Confrontar ou não? Desrespeito ou não? Qual o limite?

Feita por >J.L · 15 abr 2021 Ciúmes

Estou com meu namorado a pouco mais de 1 ano. No fim do ano passado descobri que ele estava em um aplicativo de relacionamento, conversamos e eu o perdoei. 1 semana depois descobri que ele tinha mentido para mim sobre não ter conversado com pessoas lá. Terminei, mas conversamos e resolvi que daria uma 2a chance. A confiança obviamente ficou estilhaçada e eu me tornei muito paranoica e ciumenta em relação a ele, sempre desconfiando de todas suas interações e vigiando-o. Conversamos algumas poucas vezes sobre ele querer um relacionamento aberto, mas ele resolveu que nosso relacionamento era mais importante e poderia abrir mão. Há 2 semanas mais ou menos descobri que ele havia entrado em um site de relações casuais novamente, conversamos e resolvemos que ele vai buscar terapia para se entender e eu estou estudando a possibilidade do relacionamento aberto. Ao conversar com meu psicólogo consigo perceber que quero salvar o relacionamento porque nos damos muito bem, somos muito amigos e ele é muito importante pra mim (apesar de tudo). Também entendi a possibilidade de a ida à esses sites serem puramente fantasia sexual e um momento sozinho para masturbação, o que é perfeitamente normal (mas ainda vejo uma diferença entre utilizar um pornô vs entrar em um site e estar com pessoas reais). Ontem descobri que ele entrou em um outro aplicativo. Entendo a necessidade sexual e a fantasia para fazer isso, mas ao mesmo tempo considero desrespeitoso e quebra um pouco mais a confiança, já que ele já sabe que isso me magoa. Não sei se devo confrontá-lo sobre a questão de confiança já que ainda não estamos em um relacionamento aberto ou se deixo passar já PARECE ser apenas um momento sexual dele.

A melhor resposta 17 ABR 2021

B noite, vc precisa saber o quAnto deixar passar pode te deixar mal ou não.
A terapia é sempre um bom caminho.
Sou Mônica psicóloga clínica, atendo onlibe

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 ABR 2021

Olá J.L.! Grato por escrever. Seu relato parece colocar repetidas cicatrizes que sugerem a ponderação: é essa experiência de conhecimento de namoro que você quer fazer evoluir para maior profundidade. Parece que não. Pondere isso com seu psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos respeitosos pelo coletivo: máscara, higiene, distanciamento físico. Por que não lockdown que se mostrou vantajoso nos lugares que realizaram.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.