É normal a mulher que teve depressão pós parto não consegui melhorar?

Feita por >LARISSA CAVALCANTE DE MELO · 7 mar 2023 Depressão

Olá, meu nome é Larissa Melo! Tive depressão pós parto no ano de 2021 e desde então não consegui me recuperar 100% perdi totalmente minha vontade de viver e ter uma vida saudável como tinha antes de engravidar. Não tenho forças pra me exercitar e tenho constantes compulsões alimentares, isso fez com que eu ganhasse muito peso e eu me sinto péssima e a auto-estima destruída. Já tentei fazer academia mas minha depressão e ansiedade não deixam eu permanecer. O que posso fazer pra mudar essa situação? Tem dias que são muito difíceis sinto muita tristeza e desânimo e me cobro demais por que tenho que ser ativa pra cuidar do meu filho e do meu marido...

A melhor resposta 8 MAR 2023

Olá, Larissa, tudo bem?
Independente de ser uma situação normal, vejo como algo que te machuca muito. Esse sentimento já justifica a necessidade por uma ajuda mais especializada, afim de que você recupere sua disposição. Te sugiro buscar um processo de terapia, que pode até te orientar sobre a busca por um psiquiatra, se você e seu psicólogo sentirem a necessidade de ajuda medicamentosa, já que, como você disse, a ansiedade e a depressão são fatores importantes para compreendermos o que você vem vivendo. Mas se trata de acolher o que essa angustia te diz, que significados possui para ti e como se articula ao todo da sua vida.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

10 MAR 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Toda depressão deve ter um acompanhamento Psicológico incluindo a Depressão Pós-parto, pelo fato que, o sofrimento psíquico, quando não tratado, pode ocasionar em algo crônico ou outros transtornos. Dito isso, faz necessário um acompanhamento profissional. Na gravidez e a vivência da Mulher em ganhar um novo "título social" de Mãe, muitas coisas sofrem mudanças que precisam ser compartilhadas. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

10 MAR 2023

O peso tem três funções: proteção, força e destaque. É muita carga pra você suportar, não tendo como colocar pra fora o que te faz mal, ou falar mais sobre seus sentimentos e emoções, você aumenta de tamanho. Você sente que tem que ser forte e aí vai no alimento. Por não querer demonstrar fraqueza, daí a cobrança, você não expressa tanto, cobra-se ser a perfeita para cuidar. E quem cuida de você? Agenda uma sessão comigo para que você entenda melhor sobre a função que o peso tem na sua vida, você precisa dele, por isso, não consegue focar, não consegue emagrecer, a ansiedade vem, a depressão nunca some. Você está precisando olhar mais para si, falar mais, expressar, sentir, chorar...como nada disso é feito, não coloca pra fora, coloca pra dentro. Entre em contato comigo, eu te ajudo a mudar isso! Você não vai se arrepender!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 MAR 2023

Oi Larissa
Não! Não é normal ter qualquer problema. Todo problema: depressão, ansiedade, angústia, traumas, dependência, etc são sintomas de que algo precisa ser feito para restabelecer o equilíbrio.
A vida não contempla o sofrimento; este é apenas o sintoma de coisas que voce precisa fazer e não está fazendo, por uma razão ou outra.
Precisa iniciar tratamento psicoterapeutico para descobrir as causas desse sofrimento, conhecer a si mesma, conhecer seu proósito de vida. Voce não nasceu para ser mãe, embora possa ser; não nasceu para ser esposa, embora possa ser...
Nasceu para se realizar, executar seu propósito de vida, alcansar seus sonhos e por meio destes, ser feliz.

Abraços

5817 respostas

9 MAR 2023

Oi Larissa!
Sim, é perfeitamente possível! Uma depressão não tratada (ou tratada de forma errada), pode se tornar uma questão crônica e recorrente. O ideal é que você busque um tratamento, médico e medicamentoso, para tratar esses sintomas depressivos, e também auxílio psicológico para te ajudar nesse processo. Acredito que com essas medidas, você vai ter uma melhora significativa e voltará a ver as coisas por uma perspectiva melhor. Um grande abraço, se precisar estou à disposição

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

9 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 MAR 2023

Olá Larissa, que bom que chegou até aqui. A depressão pós-parto realmente é algo muito dificil de lidar, principalmente por ter um bebezinho dependendo de você. a Psicoterapia irá te auxiliar na retomada da sua autoestima, consequentemente na retomada das suas atividades diárias. Realizar uma lista de tarefas que precisam ser feitas no dia ajuda muito princiaplamente se puder incluir atividade fisica nesse período.
Fico à disposição para conversarmos mais sobre assunto.
Abraços.

Carla Martin Psicólogo em São Paulo

2 respostas

8 MAR 2023

Olá Larissa, acredito que não seja fácil para você, mais o caminho é o tratamento psicológico (terapia) e psiquiátrico (medicamentos), só assim será possível você ter uma melhorar e conseguir romper com dificuldades que você está no momento. Procure ajuda, é possível você viver uma vida que vale a pena viver.

Renata dos Santos Barbosa Mardegan Psicólogo em Boa Esperança

5 respostas

8 MAR 2023

Olá Larissa! Obrigado por escrever. Situações como a que você descreveu acontecem. Não é o mais frequente. Você precisa passar por trabalho profundo e continuado com psicólogo, para que se possa conhecer melhor tua personalidade, história, dinâmica familiar, rotina e organizar caminhos para que você vá, aos poucos, retomando a vida normal.
Não se demore a tomar essa atitude.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.