Loucura, esquizofrênia ou psicose?

Feita por >Saulo Bibiano Dantas · 2 jun 2022 Problemas psicológicos

Oii, boa noite, me chamo Saulo tenho 20 anos e to com uma dúvida, na verdade um grande problema.
No início desse ano tive uma crise de ansiedade, mas não tenho ctz se foi uma, pode ter sido um surto psicotico, isso foi involuntariamente do nada, terminei de ler um livro e comecei a conversa com uma amiga, e me senti deslocado daquele momento, como se eu entrasse em outra dimensão, e ficasse analisando a existência toda, o ser humano, as formas da materia, como se e não fizesse parte disso, e eu achei estranho..... não tenho outra palavra pra descrever eu achei a existência estranha e bizarra... e isso gerou varios pensamentos de niilismo total, uma existência sem coerência opaca, como se tudo fosse um sonho... nesse dis eu sai correndo pro banheiro e eu quase gritei de tanta angústia... logo dps eu fui pesquisar oq houve na Internet só me deixou pior e mais ansioso, e como se ninguem estivesse consciente da vida, só eu, como se todo mundo fosse louco e eu tbm, por a gente não saber quase Nada sobre a vida ou melhor NADA.
Logo apos isso veio varias outras coisas, mas o fato é que agora eu não consigo sair disso...
Eu só queria minha vida de volta... minha visão sobre a vida normal, ou ja não aceito mt bem como a vida é.. e isso gerou em mim varios pensamentos filosóficos
Eu não tenho nenhum recurso pra ir em psicólogo ou psiquiatra, não quero que me enchem de remédio e pensem que só isso basta, é desumano dms...
Ja chorei dms, ainds penso em suicídio mas não quero e não posso fazer isso...
Enfim, ontem eu fiquei nessa "dimensão" por uns minutos, creio que tem um pouco de Despersonalização, mas tbm tem algo mais..
Eu fumava maconha ano passado e ja usei cogumelos, ja tive essas sensações usando ambos, nao sei se desencadeou algo em mim, mas é bem provável.
Parei com ambos esse ano pq queria mudar de vida e ser alguém melhor pra mim e pras pessoas.
Só quero saber oq ta acontecendo pra mim ter clareza do que fazer, e se tiver mais alguém que tenha isso comente pfvr.
Essa dor é imensa.

A melhor resposta 7 JUN 2022

Recomendo que procure ajuda o quanto antes do CVV (Centro de Valorização da Vida), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e também procure o serviço saúde pública para avaliação médica.
Os telefones e endereços estão disponíveis no Google (pesquise na região onde você mora).

Glauce Babo Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

3 JUN 2022

Saulo,
Você está apenas perdido e “viajando na maionese”...
Pare de pensar e procurar curas e explicações na Internet porque não vai encontrar.
Precisa conhecer-se, saber quem realmente é, qual o seu objetivo de vida e se dedicar para realizar o que você quer conquistar nesta vida, nesta existência. Você não veio aqui por acaso, nasceu para fazer, para conquistar, realizar algo prático que te traga alegria, prazer, aprender um ofício, um trabalho que possa te render dinheiro e te sustentar.
O resto, é criação, fantasia da sua mente!
Se necessário, faça Psicoterapia
Abraços.

5817 respostas

3 JUN 2022

Olá Saulo.
Grata por sua participação aqui.
Você fez uma explanação do que poderia tê-lo levado à esses sintomas e atribuiu ao uso da maconha e à cogumelos.Você está certo as substâncias desses produtos podem ter acionado tendências hereditárias e acontecem em milhares de casos semelhantes. Fico feliz em saber que está abstinente desde o ano passado. Mas se apareceram esses "sintomas e idéias suicidas" você precisa consultar um psiquiatra com urgência. Procure o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) mais próximo para tratar. Entendo o seu sentimento sobre os medicamentos, mas você precisa buscar ajuda para preservar a sua vida e evitar riscos. O cuidado médico preventivo é sempre o melhor tratamento. Peça ajuda à amigos , pessoas de boa vontade para auxiliá-lo à pedir ajuda o quanto antes. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 JUN 2022

Olá Saulo! Obrigado por escrever. Muito provavelmente, se analisarmos como você está ocupando seu tempo e alimentando tua mente, encontraremos a razão para essas direções de pensamentos e sentimentos.
Rotina saudável ajuda muito: estudos sérios e consistentes, trabalho adequado, ético e em aprofundamento, esporte coletivo de contato, sono correto, alimentação saudável, turma de colegas e conhecidos, com contato regular, metas realistas, exequíveis, integradas com a saúde, cultura e ética, são antídotos para isso.
Se precisar, estarei a disposição, para esclarecimentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maior parte dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos. São atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Volte a usar máscara; a dengue está aumentando, embora disfarçada pelos sintomas mais leves, devido a vacina. Evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.