Raiva, irritabilidade e apatia

Feita por >Jhon · 9 jun 2022 Agressividade

Vou ser direto, tenho quase certeza que tenho transtornos mentais, só queria ter uma noção do que posso ter. Sinto estresse constante por qualquer coisa, tenho muitos pensamentos suicidas e homicidas. Já tentei suicídio uma vez por conta da ansiedade que me consome vivo, e por conta dos pensamentos a cerca de homicídio que tenho há muito tempo. Não me dou bem com as relações sociais e prefiro me isolar, odeio pessoas, contato social e amoroso. Acredito que não tenho um propósito de vida, pois nasci por "descuido" do homem que viria a ser meu pai, e que não quis usar proteção (ele é ausente em minha vida desde os meus 7 anos). Sinto um ódio e rancor dentro de mim desde minha adolescência. Eu machucava animais pra me tranquilizar, hj tento não fazer mais isso (estou com 23 anos), nunca namorei porque não consigo sentir genuinamente o que os outros chamam de "amor". De todo modo eu quero fazer amizades, ter uma namorada e seguir com a minha vida normalmente, mas ao mesmo tempo e por motivos que eu não sei, se eu me interesso de algum modo por alguma mulher, uma parte de mim quer tratá-la bem, ser educado e gentil, já minha outra parte se pergunta como ela ficaria morta e decapitada (essa "parte" costuma me possuir). Eu sei, é sinistro... Tô achando que em algum momento irei perder o controle e fazer algo de errado. Pois já tá ficando difícil de guardar tudo só pra mim.

A melhor resposta 11 JUN 2022

Olá Jhon!
Na verdade para analisar uma pessoa e identificar um transtorno, não basta apenas dizer alguns sintomas. A sua história de vida teria que ser esmiuçada, sua infância, adolescência, para conhecer e entender a forma que você recebe os nãos da vida e como seus traumas se fixaram. Para você fazer um bom tratamento , será necessário primeiramente um médico Psiquiatra, sei que as pessoas rejeitam a princípio, mas para realinhar a mente tornando uma pessoa menos rígida a si próprio, a medicação é indispensável e iniciar Psicoterapia.
Ter preocupação com a saúde Mental é importante você é jovem, essa demanda ser´sanada.
Espero ter te apoiado
Att, Psi Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

11 JUN 2022

B noite. Aconselho vc fazer terá urgentemente.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

10 JUN 2022

Estar estressado, ter pensamentos suicidas e homicidas, suicídio não é causado pela ansiedade
Ansiedade é um sontoma, é o termômetro que indica que voce está no caminho errado de realização.
Precisa se colocar no rumo certo e para isso, precisa se conhecer, conhecer seu objetivo de vida, descobrir quem voce é, corrigir a percepção que tem de si, conhecer o ambiente onde voce está.
Voce maldiz a si mesmo porque se desconhece e por estar agindo conforme o sistema determina te traz frustração e raiva e não suporta ninguém.
Ninguém está aqui por acaso, foi voce que escolheu nascer neste tempo, por meio dessa família, desses pais, ter todas estas experiências... isso faz parte do seu objetivo de vida.
Precisa fazer Psicoterapia para se harmonizar e entender o que está sentindo: raiva, rancor, aprender a se amar, se reconhecer o que é, compreender os sintomas que está percebendo em si.
Voce pode ser dono da sua vida e não escravo de suas emoções. Voce teve experiências, mas se fixou nos resultados e está se sentindo injustiçado, magoado, vítima da situação.
O meio ambiente, o social é um grande útero onde cada um gestina a própria possibilidade de ser o que queiser ser;
Voce está traumatizado e precisa curar teu emocional... teus pais fizeram o que eles podiam... o resto é contigo. Falta voce assumir a responsabilidade pela sua vida.
Se não fizer esta aprendizagem, se continuar choramingando e se sentindo vítima, as coisas vão se repetir até aprender...
Faça Psicoterapia.
Abraços

5929 respostas

10 JUN 2022

Olá Jhon! Que bom que você escreveu. É mais adequado conhecer pessoas do que transtornos. Pessoas podem conter transtornos, mas transtornos não podem conter transtornos. Muito provavelmente você tem uma história que interpreta como sofrida, frustrante, ao mesmo tempo em que não treina de forma razoável a socialização.
É muito interessante, adequado você querer fazer amizades, ter namorada, seguir vida. Para isso você cita outra coisa muito adequada e importante: a necessidade de dividir o que você está sentindo.
Divida esses sentimentos, interpretações e emoções com um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes e mais frequentes do que parece. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" não são religiosos - querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, mantenha distanciamento, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.