Minha insegurança e carência podem ser consequências de trauma na infância?

Feita por >Júlia · 29 dez 2016 Traumas

Dos 6 aos 10 anos via meus pais brigando muito. Quando eu tinha 7, eles se separaram, mas ainda assim eu via brigas. Fiquei morando com minha mãe e meu pai estava morando em outra cidade. Ele me visitava de 15 em 15 dias, mas isso pra mim já era tortura, era horrível ver ele indo embora. Pior ainda era que algumas vezes em que ele ia me buscar pra passar o final de semana comigo, minha mãe brigava com ele (com direito a gritaria e tapas), não deixava eu ir, chamavam a polícia e eu ficava desesperada, além de muito triste por ela não querer deixar eu ficar com ele. Não consigo descrever o quanto isso tudo me deixava mal. Eu vivia confusa, por que eram brigas na justiça, além das brigas que eu presenciava, e a família da minha mãe tentava me deixar contra meu pai, e a família do meu pai, contra a minha mãe. Eu não sabia em quem acreditar e me sentia perdida. Conforme o tempo foi passando, ele foi se ausentando mais. Quando eu tinha 13, a gente só se via no máximo 2 vezes por ano, e ainda é assim. Hoje tenho 19, já acostumei com a ausência dele, mas tenho problemas na minha vida amorosa que pensei que podem ser consequências do que passei. Eu sou bastante insegura, mesmo sem meu namorado me dar nenhum motivo pra isso. Eu também sou muito carente, quero o máximo de atenção que ele possa me dar, e eu não sei de onde vem isso. Penso que talvez seja pela ausência do meu pai e as brigas que eu via, que foram traumáticas. Imagino que a falta que ele me fez tenha me deixado com esses sentimentos. Eu tinha a minha mãe por perto mas ela estava sempre falando mal do meu pai pra mim, isso me afetava muito. Ela também não era 100% presente, pois estudava e me deixava com meus avós. Lembro que eu queria muito ficar mais tempo com ela e não podia, me sentia muito triste (isso dos meus 8 anos 10 anos), eu ainda não entendia que ela precisava ir. Enfim, o que sinto hoje pode ter sido causado por essas coisas? Será que devo procurar um profissional pra me ajudar? Desde já, agradeço!

A melhor resposta 30 DEZ 2016

Olá Julia,

A figura paterna é muito importante na infância é contribuí sim para o desenvolvimento emocional do ser humano.
Assim, as dores que você revive hoje, como a insegurança e carência.
Você precisa sim da ajuda de um profissional. A psicoterapia Familiar Sistêmica poderá te ajudar muito nesse aspecto.

Um abraço,

Silmara Antonio
Psicóloga Clínica Familiar

Silmara Antonio Psicólogo em Curitiba

23 respostas

4 JAN 2017

Boa tarde procure um profissional que seja especialista em traumas ou um profissional especialista em hipnose clínica para que você trabalhar essas memórias traumáticas da infância.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

2 JAN 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

2 JAN 2017

Olá Julia, pelo que conta muitos conflitos familiares ocorreram, sem duvidas você deve começar o ano de 2017 com um profissional que se sinta acolhida e possa começar o processo de análise para que possa digerir e elaborar melhor todas essas questões. Mas lembre se, todo processo de análise é doloroso, mas compensador, pois vc poderá ter relações afetivas de qualidade. Tudo de bom ! Roberta.

Roberta Valeiko Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

31 DEZ 2016

Olá Julia. A insegurança e carência são sentimentos que machucam né? Sofridos de lidar. Olha, as suas dificuldades podem vir sim das coisas que aconteceram com você. Um Psicólogo pode te ajudar muito com isso. Além de te escutar sem julgamentos, pode te ajudar a reconstruir a sua auto estima, gostar mais de você e sentir segura. Pode precisar de um tempo, mas é possível tratar estes sentimentos. Procure a ajuda de uma psicóloga. Precisando, estou à disposição.

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

30 DEZ 2016

A figura do paterna é muito significativa na infância e contribuí para o desenvolvimento psiquico-emocional de toda criança. As dores físicas e emocionais para uma criança são revividas a qualquer momento de nossas vidas e nos leva à insegurança, hostilidade, carência e tendência a agressividade na vida adulta. Você precisa de ajuda de um profissional para superados essas questões emocionais, pois só a partir desta atuação de trabalho você irá superar toda sua angústia.

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

30 DEZ 2016

Bom dia Júlia. Pode ser sim, pois somos resultado de modelos, vivências, regras e tudo o que aprendemos ao longo da vida. Você pode ter medo de ser abandonada, de não conseguir controlar a situação, de não poder confiar em uma parceria, o que seria um resumo de tudo o que viveu para que você não se machuque novamente. A Terapia Comportamental e Cognitiva vai lhe ajudar muito neste sentido, é possível analisar essa insegurança, transformar algumas crenças, e ajudá-la a se posicionar de forma a viver a realidade com mais habilidade e segurança.

Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

30 DEZ 2016

A figura do pai na infância contribuí fundamentalmente para que os laços sejam naturalmente mais fortes. A rejeição paterna ou a ausência do pai pode trazer mágoas, marcas profundas, dores físicas e emocionais para uma criança; a dor emocional pode ser revivida por anos, levando à insegurança, hostilidade, carência e tendência a agressividade na vida adulta. Vale a pena recorrer a ajuda de um profissional para ser explorados e superados essas questões sim.
Abraços.

Luciane Oliveira Psicólogo em Barueri