O que faço para confrontar meu marido?

Feita por >Luna · 8 out 2020 Terapia de casal

Estou casada faz 5 anos, mas estamos juntos há 12 anos, mas de um tempo pra cá, não consigo mais confiar no meu marido. Ele tem uma vida pública intensa, várias reuniões, e nunca me dava detalhes da vida profissional dele, pois sempre alegou que eu era ciumenta demais e não entenderia. Já tive crises de ciúme sim, justamente por ele não me contar as coisas e eu tirar minhas próprias conclusões. Mas no caso em questão, sem querer vi uma conversa no WhatsApp dele com uma colega, em que ele havia convidado ela pra almoçar, e que estava ansioso pela próxima semana, que se encontrariam. Eu surtei. Ele ficou bravo alegando que invadi a privacidade dele, e depois disse que era almoço entre colegas. Mas nunca acreditei nisso, pois se fosse verdade, chamaria no grupo que eles tem, não no particular. Depois de um tempo eu perguntei se ele ainda falava com ela, e ele sempre disse que não, que nunca mais tinha tido contato pq ela saiu da empresa, mas hj vi a janela da conversa subir, ele mandou uma foto deles e de outros colegas, mas se citou algo e colocou “saudades” com um coração. E ela respondeu que estavam em transmissão de pensamento, pois tbm estava com saudades. Não sei o que pensar. Estou muito magoada. Penso seriamente em pedir o divórcio, pois não confio nele, e se o confrontar ele vai novamente me acusar de invadir sua privacidade...

A melhor resposta 10 OUT 2020

Luna, não fique correndo atrás dele, controlando ele. Ao invés disso, saia também, com teus "colegas" e deixe que ele venha pedir explicação! A maior defesa é o ataque. "Dente por dente, olho por olho" Seja mais autônoma e não viva dependendo dele, principalmente afetivamente. A partir disso, podem investir num relacionamento mais aberto, de se falarem a verdade, se ele estiver disposto. Caso contrário, o que tem entre voces, não é amor, pode ser carência ou ilusão!

5817 respostas

9 OUT 2020

Olá Luna! Grato por escrever. Seu relato apresenta situação de significativa desconfiança. De outro lado, você escreve aqui para tirar dúvidas. Nesse sentido, será interessante enriquecer mais o entendimento do jeito de ser do seu marido, do seu jeito, as vinculações essenciais de vocês dois.
Pessoas próximas, maduras, sensatas, confiáveis, podem contribuir para amadurecer pensamentos.
Nós, psicólogos, em conduta científica, poderemos te ajudar a construir linha de pensamento e ação, com bases enriquecidas, aprofundadas e sólidas. Parece que a questão não é confrontar; é esclarecer e ver a coerência ou não do respeito mútuo.
Estaremos à disposição.
Atenciosamente (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

9 OUT 2020

Oi Luna,
A confiança no relacionamento vai além do amor e da paixão, quando quebrada o reparo é bem complexo.
O primeiro passo é o diálogo, mas pelo que descreveu ele não está aberto para conversar.
Te aconselho a cuidar de você, do seu emocional. A psicoterapia pode te auxiliar a enfrentar essa situação. Não segure tudo isso sozinha.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo