ele chamou essa tia para ir lá.
Agora está super seco comigo, nem bom dia mandou, pois postei uma frase e ele disse que era indireta para ele, e nem era, ai está sumido, mas não irei mandar nada, desde manhã estava esquisito comigo, sendo que o fim de seman foi perfeito e não brigamos. Sinto como se fosse a ruim da história sempre, para ele tudo eu estou errada, e só choro, estou muito magoada a ponto de ter crises de choro e ansiedade.
Ele mora um pouco distante, pego 2 ônibus para vê-lo e 1 metrô, ele paga a passagem, mas a maioria das vezes eu que vou lá, ele vem um fim de semana por mês na minha casa só. Por ser distante, chego la Sexta a noite e volto só Segunda de manhãzinha, assim que ele sai, pois ñ gosto de ficar lá sem ele.
Não sei mais o que fazer...

A melhor resposta 21 DEZ 2020

Olá, Lala.

Me parece que tem entrado em contato constante com sentimentos de rejeição nesta relação, te fazendo se questionar o que pode estar fazendo de "errado".
Entendo que é legítimo a necessidade de ser incluída na família dele, mas se tratando da sua postura diante de tais frustrações, o que será que te faz manter neste vínculo, na qual seu lugar tem sido negado?
Ou seja, mais do que questionar o porque eles não te aceitam, seria interessante questionar sua reação diante disso.
Vale a pena investigar também o que você espera da relação, se ao longo da sua trajetória de vida experimentou sensações semelhantes e do que faria de diferente se não sentisse o medo da perda.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

27 DEZ 2020

Lala,
Porque voce tem necessidade deste tipo de relação? Ele não tem autonomia, está enrolado com todos... Voce precisa disto?
Pensa, como será o teu futuro? Tem futuro?
O que pode melhorar?

5817 respostas

21 DEZ 2020

Olá Lala,
Estar em.ima situação como essa, é muito desgastante para sua estabilidade emocional, por isso, está tendo as crises de choro e desenvolvendo ansiedade.
O que te mantém nesse relacionamento?
Aparentemente, está valorizando mais o namorado do que a você mesma.
Pelo visto, você tem se esforçado bastante para continuarem juntos, mas esse esforço não parece ser recíproco.
Recomendo a analisar quais são os custos e benefícios tanto em manter o relacionamento, quanto terminá-lo. Após essa análise, você pode escolher permanecer e ir se adaptando a família do deu namorado, ou escolher se colocar você e suas necessidades em primeiro lugar.

Um abraço,
Espero ter te ajudado.

Thamires Carvalho - Psicóloga Clínica

Thamires Carvalho Psicólogo em Vila Velha

10 respostas

21 DEZ 2020

Olá Lala! Grato por escrever. Pelo relato você não experimenta boa troca com o grupo da família dele. Fala da ideia de que "namorado parece inimigo". Essa frase é bastante adequada a muitas situações porque as pessoas criam altas expectativas baseadas nas emoções, em relação aos amados, quando não encontram atendimento para essas altas expectativas, vivem sentimento contrário: de inimigos. Pelo teu relato, vínculo que envolve namoro, timidez, juventude, precisam adquirir segurança, tempero, amadurecer; amadurecer muito, a ponto ter segurança interior acima da buscada no vínculo. Namoro experimentado, vivido, trás da pessoa da condição da idealização sem provas, para a vivência do dia-a-dia, com a pessoa amada, com suas qualidades, defeitos, contradições, limitações.
Antes de namorar a outro é preciso namorar a si mesma. É preciso viver uma estabilidade e harmonia interna. Namoro é experimento de construção que, na maior parte das vezes, não dá certo.
O que fazer? Namorar a si mesma; conversar com pessoas de sua profunda confiança sobre isso.
Certamente tua identidade, maturação e amor próprio precisam ser melhorados. Isso cabe a nós, psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!