A depressão pós parto pode durar mais de um ano?

Feita por >Esperança · 22 ago 2023 Depressão

Oi pessoal eu tenho 29 anos , não queria ter filhos, me cuidei de todas as formas possível, passei 5 anos casada do 5 para o 6 ano eu fiquei grávida, já me sentia estranha durante a gravidez, não tive uma boa gravidez, minha barriga não cresceu, eu tive pré eclampsia, meu bebê nasceu de 7 meses , ambus ficamos um mês internado ele na neo Natal e eu na uti, depois recebemos alta, e uma semana depois tive que voltar com ele para o hospital, ficou internado por mais um mês , descobrimos que ele tinha aplv ( Alergia a proteína do leite de vaca, voltamos pra casa , eu ficava o dia todo sozinha com ele, comecei a ter pensamentos ruins , eu só pensava em machuca-lo , tirar minha vida e a dele, comecei uma terapia online, fiz por quase 6 meses uma vez por semana, quando necessário duas vezes , me senti melhor , parei com a terapia, mais de uns meses pra cá eu não tô bem , tô pra baixo, crises de choro, pensamentos ruins , fico stressada por qualquer coisa, nada faz sentido, não consigo me animar com nada, não tenho mais amigos tbm, então minha vida é ficar em casa, eu também cuido de animais, quase toda hora pego casos graves, de deixar qualquer pessoa caída no chão, ultimamente só quero sumir ,mais penso no meu filho que me dá forças pelo menos para sair da cama., Eu consigo fingir bem que está tudo bem, mais na verdade estou me sentindo morta por dentro , já pensei várias vezes em tirar minha vida, mais não tive coragem ainda.
A minha pergunta é se é possível continuar no quadro de depressão pós parto 1 ano e 1 mês depois, ou se pode ser outro tipo de depressão ou só tristeza mesmo

A melhor resposta 29 AGO 2023

Oi amada, a Depressão pós parto ela ocorre em um período curto, se ela persiste já se torna caso de Depressão, ela pode ter se agravado e continua persistente. Recomendo urgentemente retornar a terapia e realizar atendimento psiquiátrico, pois nesse caso de pensamentos de tirar a própria vida, pode ser necessário uma intervenção com medicamento e terapia no foco de entender as origens desses pensamentos e sentimentos, e assim desconstruir eles e transformá-los em pensamentos melhores sobre si mesma e sua realidade hoje. Trabalhando isso podemos fazer essa dor se transformar em força! Espero que esteja bem!

Tacila Maria Sambati Psicólogo em Rio Grande

2 respostas

24 AGO 2023

A depessão pós parto tem esse nome porque costuma se manifestar nesta ocasião, mas, enquanto o problema não for solucionado, a crise continuará. Precisa resolver o problema e de nada adianta voce querer se tirar a existência... nada muda, o problema permanece na sua vida e vai ter que resolver, nesta ou na próxima existência.
Há muitas coisas que voce precisa compreender e conscientizar, razão pela qual aparecem os problemas, os conflitos.
Voce não é vítima das circunstâncias; se voce está atraindo isso é porque precisa resolver o que esta ocasionando isso.
A saída é fazer Psicoterapia, voce fez, mas não curou. Precisa resolver isso de uma vez por todas.
Tudo tem solução; tudo é possível.
Abraços

5830 respostas

23 AGO 2023

Oii, sim, em alguns casos pode acontecer.
Acredito que vc pode iniciar a terapia,
Em terapia podemos ter uma olhar mais cuidadoso, positivo e harmonioso e vc pode ressignificar seus pensamentos ruins....

Em primeiro lugar vamos falar sobre sua saúde mental, para depois a gente se voltar com um olhar carinhoso para bebê.

Vejo que sua saúde mental foi afetada, mas não motivo para assustar.
Agenda uma horário comigo para conversamos, podemos juntas analisar para vc poder ter uma melhoria ...

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

23 AGO 2023

Olá Esperança! Obrigado por escrever. Cada pessoa é única. Embora, muitas vezes, grande parte das pessoas e profissionais se conformem com um nome para o adoecimento, é preciso não perder de vista, que assim como a impressão digital é única em cada pessoa, possíveis depressões também, quando são fato, são únicas de cada pessoa.
Será importante você voltar a um de nós, psicólogos, para que possamos te ajudar a revelar mais profundamente tua identidade, personalidade, rotina de vida, potenciais, possibilidade, metas, e direcionar as coisas da melhor forma possível.
Permita a um de nós, psicólogos, te conhecer, vindo a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Evite ficar sozinha, procure fazer atividades físicas com regularidade, organize rotina de vida sólida.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

23 AGO 2023

Olá Esperança, como está?
Imagino que tudo o que passou com seu filho tenha sido muito traumático e angustiante. O ambiente de UTI neonatal pode deixar marcas que são difíceis de elaborar rapidamente e o quadro de depressão pós parto também.
A depressão pós parto pode sim durar meses ou ano, portanto, penso em seu caso no sentido de: será que não seria o momento de retomada da terapia?
Com a ajuda da terapia imagino que sua cobrança interna para ser uma boa mãe (mesmo diante da depressão), uma boa esposa, uma boa amiga e etc, seria trabalhada com mais cuidado e acolhida por uma profissional que te ajude a vivenciar o seu processo mais profundamente.
Além disso, penso que analisar a necessidade de medicamentos seria um outro ponto importante a ser visto com um psiquiatra. Isso não para te anestesiar ou curar sua depressão, mas sim para junto a terapia terem um efeito significativo em sua vida e resgatar o sentido dela.

Fico a disposição caso queira conversar mais!

Natália Barcelos Cardoso Psicólogo em São Paulo