Filha adolescente apatica e manipuladora

Feita por >Daline · 26 jul 2023 Adolescência

Minha filha tem 17 anos e constantemente causa brigas entre mim e meu marido e ele não consegue enxergar isso, pensa que ela não faz por mal. Não sente remorso por nada, já causou inúmeras confusões na familia e na escola de forma silenciosa pra não saberem que era ela, separou completamente um grupo de amigos e nem sequer pareceu se importar com isso, estava até tranquila...Sem contar os inúmeros diários que já li onde ela relata sentir um ódio descomunal por todo mundo, eram relatos muito agressivos e dolorosos, me fez até mal de ler. Ela o tempo todo expressa raiva mesmo sendo calada, pelo olhar dela a gente sente que ela ta com uma energia pesada. Apesar de todo esse ódio, o que me intriga é ela parecer uma pessoa completamente diferente na frente dos outros, uma menina docil, delicada, não coincide com as barbaridades que ela diz e pensa pelas costas. Sei que é um exagero dizer que ela pode ter um transtorno de personalidade porque ela é muito nova pra julgar isso, mas está acabando comigo, não sei se é normal da adolescencia ou se é ela mesmo, talvez algum trauma reprimido... Ja passamos ela na psicologa e no psiquiatra, toma remedios e tem diagnostico de toc, mas parece ser mais do que só isso, considerando que a psicologa nem sabe desse lado manipulador, agressivo e apatico dela, ela nunca comentou sobre

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Daline! Obrigado por se manifestar. Você trás uma situação que precisa ser cuidada com a devida atenção. Como você escreveu aqui, sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós, mais experientes, e reflita, com essa ajuda profissional, após apresentar dado mais detalhados.
Certamente que poderemos ajudar sua filha, mas para isso, ela preciso nos sentir legítimos, precisa vir de forma espontânea, com persistência, com mente e coração abertos, persistindo para que possamos aprofundar e ajudá-la a modificar as coisas.
Pode ser que ela, nesse momento, não reúna essas possibilidades. Assim sendo, poderemos ajudar a ela, através de você.
O dito ódio descomunal, implica explicar insatisfações pessoais, a partir de percepções superficiais do mundo e dos feitos de outros. A autoestima dela está vulnerável.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.