Meu namorado tem traumas de infancia e quer se afstar.

Feita por >Privado · 2 jul 2024 Terapia de casal

Devido ter uma infancia bem dificil, vieram de SP pra PB fugidos do ex marido da mãe dele, desde os 10 anos de idade ele teve que ser o "pai" dos irmãos mais novos. sempre teve muita responsabilidade com eles, pra cuidar e trabalhar pra por o basico em casa. a mae dele é uma pessoa um pouco toxica e não soube dar afeto ou demonstrar tanto carinho pelos filhos, hoje ele tem trauma de crianças e tem crises. moravamos juntos há 6 meses, tenho um filho de 4 anos e ele tem medo de traumatizar ele ou nao saber como dar carinho por achar que nao tem carinho pra dar pra outras crianças que nao seja os irmaos que ele cuidou. Ele é a melhor pessoa que eu ja conheci na vida, carinhoso, romantico, faz surpresas, e ele fala o quanto me ama e quer esse relacionamento, porem quer se afastar pra se cuidar.

A melhor resposta 10 JUL 2024

Bom dia
Obrigada pelo seu relato.
É importante que a pessoa que você se refere queira passar pelo processo terapêutico e começar a traçar caminhos mais seguros ao auto conhecimento.
A sua ajuda será importante para que ele se sinta acolhido e seguro.
Espero ter ajudado.
Boa sorte

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

134 respostas

4 JUL 2024

Olá Privado, espero que esteja tudo bem com você.

Parece que seu namorado está precisando se encontrar um pouco, e buscar o caminho de cura e superação de todos esses eventos da vida dele. Pode ser que ele se sinta mais fragilizado no momento, com a autoestima baixa e também com uma autoimagem um pouco prejudicada. Se no momento ele se encontra dessa forma, então pode-se pensar se realmente ele está preparado para estar em um relacionamento no momento. Ele parece estar fragilizado, precisando de apoio. Mas esse apoio não significa que dizer que você tenha que estar se relacionando com ele afetivamente, mas que você esteja disposta a ajudá-lo com o que ele precisar, da maneira que é possível para você. Tenho certeza que um acompanhamento junto a um profissional de Psicologia pode ajudá-lo muito no momento. Em um espaço profissional de escuta ele terá a oportunidade de falar o que sente, e buscar orientações para o caso dele, sem julgamento e com liberdade para falar o que deseja. Se você sentir necessidade, também pode buscar esse profissional, para que tenha oportunidade de trabalhar e lidar com os seus sentimentos e expectativas da melhor maneira possível. Isso pode ajudara ambos no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

987 respostas

3 JUL 2024

Esses traumas precisam ser tratados, curados, resolvidos.
O que ele passou foram experiências e ele não pode agora reviver estas experiências. Precisa fazer Psicoterapia para superar e poder viver o presente e não ficar fixado ao passado.
Não resolve ele querer se afastar. Consegue se curar, ficando contigo.

6374 respostas

3 JUL 2024

Olá. Obrigada por compartilhar sua história comigo. É realmente desafiador lidar com traumas de infância, especialmente quando esses traumas continuam a influenciar a vida adulta e os relacionamentos.

Seu companheiro passou por muitas dificuldades desde muito jovem, assumindo responsabilidades que não eram adequadas para a sua idade. Isso certamente moldou suas experiências e sentimentos em relação a crianças e ao carinho.

É importante lembrar que buscar ajuda profissional pode ser um passo fundamental nesse processo. Para você, a terapia pode ajudar a entender melhor o que você está passando e como apoiar seu companheiro de maneira saudável não se esquecendo da sua individualidade. Para ele, a terapia pode oferecer ferramentas para lidar com os traumas de infância, aprender a demonstrar carinho de novas formas e sentir-se mais confiante em seu papel dentro da família.
Se precisar de mais orientação, estou aqui para ajudar.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

3 JUL 2024

Bom dia. Independente de ficar junto ou se afastar, eu sugiro ele fazer uma terapia especializada em traumas de infância, tratar a criança interior. Vocês tem filhos, vão continuar convivendo. O amor saudável respeita a vontade do outro, a liberdade. Não vejo problema nele se afastar, contanto que não seja uma depressão grave sem acompanhamento psicológico. A liberdade sempre deve ser respeitada. A disposição.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

295 respostas

3 JUL 2024

Bom dia, Privado! Obrigado por escrever. A questão de trauma precisa ser avaliada individualmente em cada história, em cada pessoa. Se ele quer se cuidar, efetivamente se cuidando com mente aberta e persistência, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, estará em direção promissora.
Para isso ele precisará vir com mente aberta, disciplina, regularidade e persistência.
Estaremos a disposição.
Quanto a você, seja verdadeira com ele, acolha, faça empatia, mas não organize tua vida, com base na dele, organize tua caminhada de vida, com base em você mesma. Seja namorada do si.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.