Minha enteada não me ajuda, não tem limites

Feita por >Márcia maia · 22 set 2019 Terapia familiar

Boa tarde meu nome é Márcia, tenho 26 anos. A quatro anos conheci meu esposo que é mais velho que eu 15 anos e tem uma filha agora com 18 anos, quando nos conhecemos ela tinha apenas 14 anos e morava com a mãe, ao fazer 18 resolveu vir morar com o pai pra poder fazer faculdade .
Ela sempre vinha passar as férias com a gente e sempre foi uma adolescente muito preguiçosa e o pai não a mandava a fazer nada sendo que na casa da mãe ela era obrigada a ajudar nas tarefas de casa, quando estava conosco onde comia largava a louça o plástico de bolacha, de chocolate e etc. O pai as vezes falava comeu lave "seu prato" e ela mal fazia isso,sem levar em consideração todas as demais tarefas que eu faço em casa incluindo as refeições ela não lavava uma louça minha ou até do próprio pai , ao vir morar com a gente piorou com 18 anos faz faculdade, dorme até tarde onde come larga a louça e volta pra cama mecher no celular até dá a hora de voltar pra faculdade, não quer ajudar em nada em casa e sem contar que ela está visivelmente querendo me separar do pai dela , pois na frente dele ela é um anjo quando estamos a sós ela é debochada eu falo ela não está nem aí, sem contar que várias vezes ela já jogou indiretas a respeito da gente se separar, eu tento conversar com o pai dela mais ele nem se quer me ouve ela o manipula acredito que por ser filha única ele fica com medo dela ficar com raiva dele, ela nem a ele obedece vive em sites de relacionamentos sai sem pedir permissão reprovou no primeiro semestre da faculdade porque ao invés de ir a aula ia se encontrar com os meninos que conheceu nos sites. Ao tentar conversar com o pai dela e ele não querer me ouvir acabei tendo um ataque de fúria e quebrei no chão a louça que ela largou encima da mesa e eu passei o dia e a noite pedindo pra ela tirar e ela ter ficado debochando de mim, daí eu e o meu esposo brigamos ele a defendeu e ainda falou pra sair de casa se não estiver satisfeita, e o pior foi ver a cara de felicidade dela ao nos ver brigando. Não sei mais o que fazer sinto que meu casamento acabou em apenas 8 meses que ela veio morar com a gente e o pior é que ele não ver que ela o está manipulando.

A melhor resposta 13 OUT 2019

Boa noite Márcia, lendo seu relato observei que aqui você não fala se trabalha, se estuda, se tem emprego, se é casada com ele, a casa é sua ou dele? São perguntas necessárias a se fazer, pois em uma relação presumi-se que tem que haver concordância de ambas as partes e, se não há uma sintonia entre vocês dois o relacionamento de vocês pode ser abalado por qualquer coisa, nesse caso a filha dele de 18 anos.

Márcia nessa história toda qual o seu papel? O que você representa para ele? E o que você representa para filha dele? Já pensou nisso? Pare para pensar, o que você está fazendo no meio da relação pai-filha?

Você é muito jovem para viver assim, você não tem planos para o futuro? Cuidar de você mesma, investir em você seria uma opção na sua vida?

Você relata o que aconteceu foi: "daí eu e o meu esposo brigamos ele a defendeu e ainda falou pra sair de casa se não estiver satisfeita", aos 26 anos, cozinhar, lavar pratos e tirar da mesa e servir de empregada para a filha do seu esposo, é isso que você quer? Se você quer continuar com o seu casamento e impor limites a filha e ao esposo tem que mudar seu comportamento.

O que você mudaria no seu casamento? O que mudaria na sua relação com a filha dele? E o mais importante você merece respeito e tem valor, então cuide de você mesmo, pois você merece se tratada com estime e amor da parte do seu esposo. Pense sobre isso tudo e cuide-se. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 SET 2019

Boa noite. Através do seu relato imagino sua angústia com essa situação.
Nesses casos o que costumo primeiramente analisar em terapia é os prós e contras dessa relação.
Por vezes entender em quais
Momentos essa moça tem esses comportamentos que relatou.
Como estão relacionamento do casal.
Caso queira entrar em contato

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

23 SET 2019

Teu caso é muito sério... Por que ele se separou? a ex dele é casada novamente? Ou é sozinha? A ex dele ainda gosta dele? Se sim... é evidente que a filha foi morar com o pai, a mando da mãe para te complicar a vida. Seu esposo é um infantil! Com ele precisa ter uma conversa séria sobre isso e prepare-se para ficar forte dentro de ti. Você mora na casa dele ou ele que mora na sua? São perguntas que dependendo da respostas para fazer ações correspondentes.