Como fazer para ajudar o marido com trauma de infância?

Feita por >GISELLE · 13 mai 2021 Traumas

Meu marido tem um trauma de infancia que perturba muita a vida dele ate hoje.
Ele foi abusado quando criança pelo padrasto e a irma dele tambem. E o pior disso tudo é que a mãe sabia de tudo e nunca fez nada pra impedir. E a magoa maior dele é com a mae, ele a culpa por todo o sofrimento e nao consegue a perdoa-la. Sei que isso ta matando ele aos poucos, pois isso gerou um descontrole com questão a bebida. E ele toda vez que bebe, volta a falar dessa raiva e magoa da mae dele.
Eu nao ssei mais o que fazer. Ja tentei conversar, tentei leva-lo ao psicologo, mas ele nao quer ir de jeito nenhum. Eu queria ajuda saber como conversar com ele e convence-lo a procurar ajuda de um profissional.

A melhor resposta 14 MAI 2021

Oi Giselle, tudo bem?
Sinto muito, de verdade, por ele ter passado por isso. Isso é uma dor terrível e sinto muito por ele ter que vivê-la.
Infelizmente, para que ele possa elaborar essa dor, tem que ser uma vontade genuína dele. E enquanto isso não fizer sentido para ele, talvez continue negando as suas tentativas de ajudar.
Eu te sugiro pensar na maneira que você está conversando com ele e quais as palavras que está usando. Em vez de focar nas reações que ele tem que são erradas, como a bebida e as brigas com a mãe, tente falar o quanto você o ama e sente empatia pela dor dele, e que você estará ao lado dele em cada passo do processo.
A bebida e as brigas com a mãe são a forma como ele encontrou de elaborar essa dor, e é importante que você demonstre que está disposta a ajudá-lo no processo, pois lidar com isso também não será fácil. Mas, juntos, fica mais fácil!
Fico à disposição para ambos! E desejo saúde mental e paz para vocês

Flávia Castelan Bastian Psicólogo em Florianópolis