Dúvida sobre psicanálise e as psicoses

Feita por >Jose Elias Silva Dos Reis · 30 jun 2016 Psicanálise

Gostaria de tirar dúvida a respeito. Um famoso psicanalista brasileiro (que foi aluno de Lacan) disse em um de seus livros que a psicanálise tinha grandes dificuldades de tratar a esquizofrenia por serem neuroses narcísicas (mas que não era impossível). Eu sou paciente psiquiátrico e me interessei no assunto. Um livro de psicologia que li disse que a psicanálise pode agravar sintomas psicóticos e nos Estados unidos nos anos 60 foi feito um estudo que tive acesso que destruiu a certeza que a esquizofrenia podia tratar a psicanálise. Um psiquiatra disse que a psicanálise tem regras rígidas que podem dificultar o tratamento da esquizofrenia. Eu mesmo tentei fazer psicanálise e não consegui (me senti mal) e conheço várias pessoas que reclamam desse tipo de terapia. Os psicólogos dizem que não importa a corrente e sim a empatia, mas terapeuta que não fala quase nada não sinto empatia. Porque há tantas controvérsias? Eu sofro de esquizofrenia simples e teria uma terapia mais adequada para este caso clínico? Conversei com alguns médicos e não cheguei a nenhum consenso. Lacan disse que a psicanálise não deve recuar diante da psicose, mas esse tipo de terapia me incomodou.

A melhor resposta 2 JUL 2016

Caro José Elias, a esquizofrenia é uma doença orgânica. Com origem genética e deve ser tratada por um médico psiquiatra ou por um clínico geral após estabilização do quadro. O psicólogo pode lhe ajudar muito em conjunto com o médico, pois vai lhe dar suporte emocional para "aprender" a lidar com suas angustias. A terapia cognitivo comportamental é muito efetiva nestes casos. Espero ter ajudado.
Atenciosamente, Fernanda Guadagnin.

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

12 JUL 2016

Olá, José Elias.
Muito bom teus questionamentos.
O que você está buscando é um bom profissional, com manejo para lidar com tuas questões - e aí não estou falando de esquizofrenia -pois, é verdade: não é fácil entrar em um processo analítico que- vale lembrar- não depende apenas da competência profissional, mas do desenvolvimento da relação terapêutica que envolve também o paciente! Por isso, não se prenda a abordagem.

Quanto a relação psicanálise e esquizofrenia...a psicanálise nasceu no campo da neurose e só ao longo do tempo foi se apropriando mais das questões ligadas à esquizofrenia e vou te dizer: sabe por que? Porque "a esquizofrenia tratou da psicanálise" (como você terminou mencionando - acho que sem perceber- aí em cima no teu texto sobre a pesquisa nos anos 60). E faz um tempo já que o inverso acontece: a psicanálise trata da esquizofrenia.

Caso queira ainda um psicanalista para cuidar de ti vá a uma instituição psicanalítica (procure no google) na tua cidade e inclusive leve essas questões para lá! Quem sabe encontre uma pessoa bacana para estar junto a você no que pretende cuidar ou um encaminhento para um bom profissional!
Espero que fique bem.

Cordialmente,

Elida Nascimento.
Psicóloga Clínica de Orientação Psicanalitica.
Recife, PE.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

6 JUL 2016

Olá José, percebo que você tem dificuldades com abordagens não colaborativas. A terapia é, por sua própria natureza, um evento interpessoal, é provável que o indivíduo com transtorno da personalidade tenha dificuldade para se envolver em um relacionamento terapêutico. As crenças sobre si mesmo e suas interações com os outros provavelmente influenciarão o relacionamento interpessoal terapêutico, como certamente influenciam todas as outras interações na vida da pessoal. Como você sinalizou uma necessidade de mais colaboração por parte da abordagem psicológico, sugiro procurar a Terapia Cognitivo Comportamental, a Transpessoal, a Gestalt.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

6 JUL 2016

Olá José Elias!!!

Algumas informações básicas que podem contribuir sobre a sua demanda.

A esquizofrenia é um transtorno neurodesenvolvimental, que se inicia quando bebê, formando dentro do útero da mãe, identificada na adolescência ou na fase adulta, sintomas aparecem quando o cérebro amadurece.

Causas complexas multifatoriais, biopsicossociais;
Afeta 1% da população mundial (OMS), ocorre entre 16-25 anos.

Diagnóstico feito apenas com base nos sintomas clínicos:
Problemática, dopamina (substancia denominada neurotransmissor produzida em região específica do cérebro) associado as sensações de prazer e recompensa.

Pessoas normais, a dopamina é liberada em quantidades necessárias para o lobo frontal e temporal;
Lobo frontal: resp. pela elaboração dos pensamentos;
Lobo temporal: resp. pela percepção e memória;
Esquizofrenia: menos dopamina no lobo frontal e mais no lobo temporal. Essa falta (Lobo Fronttal) provoca apatia e lentidão do pensamento e o excesso (Lobo Temporal) provoca delírios e alucinações. Falha contribui para o aparecimento dos sintomas.

Ocorrência geralmente após um surto que deixa sequelas.

Estudos genéticos comprovam que o uso crônico do Delta-9-THC (maconha) pode colaborar como predisponente, aumenta dez vezes o risco(cr.22), se não usar diminui em 8% o risco.

Evolução: estádio súbito, manifesta rapidamente e no estádio lento, diagnóstico difícil. Na adolescência pode ser confundida com as crises de adolescência.

Possui diversas classificações, cada caso é um caso, geram controvérsias, inclusive entre os médicos;

A psicoterapia com psicólogos habilitados e especializados contribui para o tratamento, no entanto necessita de tratamento multiprofissional, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, terapia ocupacional e da rede familiar

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 JUL 2016

Prezado José,
sua dúvida já foi bem resolvida por outros colegas daqui, acredito.
Mas só acrescento que realmente o profissional pode fazer diferença, a empatia e confiança são fundamentais.
Sugiro que visite a página do ipla.com.br onde você vai encontrar o que há de mais moderno em Psicanálise e muitos textos bons, inclusive sobre psicose. Quando digo moderno, refiro-me aos últimos trabalhos e pesquisas, inclusive vai entender que psicanalista não tem que necessariamente ficar só ouvindo não, há momentos que precisa falar, ponderar, marcar... são muitas técnicas.
Boa sorte na sua busca.

Tânia Maria Magalhães Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

1 JUL 2016

Sim Jose Elias, a psicanálise tem muito a contribuir com o tratamento das psicoses sim. Os enlaces e os deslizes permitidos pela palavra no espaço analítico, enquanto potência, não tem distinção diagnóstica.

Pedro Augusto Papini Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

1 JUL 2016

Olá José Elias, obrigada por perguntar isso.
Por formular suas questões de maneira tão clara. Posso fazer algumas observações? Vamos mudar de área e falar de arquitetura. Eu posso dizer que procurei um arquiteto que piorou minha obra. Embora outras milhares de opiniões digam que arquitetura é fundamental. Mas eu posso dar sorte ou azar de encontrar um Sergio Naya ou um Niemeyer na minha busca por arquitetos.e por mais que ambos sejam arquitetos e tenham até a fonética dos nomes parecida, são completamente diferentes.
Sou psicanalista e confesso já ter passado, eu mesma, como paciente,por alguns psicanalistas, que não gostei. Continuei minha procura até me sentir melhor para explorar o inconsciente. Sim, psicanalistas têm que fazer análise. Ou de nada servem.
Para haver psicanálise ou qualquer outra coisa, é necessário que haja empatia sim. Acolhimento. Afinal, vamos falar de angústia, de coisas estranhas, de sexo, morte, pavor e tantos temas sensíveis. e não dá pra fazer isso como se estivessemos num interrogatório policial, em uma relação de poder opressora.
Quanto à psicanálise piorar a esquizofrenia, eu duvido muito que isto não seja uma formulação de alguma outra escola. Posso dizer que o bom mesmo para a esquizofrenia é dopar o paciente e deixá-lo num quarto isolado, assim ele não incomoda ninguém. Mas isso não seria tratamento, e sim cárcere.
Desconfie sempre de quem, de outra escola, se meter a falar do que não conhece. Enfim, se eu sou psicanalista, lógico que terei um olhar excessivamente crítico para com o TCC, então não serei a melhor pessoa para falar dele.
Bom, vou agradecer de novo sua pergunta e afirmar que foi um prazer trocar com você. que foi interessante ver você levantar questões tão fundamentais e profundas.
Boa busca por sua terapia ou psicanálise. Há que se buscar até encontrar.
Abraço
Soraya Magalhães

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

1 JUL 2016

Realmente Freud e alguns dos primeiros Psicanalistas, acreditavam que a Psicanálise não poderia ser aplicada a casos de Psicoses, porém após 100 anos de evolução muita coisa mudou, a Psicanálise moderna pode auxiliar de maneira eficiente inclusive em casos de psicoses como a esquizofrenia.
Você informou que já fez terapia com um psicólogo Psicanalista e não se sentiu bem, não houve empatia, apesar de a teoria ser a mesma, cada psicólogo tem um estilo próprio e particular, talvez seja o caso de procurar outro psicólogo e caso não se estabeleça o vínculo procure um profissional de outra abordagem. É importante frisar que o estabelecimento de vínculo “empatia”, é uma via de mão dupla, ou seja, depende tanto do paciente quanto do psicólogo, quando for escolher um profissional, considere o fato de ele ser alguém qualificado e apto a te ajudar.
Conciliar o tratamento medicamentoso com a terapia é a maneira mais eficiente de lidar com a esquizofrenia.

Psicólogo Thyago Henrique Costa Rossini Psicólogo em Londrina

4 respostas

1 JUL 2016

Olá Jose Elias!
Respondendo a sua questão, a psicanálise, assim como as outras abordagens psicológicas, pode ser indicada para tratar o seu caso. É muito importante que você mantenha o acompanhamento psiquiátrico e medicação.
Durante o processo de psicoterapia o psicólogo está preparado para te compreender a partir do vínculo que você estabelece com ele, das respostas emocionais que você suscita nele, no caso da abordagem psicanalítica acontece a transferência.
Em seu treinamento o psicólogo preparou-se como instrumento de trabalho para reconhecer pequenas nuances do que você mostra na relação com ele (e consequentemente com "os outros") e assim poder compreender seus modos de vinculação e suas dificuldades nos relacionamentos.
Como você não se sentiu bem com esta abordagem ou com o profissional que lhe atendeu, converse com ele sobre isso, pode ser muito significativo na sua terapia. Um bom psicólogo não leva para o lado pessoal essa crítica, caso contrário, fique muito à vontade para consultar-se com outros psicólogos e buscar a empatia. Cada profissional tem sua maneira própria de trabalhar independente da abordagem escolhida, alguns psicólogos são mais interventivos e outros mais acolhedores.

Fico a disposição.

Gislaine T Volpe

Gislaine Tozzatto Volpe Psicóloga Psicólogo em Sertãozinho

1 resposta

1 JUL 2016

Olá José,

A esquizofrenia deve ser tratada com um psiquiatra em companhia da psicoterapia.Esta patologia requer o uso de medicamentos e a terapia seja ela em que abordagem for,vem para complementar este tratamento.
Em relação à psicanalise não ser adequada a esquizofrenia precisarei discordar e dizer a vc que não acredito em abordagem adequada a cada caso e sim a empatia e transferencia entre paciente e terapeuta se faz extremamente importante para que se chegue a qualquer objetivo.
Antigamente tínhamos essa visão da psicanálise de que o terapeuta só ouvia e nada falava enquanto o analisando deitava no divã sem nem olhar nos olhos um do outro.
Te convido a tentar de novo.

Nathalia Figueiredo Brandão Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

1 JUL 2016

Boa noite! Freud deixou um legado, cd um seguiu com sua descoberta. Freud deixou a teorização clínica e prática. O resultado das construções da mente vamos assim dizer de como é pq se adoece bem como a conduta e condução. Para se dar bem vc tem que sentir efeitos positivos seja q teorização for. Tidas levam ao bem estar, o que de fato acontece é que a personalidade do analista e sua própria análise reflete ...assim como deixou escrito no livro a psicologia do escolar, sr puder leia, Freud é muito humano. Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

1 JUL 2016

Olá José Elias. Realmente a empatia é fator chave para o bom desenrolar do processo terapêutico. No entanto, em resposta à sua questão, estudos demonstram que a terapia cognitivo-comportamental apresenta resultados satisfatórios em transtornos psiquiátricos e tem sido bastante indicado por Psiquiatras. Lembre-se, o mais importante é manter o acompanhamento com seu médico e tomar as medicações adequadamente. Boa sorte pra você

Sueli Doniseti dos Santos Psicólogo em São Paulo

29 respostas

30 JUN 2016

Olá José Elias!
Muito interessante sua pergunta!
Não sei a referência completa do artigo que leu desse psiquiatra, porém, em meu entendimento uma pessoa com esquizofrenia não só pode como deve fazer acompanhamento psicológico, oque ocorre é que a psicoterapia deve estar sempre associada ao acompanhamento psiquiátrico neste caso em função de sintomas decorrentes da esquizofrenia.
A manifestação de alguns sintomas só conseguem ser controlados através de medicamentos, oque pode trazer desorganização para que o paciente tenha bom aproveitamento para si próprio durante a sessão, mas é fundamental que esquizofrênicos realizem tanto acompanhamento psiquiátrico como psicológico.
Sobre sua questão referente a psicoterapia psicanalítica , vou ser repetitiva nesse aspecto para você, mas oque realmente vale é a empatia e não a corrente.
Porque?
Porque você pode passar por profissionais de outras correntes e também não se identificar com o tipo de atendimento que aquele profissional oferece.
Vale ressaltar que a psicanálise oferece para o profissional um raciocínio clínico e que nem todos os profissionais trabalham desta forma como você citou (sem falar nada, ou até mesmo com divãs que não oferece um contato visual com o profissional trazendo para algumas pessoas uma sensação mais solitária).
Eu particularmente sigo a linha de raciocínio da psicanálise mas durante as sessões interajo bastante com o paciente, sempre buscando não só oferecer acolhimento e escuta, como dialogando com ele para que juntos possamos refletir sobre as questões e conteúdos apresentados.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo