Menstruação e ansiedade

Feita por >Lívia · 28 mai 2020 Ansiedade

Olá, minha menstruação está atrasada a um dia , pode ser ansiedade ? Tenho muito medo

A melhor resposta 7 JUL 2022

Olá Lívia.
Problemas hormonais podem modificar o ciclo menstrual e podem gerar maior instabilidade emocional como ansiedade.
Procure um médico ginecologista.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2020

Boa noite Lívia, respondendo a sua pergunta, o medo o qual falou pode está causando o atraso na menstruação, o atraso de um dia não é alarmante, é considerado pelos médicos atrasos maiores que dez dias com diagnósticos médicos, contudo sugiro que, procure consultar um ginecologista, pois os transtornos físicos através de exames de laboratoriais podem confirmar mais rápido qualquer problema que porventura possa existir, agora os transtornos emocionais procure realizar consulta com um psicoterapeuta.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Quando você escreve essa questão em um site de psicólogos, considerando o atraso de um dia, qual será o temor que está por trás da questão? Uma grande parte das mulheres experimentam variações na periodicidade menstrual, variando com o tempo, idade, níveis de absorção e perda de vitaminas, de acontecimentos da vida. A ansiedade precisar ser situada de forma integrada com a amplitude da sua vida, considerando outros fatores como rotina, alimentação, ocupação, etc. Certamente você tem o conceito de um ciclo menstrual altamente preciso. O que pode contribuir para o mesmo mudar? Sentindo, na tua intimidade, que há componentes psicológicos predominantes, será interessante você poder decifrar. Nós, psicólogos, nesse aspecto, podemos contribuir. Estamos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico) Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.

8604 respostas

28 MAI 2020

Olá Lívia!
Situações de estresse ou quadros de ansiedade com muitas preocupações podem sim favorecer o atraso da menstruação, porém, não deixe de procurar um médico especialista.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo