Como fazer meu namorado me entender sem precisar brigar

Feita por >Julia · 25 jul 2021 Terapia de casal

Namoro há 3 anos e meio, mas o conheci há 6. Éramos colegas de escola e depois de faculdade, sempre foi uma amizade com muito diálogo sobre questões da vida. Ele me ouvia e eu o ouvia. Hoje, ele é um bom namorado, me ajuda em tudo e cuida de mim, me faz sorrir todos os dias. Nós quase nunca brigamos, não somos ciumentos, nosso namoro é muito tranquilo e amoroso. Porém, como nada é perfeito... Embora não hajam brigas frequentes, ele é uma pessoa muito temperamental e impulsiva sendo muito fácil se exaltar, então aprendi a guardar certas coisas dentro de mim e deixar passar atitudes dele para não gerar brigas. Ele também possui TDAH, o que faz com que eu me esforce o dobro ( so quem convive com pessoas tdah sabe como é dificil). O problema é que me esforcei tanto pra ser paciente e compreensiva que me tornei submissa. De uns tempos pra cá Ele se acostumou a falar e fazer coisas sem se preocupar em como eu irei me sentir. Ser grosso e me desrespeitar se tornou algo normal.
Eu adoro conversar e resolver as coisas no diálogo, entender a dor do outro. Ele costumava ser assim no começo mas hoje não aguenta 5min de conversa. Não consigo sentar pra resolver as coisas sem ele ficar aborrecido, não consigo fazer ele entender que atitude x me incomodou, e isso dói muito em mim. Ele é irredutível.
Eu tenho inseguranças muito duras que carrego desde a infância, sempre fui muito fechada e calada com medo de não agradar, achei que tinha superado isso na adolescência mas sinto que esses traumas estão voltando agora no relacionamento.
Não pretendo terminar, embora haja esse problema eu tenho ciência do homem incrível que ele é, do amor que ele tem por mim e que tenho por ele.

Me ajudem a entender o que pode estar acontecendo.
Obrigada desejo tudo de bom a vocês!

A melhor resposta 26 JUL 2021

Oi, Julia.

Os demais colegas trouxeram ótimas reflexões, gostaria de completar trazendo a importância de conhecer seus próprios limites e valores. Toda relação tende a ficar fragilizada quando existem ruídos na comunicação e, neste caso, onde além de ruídos existe um perfil sendo moldado a partir do formato de comunicação que se estabeleceu, ou seja, você tem perdido cada vez mais a voz dentro dessa relação, o quanto é importante para você poder falar o que pensa/sente?

Se este é um valor imprescindível para você dentro de qualquer relação, como sustentar essa relação?

Infelizmente, não existe relação com apenas uma pessoa, você está disposta a lutar por esse amor, mas aparentemente seu companheiro nem tanto, talvez ele tenha ocupado uma posição de conforto diante da estrutura que firmaram. É preciso dois lutando. Nesse sentido, vale o questionamento: é possível tentar uma conversa aberta com seu companheiro para entenderem se estão com as mesmas projeções desta relação?

Sugiro que façam uma carta de valores, cada um de vocês (se ele se colocar disposto), escrevam uma carta apontando os principais valores para vocês dentro de um relacionamento e por último, se imaginem daqui há 5 anos, escrevam sobre, relacionamento, carreira, amigos, financeiro, etc., e por fim, leiam a carta um para o outro, essa atividade lúdica vai ajuda-los na comunicação e a entender o que cada um sente sobre esse relacionamento.

Se for possível procure ajude de um profissional, resgatar sua voz me parece ser algo de extrema importância para você, não apenas neste momento, mas na vida! Desejo força.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

17 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUL 2021

Olá Júlia! Grato por escrever. Namorar é para se conhecer, saber coisas , ver como lida com o dia-a-dia, a convivência apresenta trocas que na maior parte das vezes, que levam à separação. A maior parte dos namoros terminam. Calma: não estou te falando de término de namoro. Se ele é irredutível, será mesmos, melhor separar; se ele está irredutível, será interessante trabalhar para melhorar a convivência, observando as evolução das coisas. A questão mais importante é você ter a si mesma como o centro da tua vida, sabendo que, assim como todos, nós, vocês dois estão em construção, estão sendo conhecidos revelados, modificados mutuamente na convivência.
Inseguranças: poderemos te ajudar a ponderar: com tempero, são muito importantes e enriquecedoras.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

26 JUL 2021

Oi, Julia. Vejo a importância que este relacionamento tem pra você. E tudo que nos é importante devemos dar atenção.. você sente que ele dá a mesma atenção para o relacionamento, assim como você? Relacionamentos são vias de mão dupla, ele precisa também te ouvir, saber quais são suas dores e dificuldades. Pelo pouco que falou, vocês estão com dificuldade na comunicação e como você disse que se cala e se fecha (por problemas do passado) ele não consegue ter acesso a como você esta se sentido.. Minha sugestão é que você busque ajuda com um psicólogo para desenvolver habilidades para falar o que sente, porque isso é importante demais pra deixar sempre pra depois. Outra sugestão é, escreva pra ele já que esta sendo difícil agora dizer como se sente.. entregue uma cartinha falando como se sente quando acontece x ou y..
Regrinhas para uma boa comunicação, sem brigas:
1 - Como você se sente...
2 - O que te incomoda...
3 - O que gostaria que o outro fizesse de diferente..

Dessa forma você esta pontuando o comportamento que te machuca e não colocando o parceiro como problema (o que nos faz ficar na defensiva e "atacar" de volta)..

Espero ter ajudado,
Abraços, Brenda Lima.

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

26 JUL 2021

Julia, importante cuidar da relação, sugiro terapia para melhor entender as questões, pois há uma história por trás de tudo. Assim melhor entendendo, a orientação será mais segura.

Ana Rique Psicólogo em Recife