Desliguem os aparelhos, me deixem partir.

Feita por >Morta em vida · 28 nov 2021 Depressão

Acredito que sempre tive depressao (pelo menos minha propria mae afirma que fui uma criança triste, sempre sozinha pelos cantos chorando, um eterno luto).
Neste ultimo ano, com 24 anos de idade passei pelo falecimento da minha filha e de meu avô (quem me criou, pois meu pai me abandonou e minha mae trabalhava 3 turnos). Perdi a faculdade ja no final, perdi emprego, tive que me mudar pois nao suportava viver com tantas lembranças.... Quando perdi minha filha, na barriga, estava passando por um periodo muito duro, onde sofria racismo da minha sogra. Me chamava de macaca entre outras coisas... Me pergunto, se tem sentido tomar remedios pra aguentar essa tortura que eh viver, as vezes me prejudico pra ver se tenho a sorte de adoecer e morrer, pois ja me pendurei pelo pescoço mas nao consegui ir ate o fim.
Pq viver me anestesiando? Minha vida nunca foi realmente boa, nao tenho amigos, as pessoas que mais amei faleceram, sinto que minha familia tem pena de mim, como uma cadela de estimaçao. Nao quero mais ficar aqui. e

A melhor resposta 29 NOV 2021

Provavelmente você não quer morrer realmente, o que na verdade você quer é parar de sentir a dor existencial. Me parece que estas perdas te levaram a uma ausência de sentido, então sem sentido de vida fica muito difícil.
O mais importante aqui seria uma busca de sentido, algo que fizesse a sua vida valer a pena.
Quais são os seus sonhos? Que sonhos você deixou para trás?
Você pode encontrar um outro sentido para além desta situação.
O luto é muito difícil, mas faz parte da vida.
Você precisa de um tempo para viver o seu luto.
Cada um possui o seu tempo

Danielle Ronald de Carvalho Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

9 DEZ 2021

Ola
Acredito que somos sempre um vir a ser, algo que ainda não está 100% formado, por isso sempre é tempo de nos refazer e viver de uma forma digna e feliz (sim, você tem o direito de ser feliz). Por isso, gosto muito de uma frase: "se tem vida, tem jeito".
Todos nós temos um instinto de auto preservação, por isso não é natural que busquemos a morte, mas como qualquer outro sintoma, esse desejo pode manifestar que há uma necessidade de mudança por ai. Quando desejamos a morte, na verdade não desejamos a morte de nós próprios, mas daquilo que nos faz sofrer.
Deixar morrer aquilo que adoece e cuidar da vida que já está por ai é tarefa de um acompanhamento terapêutico. Partilhar a dor sobre nossos ombros pode fazer a caminhada ficar mais tranquila.
Não deixe de buscar ajuda, as coisas podem ser mais fáceis aasim.
Não vamos nos anestesiar, mas resgatar tudo aquilo que vive em ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

29 NOV 2021

Olá Vida, aqui e sempre...
Voce tem o teu objetivo de vida, como eu tenho o meu, como todos tem embora a maioria não se da conta disso e por isso há tanto sofrimento e dor. Isto não é a vida que determina e sim o desconhecimento de nós mesmos.
Quem é voce? Qual a sua identidade? Sua identidade também é a minha.
Voce está apenas na ilusão e no autojulgamento.
Assuma a sua identidade, erga a cabeça e pare de se lamentar, saia da condição de vítima.
Voce é um ser humano e está aqui para se desafiar, assumiu este corpo, esta raça, esta cultura porque seria melhor voce cumprir com o objetivo por voce mesma traçado e planejado.
A cada dia, pergunte-se qual o desafio de hoje e parta para o alcance dele, não importa qual seja.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, pode fazer todas as experiências que quiser e pelo teu livre arbítrio, te conduzir, escolher, construir do zero a tua realidade. E não há nenhum Deus castigador que pune, nem um Deus salvador que recompensa, existe só as consequências das nossas escolhas e decisões pelas quais, somos responsáveis.
O resto, foi inventado pelo sistema que é o meio onde voce está vivendo...
Como voce se enxerga? A quem voce está sendo fiel? A tua vida ou ao sistema?
Por isso te falei acima que voce vive numa ilusão... está dando atenção ao sistema, as determinações dele e não à sua vida.
Com o sistema é preciso driblar ele como num jogo de futebol, tem saber lidar com as delimitações do sistema SEM NUNCA ESQUECER DE TI MESMA, DE QUEM REALMENTE VOCE É.
Viva com alegria, leveza e prazer, construa a realidade que voce quer para a tua vida, começando com o primeiro passo e não dê atenção ao que os outros dizem. feche os ouvidos para os outros e ouça o que teu coração te fala.
Basta que voce te dê conta disso em teu coração que a realidade externa tua mude.
Veio aqui para compreender o que é a vida. Não veio aqui para ser mãe, esposa, ou qualquer outra função... veio aqui para se realizar e ser feliz.
Sinta-se desafiada - sei que é capaz de entender isso e busque a ti mesma, ame a ti mesma, faça as coisas para voce, aprenda a agradar a ti mesma. Isto ajuda a ter autoestima elevada, amor-próprio, ter orgulho de si mesma.
Abraços... espero que vire o jogo! Aí, a vida te mestrará mais coisas para fazer e sentir prazer em viver.

5817 respostas

29 NOV 2021

Olá Vinte e quatro anos. Grato por escrever. Você relata uma sucessão de lutos. Certamente você precisa de um psicólogo para conversar. Tua dor, ao mesmo tempo em que te é sofrida, é também o fato demonstrativo de quantas riquezas e quantos potenciais existem dentro de você. Somente perdeu quem já teve. Todas as pessoas e conquistas tidas, permitiram um desfrutar de expectativas, planos. Você construirá novos planos.
Está se comunicando aqui porque quer ver novas possibilidades. Há muitas.
Abraços virtuais. Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.