Como faço para ajudar meu marido a sair da depressão?

Feita por >Jake · 4 fev 2023 Depressão

Olá, eu gostaria de saber como faço para ajudar meu marido a sair da depressão, ele é muito dependente de mim, tem baixa alto estima, se dedica inteiramente a mim, mas eu quero que ele se de mais valor e seja alto suficiente, ele é incrível, mas ele parece que gosta mais de mim do que dele mesmo. O que eu faço?

A melhor resposta 5 FEV 2023

Olá, Jake! Tudo bem?

O melhor caminho para melhorar quadros depressivos é o acompanhamento clínico com psicoterapeuta e, quando necessário, acompanhamento com psiquiatra. É importante frisar que o tratamento leva algum tempo e que a baixa autoestima e a dependência emocional podem ou não fazer parte do quadro depressivo. O ideal é realizar uma avaliação completa com um profissional para buscar a melhor forma de ajudá-lo. Através da psicoterapia você também conseguirá ajudar ele da melhor forma através de sua forma de agir.
Se precisar de mais ajuda, me contate!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro

8 respostas

21 FEV 2023

Oi,Jake, isso se chama dependência emocional. E , no caso dele, parece ser alta, né? Existem certos traços de caráter que tem tendência a ter dependência emocional , e aí , precisamos de ações para sair disso e estimular mais a ambição, o crescimento pessoal. Talvez até por isso que ele se encontre nesse quadro depressivo, devido a não ser ele mesmo, pois a doença vem para nos tirar da morte ou da loucura e nos fazer enxergar para o que realmente importa: e no caso dele, ele não está sendo ele em essência, e sim , voltado para você. Fale com ele para buscar atendimento, vamos virar essas chaves e trazer vida para este homem!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 FEV 2023

Oi Jake
... Voce vai cansar e o pior é que um dia ele vai te cobrar por toda a dedicação que ele prestou e voce não o valorizou...
Nada pode fazer por ele, não tem o poder sobre ele, sobre outros, embora recomende para que ele faça Psicoterapia, ele sempre vai dizer que não precisa, que ele está sendo um bom marido.
Na verdade, ele não é um bom marido, não está exercendo o papel dele como protetor, dar segurança em todos os sentidos.
Proponha para ele voces fazerem Terapia de Casal, voce quer para si, ele se sentira incluído e fará junto.
Depois o Terapeuta saberá conduzir a situação.

Abraços

5817 respostas

6 FEV 2023

Ele precisa de tratamento, psicoterapia com psicólogo e talvez complementar com medicação com psiquiatra. Depressão é um transtorno que precisa de um profissional capacitado para cuidar. Quanto a dependência dele por você, procure você mesma mais independência colocando alguns limites de forma amorosa na relação. Mostre a ele que você pode cuidar mais de si e seu exemplo pode auxiliá-lo a fazer o mesmo por si. O estimule a fazer exercícios físicos com regularidade, talvez façam algo juntos (caminhadas por exemplo). Exercícios físicos são uma maneira maravilhosa de aumentar a autoestima e também a diminuir sintomas depressivos. Cuide do sono de vocês e tenham uma alimentação equilibrada! Estimo melhoras!!!

Larissa Ramalho Flor Psicólogo em Curitiba

7 respostas

5 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2023

Olá Jake! Obrigado por escrever. Seu texto fala de aspectos ligados mais com a dependência do que com a depressão. Pode ser que cheguemos a outra conclusão sobre as características dele. Será enriquecedor você poder falar mais. Pessoas deprimidas, de forma genérica e simplificada, precisam de companhias boas, de atividade física, de alimentação correta, convívio com colegas, conhecidos e amigos, de estimulação para recuperarem e praticarem metas, objetivos e hobbies.
Certamente há muitos outros aspectos para você falar, muitos outros dados para acrescentarmos, após ouvirmos você de forma metódica e profunda.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.