Como faço para melhorar o relacionamento com meus pais?

Feita por >Hórus · 13 jul 2020 Terapia familiar

Sou uma pessoa bem introvertida com quem não conheço ou não costumo conversar, meus pais não são o caso pois fui criado com eles, hoje tenho 18 anos mas sinto que não consigo me abrir com eles, sou muito chato com algumas atitudes deles e por causa de uma palavra ou tom falado de maneira diferente eu já me altero e já me fecho, não sei oque fazer, quero mudar isso. Não gosto de sair com meu pai ou minha mãe mas eles são pessoas boas o problema acho q sou eu, fico muito recuado e na minha quando eu deveria mostrar quem eu sou de verdade pois sou bem bobão e brincalhão mas tenho vergonha de ser desse jeito perto deles (meu pai é super brincalhão mas não consigo ser assim perto dele já minha mãe é mais séria porém brinca de vez em quando), isso inclui meu irmão, não consigo ser eu mesmo com ele também. Um exemplo disso é que quando vou lavar louça gosto de colocar uma música de fundo e cantar junto com a música e ficar dançando igual tongo ksjsk, mas quando alguém chega na cozinha eu fico imóvel não consigo continuar cantando e dançando pois fico com vergonha. Não sinto animação ou vontade de fazer algo com eles, sinto que meu pai queria que eu foçe mais empoderado e menos quieto pra gente poder rir junto, não costumo olhar nos olhos dos meus pais pra falar com eles pois tenho vergonha, coisa que não acontece com outras pessoas , somente com eles. Nunca falei com psicólogos sobre nada mas aprecio a área e no tempo livre gosto de estudar artigos e ver vídeos sobre a mente humana. Porém sinto que preciso de ajuda de um profissional, desde já agradeço do fundo do coração quem puder me ajudar.

A melhor resposta 14 JUL 2020

Olá Hórus! Grato por participar. Seus pais não são seus amigos, são seus pais. Apresentam qualidade e defeitos, superações e limitações, mas gostam de você, com o tempo deles, ponto de vista deles. Com as limitações naturais a todos os seres humanos; querem o melhor para você. Ter consciência de que o problema a ser resolvido, apresenta seu centro em você, é um ponto altamente positivo e promissor. Vergonha e timidez são muito úteis para a vida, porém precisam ser administradas. A administração envolve grande esforço por interação, por realizar coisas importantes para cada etapa da vida. Lavar louça cantando e dançando, implica dar vazão a energia. Ficar imóvel quando alguém chega é colocar o poder de censura no mundo externo. A censura precisa ser pessoal. Olhar no olho é um exercício fundamental. Todos precisamos treinar isso. É preciso ver o olho do outro como acesso ao mundo dele. O olho do outro é expressivo, mas não é ó dono da verdade, nem é sempre claro em suas expressões. Há que haver diálogo, lançando mão de muitas ferramentas, inclusive o olho. Se você gosta de ver matérias sobre a mente humana, será importante você contar com a condução científica de um psicólogo para adquirir harmonia interna pra experimentar, com a maior plenitude possível, a interação entre as mentas humanas; a tua e as nossas.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com os devidos cuidados!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

7 AGO 2020

Bom dia Hórus, legal você gostar da área de Psicologia, como você ainda não conversou com uma psicóloga quando frequentar sessões de terapia vai gostar, pois ás vezes precisamos falar sobre as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, a sua história trouxe a lembrança de mim mesma, eu era tímida, não falava com estranhos, já meus pais extrovertidos, meu pai falava demais, tinha muitos amigos, tinha o dom da oratoria, mas, o interessante é que com o tempo comecei a falar e conversar em família e na rua, até em fila de mercado, sem perceber queria ser falante igual ao meu pai e conseguir, hoje sou extrovertida, minha mãe diz que converso muito! Rsrsrs.

Hórus, a convivência familiar e o curso de Psicologia me transformaram, hoje como Psicoterapeuta Junguiana amplifiquei meu mundo, e Carl Gustav Jung criador da Psicoterapia Analítica em seus estudos sobre o contexto da personalidade humana, fala das atitudes e funções, pensamento, sentimento, sensação e intuição, os tipos psicológicos, pessoa introvertida que é voltada para o seu interior, enquanto que a pessoa extrovertido é completamente voltado para o mundo exterior, tudo a sua volta.

Hoje aos 18 anos você começa a pensar e reconhecer que não consegue sozinho se comunicar com seus pais e seu irmão, sugiro que, fale com seus pais que precisa de ajuda, fale das dificuldades e que precisa de sessões de terapia familiar para ajudá-lo a começar a se relacionar de forma diferente, e você não é um problema, apenas precisa começar a se relacionar com o mundo exterior. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

14 JUL 2020

Olá Hórus,
Bom que constata isto de ti e da família...
Precisa agora aprender a ser voce mesmo, se expressar, cada um se expressa de um jeito e não tem jeito certo ou errado.
É uma forma de se expressão. Todos os seres se expressar de um jeito, aquele jeito que melhor identifica a si mesmo.
Tua dificuldade pode ser proveniente de traumas e bloqueios emocionais. Precisa ver a origem a curar este problema.
Procure um bom Psicoterapeuta e coloque isto a ele.