como sair da depressão

Feita por >kaly · 2 jan 2023 Depressão

Cresci no berço evagelico, sempre minha mãe me falou pra mim me guardar pro meu futuro esposo, namorei um rapaz e acabei perdendo a virgindade antes de me casar, agora terminamos porque bem antes de acontecer isso do nada comecei a me sentir inútil e querer ficar sozinha e não fazia mais nada do que eu gostava e meu ex sabia e fez de tudo pra me ajudar, terminamos porque achei que meus problemas estavam afetando ele e aí ele se foi... Agora tudo estar pior... já estava e agora estou bem pior mesmo, não sei o que fazer.. penso em suicídio

A melhor resposta 5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JAN 2023

Oi, Kaly, depressão é excesso de sentimento de culpa, e parece que você se culpou por descumprir algo que sua mãe sempre te falou, ne? Afina, é sua mãe. Mas, deixa eu te falar a parte boa: mães também são falhas, não as tornem deusas, e a vida não está escrita num manual, não existe uma receita para seguir exatamente, foi um desejo seu e da pessoa, aconteceu e pronto. Deus não te condena por isso, tua mãe pode te recriminar mas ela é só tua mãe com defeitos também. Pelo visto, você se sentiu na obrigação de seguir o que ela te dizia, e ter descumprido isso, parece imperdoável para você. Mas não se culpe por algo que aconteceu e talvez tenha sido maravilhoso, não desista da sua preciosa vida por conta de regras impostas. Não estou desfazendo o que o preceitos evangélicos ditam mas Deus não combina com açoitar a si próprio, valorize tudo que tem e o que sua mãe lhe deu: a vida! De resto, cabe a você fazer sua vida, seus projetos, seu relacionamento, perdoe-se, liberte-se do que tem te afligido, olha pra frente e vai! Estou à disposição para uma terapia que faça sentido para sua vida. É só contatar.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 JAN 2023

Olá Kaly! Obrigado por escrever. Para começar você fala de depressão, mas teu texto indica outras coisas como envolvendo cultura e culpa. Na verdade, você precisa conversar com pessoas sensatas, de profunda confiança, éticas, experientes, empáticas e respeitosas. É uma das coisas mais comuns da vida, da natureza humana (se você quiser completar: da criação de Deus), dois jovens dar vazão a seus instintos sexuais. O que precisa haver é concordância, amor e respeito mútuo. Lembre-se que, ao contrário, do que você, distorcidamente está sentindo, a questão é de vida.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e passe por trabalho científico. Construa a tua vida: pratique esportes, tenha turma de colegas e conhecidos, estude com consistência, trabalhe com profundidade e comprometimento. Você retomará as coisas altamente gratificantes e interessantes da vida, inclusive o sexo, com respeito a si mesma.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8644 respostas

4 JAN 2023

Olá, Kaly!

Depressão é algo sério e quando mais grave, gera pensamentos suicidas também. Será necessário buscar auxílio psicológico e talvez psiquiátrico, se for necessário uso de antidepressivo, para melhorarmos o teu humor. Na psicoterapia iremos trabalhar juntos o que tem te levado a ficar com o humor rebaixado, que pensamentos por trás são esses. Porém não desista e não perca a esperança. para tudo na vida tem solução. ;-)

Se precisar de atendimento psicológico por contar comigo.

Abraços e melhoras,
Carolina.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

4 JAN 2023

Olá Kaly, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato posso perceber que existem algumas questões que estão conectadas, como o final de seu namoro, a perda da virgindade antes do casamento e as expectativas de sua mãe. É preciso que você entenda que, dentro de nosso processo de desenvolvimento, temos oportunidade de experimentar cada vez mais nossa autonomia e liberdade de escolhas. Com a liberdade de escolhas, muitas vezes podemos tomar atitudes que nos levem a fazer boas escolhas, como também podemos fazer escolhas não tão positivas para nós. Tudo vem como experiência, e devemos tentar sempre aprender com as nossas experiências, para que no futuro possamos ter condições de realizar boas escolhas. É preciso que você elabore adequadamente essas experiências que você vivenciou, de forma a superá-las e continuar seguindo seu caminho, rumo aquilo que você deseja em sua vida. Não deixe que esses pontos de aprendizado e essas experiências que vivenciou definam seu futuro, e quem você é. Existe muita coisa para ser vivida pela frente, e você está em seu caminho, realizando suas escolhas, e tudo bem quanto a isso. Se sentir necessidade de conversar com um profissional, um Psicólogo pode te ajudar neste momento, e pode te auxiliar na elaboração adequada dessas vivências. Continue seguindo com sua vida, pois vai ficar tudo bem, e muitas coisas boas ainda te aguardam pela frente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

4 JAN 2023

Kaly
Como sair da depressão? Encontrando as causas!
Voce colocou e se deu conta de algumas: influência e domínio religioso o qual proibia fazer sexo antes do casamento e somente com o marido... estas são regras do sistema e não da vida.
Vida era o que voce queria, fazer sexo sim. Só que quando fez, se sentiu culpada, não porque tivesse feito coisas erradas mas porque foi contra uma lei do sistema religioso; agora está deprimida, ligada a coisas do passado...
Precisa se restabelecer, recuperar a tua inteligencia vital, voce a substituiu pelos dizeres do sistema (família, educação religião...)
Use a psicoterapia como meio.
Abraços

5817 respostas

3 JAN 2023

Olá Kaly. Sinto muito por tudo o que está sentindo, sinta-se acolhida.
Quando falamos sobre pensamentos suicidas, depressão ou qualquer outro transtorno mental a primeira via importante a ser tomada é a procura por um acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
A depressão é uma doença incapacitante mesmo e por isso precisa de tratamento e cuidado.
Pense nisso com carinho.

Espero ter ajudado.
Se precisar estarei no chat.
Faço atendimentos online também.

Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

3 JAN 2023

olá, Kaly
Quando a depressão é mais forte, a vontade de morte aparece, porém para melhorar seu humor, será necessário fazer acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Os medicamentos a princípio tendem a estabilizar esta sensação ruim que tem sentido, e com os atendimentos psicológicos você tende a diminuir também as sensações ruins e dependendo da situação você poderá diminuir as dosagens ou não dos remédios. Sugiro urgentemente que busque ajuda destes profissionais.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo