Tenho dúvidas sobre a conduta ética da minha psicóloga

Feita por >Anny Szvarc · 18 nov 2020 Psicologia clínica

Boa tarde, eu estava fazendo terapia com uma psicóloga desde o final do ano passado devido ao meu problema de ansiedade. Mas durante uma consulta eu contei para ela que comecei me relacionar com um rapaz porém que não era um namoro e sim uma amizade colorida (de comum acordo de ambas as partes), coisa normal nos dias de hoje. Porém percebi um preconceito por parte da mesma em relação a eu não querer namorar sério com o rapaz. Toda consulta que eu comparecia ela me cobrava para tornar o relacionamento sério mesmo eu explicando a ela que eu estava me sentindo feliz dessa maneira, eu não tenho o sonho de namorar sério e casar e não quero fazer isso só para me encaixar nos padrões da sociedade, porém a mesma não conseguiu compreender a minha escolha. Na última consulta que eu compareci eu já estava completamente esgotada emocionalmente devido a essa cobrança que ela me fazia, minha ansiedade ao invés de melhorar só estava piorando. Nessa última consulta mais uma vez ela me cobrou para assumir relacionamento sério com o rapaz e eu (absurdo um paciente ter que explica risso para um psicólogo) expliquei a ela que existem diversas formas de relacionamento e que não era o meu sonho de vida namorar e casar e que eu gostaria que isso fosse respeitado, ela insinuou que eu não estava levando a sério a psicoterapia. Eu citei um exemplo de uma amiga minha que está há dois anos em um relacionamento aberto com um rapaz e que ela está feliz assim e essa psicóloga explanou "Que horror". Foi a gosta da água para mim, eu abandonei a psicoterapia e deixei claro para ela os motivos mas ela não deu importância, só disse que lamentava muito, porém em nenhum momento reconsiderou que estava errada. Eu pensei em denuncia-la para o CRP mas não tenho provas materiais e testemunhais, mas como era só eu e ela no consultório durante as sessões eu não tenho essas provas. Gostaria de fazer duas perguntas: 1- Ela estava correta em escolher o melhor tipo de relacionamento para mim (de acordo com os valores morais dela)? 2- A atitude dela caracteriza infração ética?

A melhor resposta 10 JUN 2021

Boa tarde Anne, o espaço terapêutico é seu, e nós profissionais não devemos impor o paciente aos nossos padrões, mesmo que isso seja algo muito diferente do que pensamos. Podemos abrir campos de questionamento para o paciente, quando percebemos que seu comportamento pode ser prejudicial, mas nunca impor.
Se a psicologa agiu com uma conduta que te incomodou, o melhor é parar e procurar outro profissional.

Andréia Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo

28 respostas

18 NOV 2020

Anne. Desculpe. Mas ao invés de vc procurar isso. Denunciar uma pessoa. Vc não poderia simplesmente procurar um outro profissional?
Mas respondendo quem determina o que quer na terapia é o paciente. O espaço é dele.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro