Psicologo sem ética?

Feita por >Naiara · 23 mar 2022 Psicoterapias

Pessoal gostaria de dar o meu relato recente, e perguntar com sinceridade se pode ter acontecido falta de ética do profissional, falha minha ou desgaste dos dois.
Fiz terapia por 2 meses e decidi começar num momento bom da minha vida. Eu estava bem, fazendo academia e já tratava com remedio minha ansiedade, minha ideia era cada vez menos ser dependente de remedios. No meio do caminho troquei de medicacao. No começo tive uma certa irritabilidade e nausea mas isso logo se estabilizou. Na minha penultima sessao resolvi abordar um assunto que me magoou muito e me desgastou financeiramente e emocionalmente, que aconteceu com uma pessoa terceira da minha familia que foi perseguida e extorquida mas eu tive que ajudar nessas questões, me afetou bastante. Enfim, o profissional começou a ter atitudes estranhas, dizendo para eu tomar cuidado com algumas atitudes que eu tive pois eu poderia responder processo, alem de que algumas atitudes que eu tive poderia magoar esses terceiros (oi?) que nos perseguiram por um tempo, só por ser parte da familia. Eu ja tenho respaldo advocaticio, e reforcei essa questão com um pouco de estress pq eu ja tava sem paciência para pitacos, eu queria aprender a lidar com a raiva que eu sentia daquele evento e nao conselhos advocaticios pois eu ja tenho isso do meu advogado. Bem, resolvi pontuar tudo num caderno o que me incomodou nessa ultima sessao e outros pontos que vi que nao estavam funcionando pra mim. Com isso notei que eu deveria mudar de profissional pq tbm notei que a minha vida estava mais estressante que antes, eu nao conseguia mais tomar atitudes como antes porque eu levava tudo pra terapia para que o psicologo trouxesse “soluções” para os meus eventos cotidianos. Marquei o que seria a ultima sessao e quis levar os pontos para que o profissional pudesse tambem comentar, e encarei. No dia falei tudo que me incomodou, e que eu acho que a nossa relacao de certa forma havia desgastado. O profissional começou a ser extremamente rude, dizendo que eu estava o culpando pelos meus problemas e pelo fato de eu nao saber lidar com eles. Depois, disse que esse evento que eu fiquei abalada e ajudei um familiar meu, nao dizia respeito à mim e que eu nem teria o direito de ter um trauma com isso pq nao era comigo. Depois começou a citar coisas/eventos que eu disse em outras sessoes e ja estavam resolvidos na minha cabeça, e comecou a dar exemplo com eles de que eu tinha culpa em todos os eventos (isso nao foi me falado antes quando eu trabalhei eles, muito pelo contrario). Tambem comecou a dizer que nessa penultima sessao eu nao estava sozinha, afirmando isso, que eu estaria sob influencia de alguem naquela sessao (eu só soube balancar a cabeca fazendo nao, pq eu estava em choque com essas falas), eu sempre estou sozinha em casa no momento da terapi.

e ao fim foi abaixando o tom da fala grosseira e comecou a falar manso, afirmando que eu nao fiz nenhum avanço na terapia e que eu nao conseguiria seguir a vida sem fazer terapia. Tambem disse que ficaria triste se eu parasse. Eu tenho mta ansiedade, fiquei muito mal claro, e ao fim me sentindo culpada mais uma vez, como se tivesse levado uma bronca da minha mae.

Ate que ponto isso é etico? Isso de trazer à tona as coisas num momento que precisamos resolver pontos? Certamente irei trocar de profissional pq pra mim foi insano.

A melhor resposta 25 MAR 2022

Olá Naiara,

Obrigada por nos escrever. Sinto muito pela experiência ruim. Que bom que você foi capaz de expor o que te incomodava e perceber que precisa trocar de terapeuta, já que não estava havendo melhora e a relação se desgastou, como você mesma nos relatou. Apesar de achar que temos informações insuficientes para determinar se houve uma conduta antiética, acredito ser aconselhável que você busque uma terapeuta com a qual possa contar.
Note que nem sempre as sessões deixam os pacientes contentes e confortáveis, pois algumas reflexões são dolorosas, mas isso não quer dizer que o paciente não vá melhorar, pois ao elaborar essa dor, geralmente há progresso. Se não houve melhora, quer dizer que os encontros realmente não estavam fazendo sentido algum.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

30 MAR 2022

Olá Naiara, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato, o que é possível observar é que esse profissional não soube conduzir adequadamente seu processo terapêutico, e isso indica muito mais um falta de competência profissional, do que falta de ética dele perante você. Neste caso, o que cabe é a mesma conduta que fazemos quando contratamos um serviço, e não nos sentimos satisfeitos com os resultados obtidos. O mais indicado é você encerrar seu processo com este profissional, e iniciar seu atendimento com um outro profissional de sua escolha. Preferencialmente, é indicado você fazer uma anamnese antes de iniciar seu processo psicoterapêutico, porque você irá saber com mais precisão que o tipo de abordagem terapêutica mais se adequa as suas questões. Falamos em falta de ética, quando o Psicólogo, por exemplo, repassou informações pessoais e sigilosas suas, para terceiros, o que não foi o caso. Desejo sorte em sua procura, tenho certeza que encontrará um bom profissional que te ajude no que precisa.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 MAR 2022

Ola , é sempre bom deixar claro que um bom profissional é aquele que não dá sua opinião pessoal e sim ser neutro para que o paciente consiga ënxergar"qual melhor caminho ele deva tomar e jamais nenhum psicólogo dizer o que ele tem que fazer.

Abraços
Psico Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 MAR 2022

Cara Naiara bom dia. Que bom poder conhecer sua experiência. Pelo seu relato, não consigo ter as informações necessárias para avaliar a situação do ponto de vista da ética. Mas, acho que diante do ocorrido, tomou a melhor decisão ao trocar de terapeuta, mesmo porque isso é um direito seu. Embora, eu acredite que a confiança que é fundamental para o sucesso da terapia, se adquire com a evolução da relação entre o profissional e o cliente!
Seja feliz!
Benjamim Amorim, psicólogo clínico.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

27 MAR 2022

Olá Naiara, como estais?

Bom perceba que se tu percebe em uma situação que psicologicamente não te agrada e tu decidi buscar um outro meio de ajuda, isso é uma forma de se perceber, logo é uma forma de você estar tentando mudanças.

Existe profissionais e profissionais, assim como existe clientes e clientes. E mais, existem clientes que não se alinha com um tipo de trabalho do psi, ou vice e versa. O importante é que possas se perceber nesses seus movimentos e conseguir encontrar um psi que ambos possam trabalhar alinhados.
É importante também saber, que no processo psicoterapêutico, teremos sessões, que vamos querer matar nosso psi. Não estou dizendo que foi o seu caso. Mas o psi, precisa fazer algumas provocações que vai te deixar desconfortável. Na minha página no insta tenho um vídeo que fala sobre esse processo da terapia, fiz ele baseado em minhas experiência com cliente e como psi.

Patrícia Joana Psicóloga Psicólogo em Natal

8 respostas

25 MAR 2022

Oi Naiara,
Sim, voce já decidiu trocar de profissional.
Pelo descrito, várias coisas precisam ser compreendidas:
1 - Não é o psicólogo que dá as respostas e as dicas de como proceder. O psicólogo cria, desperta a consciência para que o cliente veja por ele mesmo e decida, escolha o que melhor fazer naquele momento e de acordo com os resultados, fazer novas escolhas;
2 - Se voce não conseguiu deixar a medicação, os resultados da terapia não foram alcançados. Isso sim voce poderia ter questionado e levado para a sessão;
3 - Pode ser sim que a terapeuta foi desatenta em algumas coisas, mas se voce percebeu, poderia ter conversado com ela, mas percebe-se que nem voce foi honesta contigo mesma, não foi verdadeira contigo mesma e nem com a terapeuta.
4 - O que mesmo voce queria resolver com a Terapia?

Abraços

5817 respostas

24 MAR 2022

Olá Naiara! Grato por escrever. Embora você tenha escrito várias questões, não há elementos suficientes, cristalinos, para se analisar com insenção e Ciência, a questão da ética. Cabe ressaltar que dois meses de psicoterapia para se avaliar avanços essenciais é tempo insuficiente. É e será sempre importante não perdermos de vista a ideia de que a "pessoa" contém o "psicólogo". Em outras palavras, trabalhar como psicólogo não isenta as pessoas da humanidade. Ética é uma questão de grau, não de ausência ou presença. Pontualmente podemos ponderar algumas coisas evidentes: por exemplo: quando combino um horário e não cumpro, é evidente que falhei com a ética, quando me coloco como perfeito, é evidente que não posso cumprir, quando compro e não pago, falhei com o compromissado.
Será muito importante resgatar a ideia de que a pessoa humana, psicólogo, deve oferecer o seu melhor, cuidando com a Ciência, o sigilo, acolhimento, empatia, melhor verdade possível, esclarecimento, postura, abertura mental, flexibilidade, didática,...
Para organizar com você resposta fundamentada sobre a questão ética, será preciso refletir profundamente, detalhadamente, especificamente, para não falhar, exatamente quanto a ética.
Estaremos à disposição para tanto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha precaução: máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

24 MAR 2022

Bom dia Naiara
Fica um pouco difícil para que eu emita uma opinião, tendo em vista não ter ouvido a outra parte. Meu conselho é: você é livre para procurar outro Profissional pois a relação de confiança entre Terapeuta e Cliente foi quebrada. Quanto ao colega trazer a tona pontos que já foram resolvidos, eu não traria, a não ser que fizesse parte de uma estratégia terapeuta.

Mizael Moura de Souza Psicólogo Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

24 MAR 2022

Trabalhar com terapia não é fácil. Estudar, fazer supervisão, fazer sua própria terapia. O psicólogo deveria fazer sua terapia pra não deixar que suas questões se misture com as do paciente. Caso contrário ele se perderá nas sessões pelas emoções próprias que ele não trabalhou na sua terapia. Sinto muito por isso! Em todas as áreas encontramos profissionais que não se aperfeiçoa. Ao certo, tente um profissional que seja indicado. Que possa analisar seu perfil. Boa sorte.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

24 MAR 2022

1) se vc já se sentiu incomodada com a atitude do profissional e infelizmente não conseguiu resolver o problema com ele, poderia haver uma denúncia no Conselho profissional da região.

2) provavelmente, pode ser que esse profissional deve ter se identificado com a sua história e deu essa resposta para vc. O que é irregular na profissão.

Anônimo-392258 Psicólogo em Brasília

4 respostas

24 MAR 2022

Boa noite Naiara, tudo bem?
Sim, pelo seu relato fica claro não só a falta Ética como o despreparo médico Psicólogico deste profissional para tratar seus sintomas e seu quadro com assertividade e eficácia. Procure outro profissional que com certeza é muito importante você sentir confiança na relação terapêutica e sentir o acolhimento necessário.
Att

Dra. Simone Monfre Sacilotto

Simone Monfre Sacilotto Psicólogo em Salto