Será que tenho um traumas de infância, e isso afetou a minha personalidade?

Feita por >Gabriel Santos · 17 jul 2023 Traumas

Olá, tenho 24 anos e estou aqui para dizer que houve problemas na minha vida nesses últimos meses, por exemplo, teve uma coisa que tive com uma menina por um tempo, mas nunca foi sério, sempre tive problemas em me abrir e confiar, eu sinto atração sexual por mulheres e até romântica, e eu sempre achei que fosse algo há mais, embora tenha sido apenas amizade, no final eu tive um ataque de raiva devido a esses problemas, eu nunca consegui ter nada com ela, pois no fundo eu percebia que ela gostava de outro menino, enfim eu lembro que conversei com um amigo dela da faculdade, e perguntei se ela estava bem, pois ela me disse uma vez que tinha ficado triste com esse menino que não ligava pra ela, ela não gostou por eu ter feito isso, enfim aí a nossa amizade ficou abalada, e eu sabia que ela mandava indiretas, embora que eu já tinha me suicidado antes por contas de muitos fatores, mas ela era um dos motivos, eu sofri com isso, pois ela publicou uma indireta no status dizendo que "não se mata, porque dar um fim a vida é coisa de Gay", eu claro me senti ofendido com isso, e acabei essa "amizade" logo de vez, eu tive uma crise de raiva no final de 2022, mas por causa das conversas da minha Mãe com a Mãe dela sobre tudo isso, e fiquei zangado também com a minha Mãe, pois ela tinha dito coisas de mim que eu nunca disse pra ela, e isso me deixou muito mal, e pra quebrar no final de março de 2023 ocorreu uma briga aqui da minha cunhada com o meu irmão envolvendo a paternidade dele com a minha sobrinha devido ao teste que ele fez, dizendo que não era filha do meu irmão, e na briga ela ficou xingando a minha Mãe e ficou falando bosta pra ela, mas eu fiquei tremendo de raiva, além do mais ela é uma estudante de psicanálise, e fica achando que pode apontar coisas de todo mundo, já falei isso com a minha psicóloga, pois eu fui em cima dela quando ela me chamou de Gay na minha cara, sendo que nunca dei motivos para isso, eu fui para cima dela e meu Irmão e Mãe me segurou, olha eu nunca consigo sustentar amizades e relacionamentos amorosos nunca tive algum, e nunca me envolvi com uma mulher bonita sexualmente, embora no fundo eu sempre tivesse medo por meio da performance durante o sexo, o que me quebra com as mulheres é que eu tenho uma visão muito distorcida dela, e a opinião delas me importa muito de todas, as penso nelas como se fosse minha Mãe, como se todas precisassem ser amigas, cuidadoras e pacientes comigo, e não consigo tolerar quando alguma diz que é selvagem, sou viciado compulsivamente em pornografia e masturbação, e não consigo parar comigo, mas sempre na minha vida eu achei que sofri algum trauma de infância, e gostaria de resgatar ou investigar alguma lembrança, penso em fazer Hipnoterapia, ás vezes tenho alguns lapsos de memórias, parece que fui abusado sexualmente por alguém ou exposto, ou talvez tenha sido o Bullying nas escolas que tenha feito isso, por exemplo eu não consigo parar em nenhum emprego e não sei o que eu devo estudar, estou perdido, mas talvez todos esses comportamentos já façam parte da minha personalidade, e sempre me achei diferente, apesar que já até tentei me encaixar em alguma outra Orientação Sexual, mas não faz sentido nenhuma delas, eu julgo que sou Heterossexual, mas depois dessas experiências isso me fez questionar, mas eu nunca fantasiei nem tive interesse em homens, e talvez eu só sofra preconceito por isso, pelos ataques de raiva e pelas tentativas de suicídio, e pelo fato de eu não me encaixar nessa Heteronormatividade, de que um homem tem que ser viril e passar o rodo em várias meninas, mas sinceramente eu me sinto mal quando as pessoas julgam pelos meus transtornos, hoje em dia eu tenho Bipolaridade com Euforia, o que acham?

A melhor resposta 19 JUL 2023

Gabriel Santos
Voce precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe. Voce tem 24 anos mas continua dependente dela.
Precisa começar a se responsabilizar por suas escolhas e decisões;
Precisa parar de se vitimizar e aprender a assumir o comando sobre a sua vida.
Quem é voce?
Faça Psicoterapia para se conhecer e compreender porque as coisas estão acontecendo desse jeito com voce.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2023

Olá Gabriel, espero que esteja tudo bem com você!

De imediato, um dos pontos que me chama atenção em seu relato é a sua compulsão por pornografia e masturbação. É possível que isso esteja causando dificuldades em sua vida social, afetiva e profissional, te afastando de ter experiências reais nesse campo, o que poderia te conduzir a um crescimento e amadurecimento nessas áreas. A tendência é que, consumindo esse tipo de conteúdo, e tendo cada vez mais esse tipo de prática, você sinta cada vez mais necessidade de estar em contato com isso, o que vai prejudicar e atrapalhar seu desenvolvimento adequado. O mais indicado é que você possa iniciar seu processo de psicoterapia a partir deste ponto, para que você possa começar a projetar uma mudança em seu estilo de vida geral, o que pode te proporcionar uma melhora em sua qualidade de vida, e, realmente, se conectar com experiências reais. O que se passa dentro dos filmes pornôs é muito distante daquilo que acontece na realidade, e é preciso que você compreenda que você não deve se basear nessas "performances", para se guiar em sua prática real. Você, sim, deve buscar sensibilidade, empatia, autoconfiança e autoestima, para se relacionar com uma jovem, e ter uma boa experiência com ela. Você não é obrigado a "passar o rodo" em várias meninas, ou ser viril, como o senso comum entende. O mais importante é que você, realmente, tenha segurança necessária para ser você mesmo, e ter clareza e consciência para realizar as suas escolhas. Se conecte com a realidade, e busque por experiências reais. Um profissional de Psicologia pode te auxiliar neste momento, e se você sentir necessidade de explorar o tema, deve buscar esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 JUL 2023

Olá Gabriel! Obrigado por escrever. Pelo seu texto e formas de organizar as ideias, na verdade você sofre de significativa imaturidade, falta de interações reais, vivenciando teorias precoces, sem bases na realidade.
Você precisa vivenciar modificação de ocupação do tempo, no sentido de vivenciar trabalho, de preferência simples, em ambiente coletivo, precisa praticar esportes coletivos de contato, estudos sérios e consistentes. Deve evitar ao máximo televisão celular, internet e toda forma de troca não real.
Para ilustrar, pelo exemplo que você mesmo trouxe: qualquer pessoa que estudar seriamente psicanálise, por uns dez anos, de fato, adquire um entendimento da natureza humana, da cultura, da sexualidade, do trabalho, dentre outros aspectos, de forma mais amadurecida.
Você precisa muito amadurecer, mas com práticas gradativas, sensatas, não por teorias.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.