Depressão, a pessoa tem duvidas nos sentimentos amorosos?

Feita por >Leo12 · 18 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu sou o Leonardo e namoro com uma pessoa com depressão, não somos casados por conta da vida não ter colaborado, nosso sentimento de amor é surreal e vai além do sentimento da paixão, porem ela vem enfrentando momentos difíceis com a depressão e ela nunca teve um acompanhamento psicológico.
Ela tem sofrido com isso faz um bom tempo e provavelmente 2 anos ou quase e nunca foi no psicólogo por conta da familia não ajudar com isso e muitas questões pessoais, eu sempre apoiei ela e ajudei com o meu maximo e não me arrependo, ela ja deu indicios e tentou terminar nosso relacionamento mas sempre conseguia convencer ela que não.
Agora ela vem dando outra crise bem ruim mas no caso de agora vem afetando muito o nosso relacionamento mas por parte dela, eu estou mais compreensível que antes e mais paciente e isso não ajuda a manter nosso relacionamento que provavelmente vai terminar antes de eu ter resposta de vocês.
Eu tenho certeza que se acabar não vai ser por falta do amor mas sim pela doença e eu não sabia que isso era possível, infelizmente ou não eu achei o amor da minha vida nessa fase e queria saber se tem como reverter essa situação. E sim eu sou feliz comigo mesmo e estou passando por momentos horriveis e sigo "forte" porém é com ela que eu mais me importo, o amor de marido está em mim então espero que vocês considerem como se caso eu fosse casado. Obrigado

A melhor resposta 20 FEV 2023

Olá Léo12! Obrigado por escrever. Certamente que depressão faz com que as pessoas tenham seus sentimentos e trocas amorosas distorcidas por essa condição. É preciso, no entanto, tomar cuidado. Diagnósticos precisam ser bem feitos, precisam ser individualizados. A outra frente envolve você. Seus argumentos e fundamentos indicam que você precisa amadurecer, que você também vivencia suas inadequações.
Amor surreal, a vida não colaborar, família não ajudar, amor da minha vida, amor de marido, são expressões que com o amadurecimento serão trocadas por outras mais dinâmicas e decorrentes de processos modificadores e modificados pelo tempo.
Amadureçam com a ajuda científica de um psicólogo.

8607 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Oi,Leo12. Pelo visto você faria mundos e fundos por esta mulher, né? Acontece que tem certas coisas que só a pessoa pode fazer por si mesma. Existem o que chamamos de ganhos secundários da doença, e aí entra a possível questão: por que ela ficou esperando da família que se posicionasse sobre o tratamento da doença que é dela ? O que ela ganha estando depressiva e não tomando nenhuma atitude em relação a isso sendo ela já adulta , e, ao menos, deveria ser dona de si ? Que dependências ela tem dessa família? Como é a relação? São essas algumas das questões. Enquanto ela mesma não buscar querer sair disso, ela não só não vai conseguir ficar com você como com ninguém mais, porque ela está fechada pra isso, entende, e a doença tem sua função. Parece querer com isso que a família olhe pra ela, como de repente, ela nunca foi vista, traumas aí profundos que precisam ser trazidos à consciência, vivenciados, ressignificados, e aí então, ela sairá da dinâmica infantil para poder ser mulher de fato e ir para uma dinâmica adulta, madura, saudável. Ajude no sentido de buscar uma terapia, e viver de verdade! Você também parece que se largou e está olhando só para ela, o que também não é saudável, você não vai aguentar por muito tempo, ninguém aguenta. Agende um horário para vocês, estou à disposição, converse com ela sobre isso, ventile sobre isso para ela, já que quer tanto ajudar e venha viver uma vida a dois saudável!

Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

21 FEV 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.

Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | Limeira - Sp

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

20 FEV 2023

Leonardo,
Se ela está com problemas o máximo que pode fazer é indicar tratamento. Nada mais pode fazer.
Não tem nenhum poder sobre ela, mas tem sobre voce mesmo.
Se ela escolher ficar sofrendo, vai colher sofrimento e cada vez maiores.
O que voce escolhe? Ficar sofrendo também?

Abraços

5817 respostas

20 FEV 2023

Olá Léo. A depressão pode levar um indivíduo a sentir-se anedônico (sem prazer em nada) e desmotivado. A desmotivação se deriva da redução de alguns hormônios no corpo, muito comum na depressão, como a dopamina e a serotononina (medicações para depressão geralmente agem nesses hormônios). As consequências disto que citei são realmente a pessoa ter dificuldade em manter relações, seguir no emprego, entregar trabalhos, enfim, mais por uma anedonia e falta de motivação. Respondendo tua pergunta, a depressão não necessariamente afeta os sentimentos que a pessoa desenvolveu pelo outro, mas afeta sua relação com a vida e consigo mesma. O tratamento com terapia e medicação (para casos mais graves) apresentam resultados bastante significativos, porém como ela tem alguma resistência em buscar ajuda, sugiro que tu pesquise "ativação comportamental" e tente inicialmente ajudá-la junto com a família dela, além disso, verifique como está a rotina de sono dela e a alimentação, se conseguir melhorar uma destas situações acredito que já será um grande passo inicial. Por fim, minha última sugestão é vocês dois buscarem realizar um esporte juntos, como corrida, caminhada, ciclismo, natação, etc, praticar exercícios ajuda muito no tratamento contra depressão. Sei que é complicado Léo, parabéns pela tua preocupação com ela, desejo sorte a vocês! Abraço

Pedro Ferreira Mendonca Junior Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

19 FEV 2023

Olá Léo, boa tarde!
Obrigada por escrever...
A depressão é uma doença e precisa de tratamento adequado especializado, não é falta de amor, e sim uma variação de sintomas.
A própria pessoa precisa de ajuda.
Por mais que vc a ame, não terá o poder de cura-la, esse processo é bem mais profundo sobre a depressão.
Veja se ela quer ajuda terapêutica, e dependendo do caso até psiquiatra, pois vc sozinho pode não conseguir sustentar a doença da sua esposa e seus sofrimentos.
Me coloco à disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba