Como parar de se sentir feia?

Feita por >Vicky Q · 1 nov 2017 Autoestima

Eu sei que eu tenho que me ajudar, que psicólogos não são magos, que falam palavras mágicas e as coisas se resolvem simplesmente. Mas eu queria saber porque eu me sinto feia às vezes e outras vezes me sinto bonita, de rosto, pq de corpo... É raro. Bem, 1° a feiura: Eu sou muito magra! Eu não sei se vocês conhecem K-pop, mas é pop coreano. As cantoras são muito magras, é um padrão de beleza lá, e sou mais magra ainda. As pessoas falam muito de ser gordo(a), mas ser muito magra é ruim também, pelo menos é o que eu acho, é difícil encontrar calça pra mim, existe o tamanho 34 e ainda é difícil, nem todo 34 ou 36 dá certo, o que é ruim, pq nem sempre eu compro uma roupa pq acho bonita, raramente é assim, na maioria das vezes é só porque serve, serviu, tá bom, tá ok, tá ótimo, graças a Deus. E ainda tenho espinhas! e enquanto digito minha visão periférica alcança uma horrorosa que tá aqui faz dias fazendo morada na minha cara. Já passei até kiwi no rosto! Comi kiwi! Mas sempre tem uma espinha, tem sempre que nascer uma, como se tivessem descoberto que meu rosto é um planeta habitável e resolveram colonizar, brotam do nariz, das bochechas, da testa, até do ouvido, externas e internas, elas estão por aí. Mas não é só isso. Às vezes eu acho meu nariz feio, apesar de ser pequeno e até fino, de perfil é horroroso, e minhas bochechas?! São feias também, minha mãe diz que não, mas mentira de mãe, ela minha mãe, então... Minhas bochechas são meio "caídas", não tem, tipo, umas maçãs do rosto, sabe? Não é aquele tipo de rosto em que até um leigo em maquiagem olha e sabe onde passar o blush. Outra coisa são meus dentes, eu uso aparelho e isso, acho que é isso, deixa meu rosto pior, e ainda tenho olheiras, e é um pouco escuro na área dos olhos e minhas sobrancelhas são um pouquinho duas-em-uma, não dá pra perceber muito e se você estiver de longe, menos ainda, mas incomoda. E também meu corpo tem muito pêlo, acho que é porque sou magra, uma vez eu li num livro que os pêlos ajudam a proteger do frio e que pessoas magras sentem mais frio, então eu pensei: "Ora, eu sou magra, então a natureza deve ter percebido isso e me agraciou com pêlos para me proteger do frio. Brilhante! Muito obrigada natureza." Só que não é bem assim, né? Eu moro em um lugar quente, aqui chove (quando chove) e quase na mesma hora evapora. E tá muito quente esses dias, daqui a pouco o diabo confundi com inferno e vem parar aqui (Deus que me livre). Além disso, eu ainda sou preguiçosa e me sinto burra, eu faço uma faculdade de exatas, gosto até, mas sou ruim em matemática, sou muito lenta. É ruim. Mas aí... como falei que me sinto bonita às vezes, vamos à 2° parte, da boniteza: Existe dias em que eu acordo linda, não exatamente na mesma hora em que eu acordo, mas durante o dia eu me sinto bonita, eu me olho no espelho e não só penso como digo: "Eu sou muito linda!", "Se eu fosse homem eu me pegaria e se fosse mulher também" (Eu sei que essa segunda frase ficou estranha, mas dá pra entender, não é mesmo? Eu só quiz dizer que me namoraria se eu fosse outra pessoa, mulher ou homem; não sei me expressar muito bem). Enfim, nesse dias eu acho meu nariz bonito, um pouco, acho até que minhas bochechas não estão tão ruins assim, às vezes até meu corpo tá bonito. Uma parte que eu gosto em mim são meus lábios, apesar de não achar que fique muito bom com batom vermelho (gostaria que ficasse), talvez seja o aparelho que deixe ruim, espero que seja, porque o aparelho dá pra tirar. E também gosto dos meus cílios, mas não muito dos meus olhos, tenho olheiras. Outras vezes eu penso que minhas pernas são finas, mas são até bem desenhadas. Mesmo assim, não é sempre que acordo linda desse jeito. Pois bem, acho que tenho mais defeitos do que qualidades, e quando uma pessoa diz que a beleza que importa é a beleza interior, essa pessoa deve ser bonita, que pessoa feia falaria isso? Só alguém com uma autoestima boa falaria isso, talvez. É o que eu penso. Enfim, como me sentir mais bonita do que feia? É uma luta pra engordar 1 Kg, e olha que faço dieta de engorda, é uma luta pra fazer espinhas desaparecerem, e é difícil vencer. Eu tenho 19 anos, a fase feia já não deveria ter passado? Com 13, 14 anos era bem mais bonita e não sabia. Isso me atrapalha, será que afeta minha timidez? Nunca namorei, em parte pq achava meio idiota toda aquela coisa de namorados, tipo declarações de amor, em parte pq nunca tive coragem, eu sou insegura com a minha aparência, com o meu jeito, minha inteligência ou burrice. Eu queria mudar isso, mas não sei como eu faço nem por que me sinto assim, e por que algumas pessoas se sentem assim. Eu queria saber e mudar isso em mim.

A melhor resposta 3 NOV 2017

Vick, bom dia! Acredito que seja importante você buscar um profissional de psicologia na sua cidade, não apenas para falar sobre sua vida, o que sente e entender essa insatisfação consigo, mas também para encontrar em si mesma as diversas qualidades e o valor que possui. Cada ser humano tem a sua história e constrói a sua trajetória. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação especial entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Existem diferentes linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todos buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O Importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. E não desistir de você! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida.

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

3 NOV 2017

Olá Vicky!!
Pelo que você me relata, percebo que você tem uma dificuldade de aceitação, de gostar de si , como é, com suas belezas e dificuldades.
Me parece que precisas procurar ajuda de um psicólogo.
Ele te ajudará, dando um suporte, para fortalecer sua autoestima é tentar entender o que acontece com você, o que tens de saudável e o que é possível resignificar.
No processo de psicoterapia, que é único e singular, o psicólogo te ajudar a ter um melhor qualidade de vida, te dando suporte nos momentos necessários, sem julgamentos.
Por isso, o primeiro passo é a aceitação, se aceitar do jeito que você é!!

Me coloco a disposição!
Um abraço
Elaine Hames
Florianópolis SC

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis

29 respostas

2 NOV 2017

Oi Vicky, está evidente que você tem uma dificuldade grande em aceitar a si mesma e ao mesmo tempo um grande problema com sua auto estima. As pessoas estão sempre fugindo de si mesmas, num movimento contrário ao da autoaceitação, querendo ser outras pessoas. O primeiro passo para mudar é aceitar a si mesma. Sugiro que procure um psicólogo para trabalhar suas questões de autoestima. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza