Minha amiga e seus traumas de infância

Feita por >Artur de castro · 18 mar 2019 Depressão

Olá, gostaria de pedir ajudar, tenho uma amiga, (bom, agora ela é minha amiga) que passou por uns problemas na infância, e isso dificulta sua socialização, impede ela de procurar coisas novas a se fazer
Ela a principio, não é daqui, ela nasceu em outro país, e veio morar aqui aos 7 anos de idade mais ou menos, foi difícil passar da barreira da estranheza que ela tinha, e depois de conhecer ela, eu quero ajudar ela, a desenvolver o sorriso q ela nunca mostrou, acho q isso se deve mais ao fato de eu ser um bobo apaixonado que deseja ver as pessoas ao meu redor felizes, mas o assunto não sou eu
Eu desejo muito ajudar ela, mesmo q ela seja meio relutante enquanto a isso, ela n usa drogas ou coisas ilícitas, apenas se afastou de todos ao redor dela, isso graças ao bullying que ela recebia quando recém chegada ao nosso país, e hj ela n tem nem mesmo anima para estudar ou ate para sair de seu quarto, e isso me preocupa, de que possa se tornar algo pior
Acho q meu desejo mais puro é ajudar as pessoas, mas n sei como.

A melhor resposta 18 MAR 2019

Olá Artur,

Admirável seu desejo de ajudar outra pessoa. É importante saber o que ser feito e mostrar para sua amiga o que ela pode fazer. A interpretação e o que ela tem feito com tudo isso são questões a serem trabalhadas, porém podem ser questões muito dolorosas e intensas para sua amiga. É imprescindível que o sofrimento envolvido nas questões intrapsíquicas de sua amiga sejam reconhecidos e é difícil falar de auxílio/ajuda sem a colaboração de ser a ser ajudado. Essa sensibilidade, a percepção frente essa questão é admirável, mas a partir do que você percebe de sua amiga, o que acha que ela precisa? Ela precisa se abrir mais? Conviver mais? O que você interpreta do que ela precisa? E mais importante, já perguntou o que ela precisa? O que ela interpreta sobre precisar de algo? O que é isso? São muitas questões a serem respondidas e isso levaria um tempo de acompanhamento. Diga a sua amiga que procure ajuda, apoie isso, participe disso. Nem sempre a resposta frente o que fazer aparece, mais existem formas de mostrar para a “pessoa querida” que ela pode contar a ajuda necessária, mesmo que ela não venha de você, mas que você participará desta.

Obrigado por compartilhar suas preocupações e parte de sua história.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

18 JUL 2022

A unica coisa que pode fazer é indicar ela a fazer Psicoterapia, para se conhecer e para se livrar ou curar seu passado, curar seu emocional e possa viver o presente e não submissa às lembranças que estão gravadas no seu emocional.
Se ela decidir e escolher fazer, ok. Não temos o poder sobre os outros, só sobre nós mesmos.
Abraços

5817 respostas

21 MAI 2019

Porque você esta tão preocupada com a sua amiga? O que ela significa pra você? Você ama ela?

Wenderson Psicólogo em São Paulo