Psicóloga sem ética?

Feita por >Aaa · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

Fui fazer o exame psicotécnico para a habilitação, estávamos eu e mais 4 pessoas fazendo o exame. O último exame era para se fazer os traços, porém eu tive um crise de tendinite na hora (sou artesã) e não é a primeira vez que acontece isso. Meus traços ficaram tortos. No final ela chamou o primeiro homem e deu o feedback para ele em uma sala separada. Logo após ela retornou para a sala onde estava eu e os outros três. Me chamou e na frente de todos ali pegou meu exame disse que por eu ter ensino superior minha nota devia ser mais alta. Disse que eu tenho sérios problemas emocionais, devia procurar psicólogo, perguntou se eu tinha problemas familiares ou no trabalho. Na frente de todos da sala, sem o menor respeito com o fato de eu ter questões emocionais ou não. Eu me senti extremamente exposta, no final ela me aprovou, mas mesmo assim o quanto eu me senti exposta naquele momento abalou meu emocional e tive crise de tremedeira e choro assim que sai de lá. Se fosse alguém que tivesse passado por um trauma (não que eu não tenha os meus) mas de uma forma mais séria como abuso, processo de luto. Foi antiético da parte dessa psicóloga? Como posso prosseguir?

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Aaa! Você tem razão! Essas coisas precisam ser faladas com tato, com jeito, em situação preservada. Caso você se sinta bem e ache construtivo, você poderá registrar sua queixa junto ao Conselho Regional de Psicologia.
Caso haja algo que um de nós, outros psicólogos clínicos, possamos fazer, a seu ver, em busca de tua harmonia interna, estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8671 respostas

22 JUL 2023

Ana, boa noite - conforme seu relato, pode ter ocorrido falta de ética. Mas, é importante que procure conselho regional de psicologia e relate o fato para ser apurado. Mas, também pode procurar ajuda de um advogado e questionar como deve proceder legalmente, já que se sentiu constrangida.

Espero ter ajudado.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante