apatia com a vida

Feita por >mari · 28 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá, sou mulher, 23 anos, recentemente formada e professora de ensino fundamental. Já diagnosticada com depressao e ansiedade desde 2018, faço terapia desde 2020. Recentemente sinto que, por mais que eu faça tratamento e me cuide ao máximo, me esforçando 100% com a terapia (cognitivo comportamental), fiquei apática a vida. Tenho medo que isso continue para sempre e realmente não tenho vontade alguma de estar viva, de acordar de manhã. O sono em questão é contínuo, dormiria 24h por dia sem problema algum. É normal? Mesmo me tratando e tendo acompanhamento mensal com psiquiatra e semanal com psicóloga? Parece que nada vai dar certo e que a vida é simplesmente um vazio e um poço de tristeza.

A melhor resposta 3 MAR 2023

Olá, Mari. Muitos estão vivendo dessa forma, fazendo tratamento por longos anos e nada. Acontece que às vezes as pessoas se atêm somente a técnicas, e não veem a pessoa, não vão a fundo nas questões, ou o próprio paciente não adere porque fica apegado a certas coisas, a ganhos que o estar doente lhe traz, e assim, o processo também é dificultado demais. É preciso se sentir acolhido de fato, estar aberto a enxergar as dinâmicas decorrentes dessas patologias, quais os ganhos de você há anos estar assim? Quem você quer que olhe para você, de quem alimenta raivas ou mágoas? Como é seu modo de funcionar, você conhece sobre seus traços de personalidade? É mais emotiva? Que necessidades não foram supridas e você ainda carrega dentro de si esperando da vida? Tem grau de dependência emocional dos outros (pais, amigos)? São muitas as questões. Esse querer ficar dormindo o tempo todo tem a ver com perder mesmo o sentido ou nunca ter achado de fato um sentido pra ti. Vida é movimento, ainda que movimentos de altos e baixos, mas ficar estagnado, apenas dormindo, é deixar tudo acontecer e você ficar só deitada assistindo como mera expectadora, sem fazer também o que só você pode fazer por si. Agende uma sessão comigo, eu te ajudo a ir além, a se abrir e enxergar outras possibilidades, conhecer-se a fundo de fato e ver o que não está enxergando, que movimentos precisam ser feitos.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 MAR 2023

Mari
Mais importante do que o exercício profissional é voce resolver teu problema de depressão e ou ansiedade e se voce se trata desde 2020 e ainda não teve melhoras é porque a terapia não está fazendo efeito; E não espere que os medicamento psiquiátricos solucionem depressão e ansiedade. Medicamentos só pioram a tua situação. Quem cura é a consciência, através da Psicoterapia e as mudanças que terá que fazer em sua vida.
Caso contrário, vai enfrentar problemas como professora.
Está sentindo a vida vazia e um poço de tristeza porque está fora dos teus padrões próprios; está fazendo o que os outros te indicaram e não o que voce gostaria de ser e fazer.

5849 respostas

2 MAR 2023

Olá mari, espero que esteja tudo bem com você.

Tem alguma coisa errada, que talvez precise de uma investigação mais minuciosa e detalhada, porque você deveria estar apresentando um estado de melhora, tendo em vista que você tem tido os acompanhamentos adequados. Não sei se você está tomando alguma medicação receitada pelo psiquiatra. Se estiver, é muito comum esse tipo de medicação causar diversos efeitos colaterais que, ao invés de melhorar a qualidade de vida da pessoa, acaba prejudicando ainda mais sua vida., além do que eles só vão atuar nos sintomas apresentados, e nunca nas causas daquele sofrimento, daquela ansiedade, daquela depressão. Não deixe que um diagnóstico te defina. Neste sentido, procure não se identificar com ele, ou seja, não ache que você é aquilo que o diagnóstico está apontado. Mude sua atitude mental sobre isso, e procure entender que essas condições são passageiras, e não definem nenhum pouco o que você é, seus planos de vida, seus desejos e vontades, e todo o potencial que você possui. Para dar uma informação mais precisa sobre sua questão, é preciso uma investigação mais detalhada, que abranja diversos setores de sua vida, como sono, alimentação, relações sociais, atividades físicas, dentre outros. A indicação inicial seria realmente você buscar iniciar seu processo com um profissional de Psicologia, mas você já faz isso. Se esse acompanhamento não está dando os resultados que gostaria, cabe a reflexão se não seria interessante buscar outras opiniões. O mesmo vale para o psiquiatra.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

2 MAR 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. A Psicoterapia é um processo de conhecimento interno e sugiro explicar o que sente para sua ou seu Psicólogo(a) ou Psiquiatra. O medo que você sente, já é um sentimento, um sinal que é capaz de sentir; além disso, depressão também pode estar relacionado a outros sintomas e transtornos psiquiátricos. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

1 MAR 2023

Olá Mari! Obrigado por escrever. Algumas reflexões: Diagnósticos estão contidos em pessoas, não pessoas em diagnósticos. Linhas de trabalho dos psicólogos, são apenas referências; o centro da qualidade está no profissional por inteiro. Psicoterapia é processo, na maior parte das vezes, demorado. Certamente sua psicóloga, conta com dados esquematizados, organizados, profundos, para enriquecer seu autoconhecimento, portanto tuas possibilidades e potencialidades. Elas são infinitas!
Havendo alguma hipótese de contribuição, estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8678 respostas

1 MAR 2023

Oi Mari, boa tarde!
Pelo que você relatou, apesar de estar fazendo tratamento, os sintomas da ansiedade e da depressão ainda permanecem.
É importante ressaltar que, o fato de você estar fazendo tratamento psiquiátrico e psicológico, não significa que esse tratamento esteja sendo bem sucedido. A depressão é uma doença muito complexa, muitas das vezes ela pode estar acompanhada de algum outro transtorno, que necessita de um tratamento diferente, com outra classe de medicamentos. Existem também doenças até mesmo físicas e deficiências hormonais que causam como sintoma a depressão, como problemas na tireóide, deficiência de vitaminas, etc. As vezes precisa ser revisto também se a abordagem psicológica está sendo eficiente para você, se está alcançando os pontos que precisam ser alcançados.
Converse com seu psiquiatra, relate a ele o que você trouxe aqui, peça para que lhe investigue melhor o seu sintoma depressivo, diga que não está se sentindo bem. Apenas não desista de tentar até encontrar o melhor tratamento que te ajude a reestabelecer a sua saúde. Se precisar de algum auxílio, estou à disposição. Um abraço, Psicóloga Natália

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

1 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém