Ansiedade pode atrasar a menstruação?

Feita por >Ana paula · 11 jan 2018 Ansiedade

Boa tarde, minha menstruação atrasou e fiquei muito ansiosa, ela pode continuar atrasada por causa da minha ansiedade?

A melhor resposta 13 JAN 2018

Ana Paula, isso é possível, excesso de ansiedade libera vários hormônios na corrente sanguínea que podem alterar processos naturais do corpo. Se for algo constante, sugiro que busque terapia e também um ginecologista. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JAN 2018

Boa noite Ana Paula, sua pergunta é muito ampla, muitas possibilidades, a ansiedade sozinha pode causar muitas coisas, sem outras informações restringe as opções, por isso sugiro que pense: a menstruação pode está atrasada por outros motivos e ai ter gerado a ansiedade por não saber qual o motivo, sendo assim sugiro que procure saber a causa do atraso, uma visita ao ginecologista e exames, após esse processo se tudo estiver bem e ainda continuar o problema procure uma terapeuta para ajudá-lá, converse e fale tudo o que te deixa ansiosa, suas emoções, dificuldades, frustrações, sentimentos, tudo o que surgir no momento da terapia. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

12 JAN 2018

Ana, a ansiedade pode sim atrasar a menstruação e também trazer ouros prejuízos para a sua saúde física e psíquica caso nao seja tratada. Terapias ajudam com a ansiedade, principalmente psicoterapias. Você esta no espaço adequado para pedir ajuda. Boa sorte.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

12 JAN 2018

Olá, Ana.
A ansiedade pode sim atrapalhar o ciclo menstrual, mas pode ser que seja algo fisiológico também, por isso sugiro vá ao médico para descartar qualquer problema físico.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo