A depressão pode causar falta de sentimentos?

Feita por >lu · 3 set 2020 Depressão

.namorado com depressão se afastou para se cuidar, isso é normal?

A melhor resposta 6 SET 2020

Oi Lux28

A depressão, dependendo da sua intensidade, altera nosso sistema límbico, que é responsável pelas nossas emoções e sentimentos.
Se ele se afastou alegando querer cuidar da depressão, é sinal que ele está precisando de ajuda. Você já procurou por ele, ou teve notícias? Caso não tenha tido contato com ele, procure fazê-lo. Será bom para ele e esclarecedor para você.
Espero ter lhe ajudado.

Um abraço.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

4 SET 2020

Olá Lu
A depressão tem muitas facetas, uma delas é a vontade de se isolar. Pessoas com depressão tendem a não ter ânimo, nem motivação, nem vontade para nada, não querem inclusive manter um relacionamento amoroso ou estar com ninguém, por isso é muito importante cuidar para sair deste estado emocional.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 SET 2020

Olá Lu! Quanto á depressão, você não falou. Não há, a rigor, falta de sentimentos. O que acontece é falta de comunicação, de forma sensível. Na verdade a comunicação pode ser inclusive a ausência dela.
Depressão envolve queda global de energia e manifestação sem causa externa, com estabilidade e duração superior a seis meses. Depressão pode implicar excesso de sentimentos que a pessoa, não conseguindo elaborar, fecha-se.
Muitas vezes frustração, tristeza, reorganização mental, são confundidas com depressão.
Precisaremos mais dados para ponderar melhor.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para possíveis esclarecimentos ou trabalhos científicos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, persistência, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.