Desejo de morrer e não achar isso errado: pode ser depressão?

Feita por >W...... · 11 fev 2021 Depressão

Eu tenho 19 anos, e eu me odeio o tempo todo! Começou aos meus 17, mas aos meus 18 aconteceram coisas e isso se intensificou. Eu sempre cubro o espelho na hora de tomar banho ou evito olhar para ele. Apaguei o meu Instagram porque não aguentava olhar para as minhas fotos... Eu não ligo pra nada e nem ninguém, nem mesmo eu. Vivo por viver, faço as coisas porque tenho que fazer, como se eu estivesse no automático, mas eu desejo o tempo todo a morte. Planejo na minha cabeça formas de fazer. Ano passado eu tentei me matar, mas a ambulância chegou a tempo. Depois de sair do hospital eu fui encaminhado para uma ajuda psicológica, mas eu saí depois, pois era como se não importasse o que a psicóloga falasse, eu apenas quero morrer, não quero viver e também não quero ajuda, eu só quero morrer. Nada faz sentido. Eu consegui entrar no curso de enfermagem como sempre quis, mas não faz diferença agora, eu não ligo. Eu penso o tempo todo em como dar fim a minha vida. Tenho me afastado dos meus amigos, redes sociais... Eu não me importo se as coisas vão ficar bem ou não, eu realmente não ligo, acho que me acostumei. Eu parei de me cortar depois de ir ao pronto socorro por uma tentativa de suicídio, mas as vezes eu sinto tanto ódio de mim que tenho vontade de pegar uma das facas na cozinha e cortar os meus pulsos. Uma vez me peguei olhando para uma faca, como se estivesse hipnotizado, tudo o que eu queria era cortar a minha garganta, eu podia me ver fazer isso. Eu as vezes penso que há algo de errado comigo, mas na maior parte do tempo eu não acho que há algo de errado comigo, eu apenas penso "Eu não quero viver, não pedi pra viver e muito menos pra nascer. Minha vida, tenho direito de decidir se quero viver ou não, afinal, eu tenho livre-arbítrio! Por que se importam tanto? Todo mundo morre! Tanto faz se eu morrer hoje ou amanhã, por acidente ou suicídio. Faz diferença? Pra mim não." E é assim que eu geralmente penso.

A melhor resposta 12 FEV 2021

Olá W....! Que bom que você escreveu. Há algo a ponderar. Você escreveu aqui, queria escrever. Somente quer escrever quem está vivo para poder escrever. Ter dúvidas é importante. Tentar esclarecer o mais profundamente possível as dúvidas é importante. Até os dezessete anos você vivia, segundo seu relato, outra perspectiva. Você entrou no curso de enfermagem que sempre quis. Essa fase atual não pode ser o todo, não é o todo. Dezessete valem mais do que dois, enfermeiro trabalha para preservar a vida. Você precisa conversar sobre o que está sentindo. Quem não morre hoje, tem oportunidade de experimentar novas e diferentes possibilidades amanhã. Ontem não sabíamos o que aconteceria hoje, o que acontece hoje nos faz modificar o que quereremos para amanhã. O que acontecerá amanhã, que não temos total controle hoje, poderá nos fazer modificar o que quereremos para depois de amanhã. Certezas são provisórias, experiências são geradoras de novos caminhos, novas motivações.
Procure por um de nós. Vamos conversar. Estaremos à disposição, curiosos, em busca de nos realizarmos profissionalmente, ao conhecer teus caminhos e tuas diversas buscas, possibilidades e potencialidades.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico,vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

17 FEV 2021

Caro W...
Engana-se se pensa que não foi voce que pedir para nascer....
Foi voce sim que escolheu vir ao mundo, nascer, foi voce que escolheu estes pais, ter estas experiências, passar por estas experiências, nascer como homem, foi tua livre escolha.
Porque agora quer se tirar a vida? Qual a vantagem disso?
Nasceu para se realizar, cumprir com a tua missão de vida, missão escolhida por voce, antes de entrar na barriga da tua mãe.
Conhece a tua missão de Vida? Não... então conheça-a.
Claro que és dono da tua vida, pode fazer dela o que quiser, pode viver ou morrer, isto é responsabilidade tua.
Porque faria isso? Já está aqui mesmo, porque não completar a obra? Descubra quem voce é, descubra seus talentos, descubra porque veio aqui, quais os desafios que voce mesmo impos para ti.
Se tirar a tua vida agora vai complicar mais ainda a tua situação, vai ter que voltar e refazer a tua trajetória. O que deve ser feito precisa ser feito por voce, ninguém fará por ti.
Está num processo de evolução e se escolher ficar parado, pode ficar, é livre, mas é também responsável pelas consequências que isso gera. É de bom senso ser inteligente e aproveitar o tempo e desenvolver-se.
Invista em Psicoterapia.

5817 respostas

15 FEV 2021

Olá, em alguns momentos realmente nos parece não fazer sentido a vida, o viver e o existir. Chegamos a este ponto porque de alguma forma as relações nos afetaram e nos transformaram. Percebo que o desejo é que morra o que te afeta, que morra o vazio, e o sentimento de que te falta algo. Mas não posso negar que para você está aqui escrevendo é porque a um desejo, um bom desejo. É por isso que lhe escrevo, pra lhe convidar a olhar para esse sentimento que busca vida. Meu nome é Elisângela Alcarria, sou psicóloga (CRP12/15285) se preferir podes entrar em contato pelo WhatsApp 47 984058495.
Fique bem

Elisângela Bispo da Silva Alcarria Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

18 respostas

14 FEV 2021

Oi W. Que difícil essa vida sua. Que pena Também q vc ainda não reverteu essa situação. Sempre vale a pena viver. Você está assim por uma doença chamada depressão. Ela tem cura. Mas vc precisa querer. De alguma forma vc quer ajuda por isso está aqui. Não desista de vc. Procure ajuda.
Se precisar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 FEV 2021

Olá W...
que bom que decidiu nos contar um pouco do seu enorme sofrimento, acredito que sua dor e sua decisão estejam lhe causando desconforto. queria muito estar perto de você para ouvi-lo mais, conhece-lo melhor!!
A tentativa da psicóloga não lhe trouxe alívio?
E se você ponderar um pouco, rever o que mais lhe causa dor, de onde vem essa decisão de não viver mais; você percebe a conquista que é sua profissão; tbm sei que ninguém tem nada haver com sua decisão, mas vc estando vivo poderá ver ainda mais resultados e ainda mais pessoas que lutam pela sua presença perto delas!!
Sei o quanto está doendo o que vc vive todos os dias;;
Sinta-se abraçado por mim, e se quiser conhecer mais meu trabalho me procure... será uma prazer lhe ouvir
Leni Elisa Psico

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

12 FEV 2021

Bom dia W. Vamos lá, você relata que depois de algumas situações ,seus pensamentos se intensificaram. Acho muito importante que neste momento você busque um psiquiatra e faça uma avaliação. O psiquiatra poderá te dar algumas medicações que te ajudarão a sair deste círculo vicioso de pensamentos. Paralelo a isso, acho fundamental que você persista com o apoio psicológico, pois somente tratando e identificando as causas deste seu desânimo em relação a vida, farão você dar uma guinada na sua vida. Sugiro então, um tratamento multidisciplinar , com estes dois profissionais. Boa sorte !

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

12 FEV 2021

Bom dia W.
Se vc chegou até aqui é pq quer alguma ajuda.
Sugiro que vc leia o livro "Viver é a melhor opção", autor André Trigueiro, jornalista da Globo.
Ele menciona vários relatos de sobreviventes do autoextermínio, suicidas.
Caso queira um apoio psicológico, estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro