Apatia, trauma de infancia

Feita por >bidu · 27 dez 2022 Traumas

Quando criança, por volta dos 6/7 anos de idade até os 10 anos, eu fui abusada pelo meu vizinho. Nunca contei pra ninguém, mas até então vivi a minha vida "tranquilamente", sempre pensando no trauma, com sentimentos de vingança ou algo do tipo, mas nunca a ficar entristecida por isso, como se eu não ligasse. Partindo desse pressuposto, queria falar do meu Eu hoje: eu sempre fui uma pessoa muito extrovertida; nas minhas relações familiares, amorosas e de amigos, mas não sou e nem nunca fui uma pessoa afetiva e eles sempre reclamam disso, eu não suporto a ideia de ter alguém tocando em mim para me abraçar; fico desconfortável; com medo e se a pessoa insiste (como sempre acontece), fico com raiva dela. Eu queria receber o abraço das pessoas, sabe? mas é muito desconfortável pra mim, fico muito triste ao mínimo de contato que seja e as pessoas não respeitam o meu espaço, costumo ser muito apática na maioria das situações, não gosto de receber afeto e geralmente não me importo com certos acontecimentos ao meu redor; enquanto outras pessoas ficam completamente entristecidas.aí as pessoas me chamam de fria e insensível por isso.

A melhor resposta 28 DEZ 2022

Olá Bidu.
Quanto ao abuso que sofreu, um tratamento psicológico poderá te ajudar a diminuir o impacto que isto causa em sua vida atual.
Quanto a receber abraços, você pode fazer o que se chama de dessensibilização sistemática, que é a exposição gradual, no seu caso do abraço. Você pode pedir a uma pessoa que tenha maior confiança para te abraçar na medida em que consegue, antes disso explique que quer superar isso, mas precisa que a pessoa faça exatamente como você consegue se expor a isso. Para fazer esta dessensibilização corretamente você pode buscar ajuda de uma psicóloga.
E por último, quanto a ser apática, fria e insensível, não parece se tratar destes adjetivos, mas de uma pessoa que teve sua vida modificada por um acontecimento ruim, e não consegue se libertar disso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 DEZ 2022

Oi Gablu!
Imagino e sei como se sente...
O que está passando é resultado do trauma causado pelo abuso sofrido.
Precisa se recuperar, curar este trauma para que possa viver a tua vida com naturalidade.
Há pessoas que tem características naturais de não gostar de serem tocadas, abraçadas e está tudo bem com elas.
Não é o teu caso porque o não receber te frustra, mas por causa do abuso, não se sente à vontade... é uma defesa do corpo, o medo de ser abusada novamente, a mente registrou o afeto, o amor, o abraçar como perigo.
É plenamente justificável a raiva que voce sente.
Faça Psicoterapia para resolver este problema, se conhecer e se autenticar de acordo com as coordenadas da vida e não das experiências que voce teve.
Abraços.

5822 respostas

28 DEZ 2022

Olá! imagino o quanto tudo que passou seja difícil pra você. E hoje você ser assim como diz mais fria pode ser como uma forma de se sentir mais segura.
Faça acompanhamento psicológico para trabalhar os seus traumas.
Se a pessoa te abraçar você tem medo de que? Quais são os pensamentos que tem em relação ao pensamento?
Será que te lembra o que você passou?
Se quer receber abraços, se isso é importante, vai precisar lidar com esse desconforto inicial. Inicie seu tratamento para que possa viver de acordo com seus objetivos.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro