Sentimento de desespero ou depressão?

Feita por >Priscila · 25 out 2020 Desenvolvimento pessoal

Me casei com um homem que não gosta de diálogo, tudo em casa deve ser ao seu jeito, não gosta de carinho, tem muita ganancia por bens materiais, temos 2 filhos que não podem teimar fazer travessuras, rabiscar, sujar o carro, gritar ou tirar o seu sossego. Ele chega em casa do trabalho e quando não está no celular ele vai arrumar alguma coisa dele. Ele é uma pessoa muito egoísta, é filho unico de mãe filha única e que ensinou a ele não dividir as coisas e assim ele não divide com os nossos filhos e nem comigo. Não trabalho, pois mudamos muito de cidade e minha profissão carece de tempo para se conquistar mercado de trabalho, quando conquisto, somos transferidos. Em casa sou eu quem educa os filhos, cuido dos afazeres da casa toda, ajudo a economizar, apaziguo brigas dele com meus filhos, por muitas vezes ele trata nossos filhos como irmãos, sou eu quem procura ciclos de amizades pois ele não consegue fazer amigos, enfim. Muita coisa que uma esposa gostaria, eu não posso ter. Hoje, com 9 anos de casamento, me sinto vazia de relecionamento, me tornei amarga, fria, não sou mais carinhosa e sinto que vivo apenas pelos meus filhos. Ele valoriza as mulheres que tem mais quesitos do que eu, não me defende de alguma coisa corriqueira, me diminui tempo todo dizendo que sou mal educada, sem inteligência, do cobro dialogo ele diz que nao conversa comigo por que nao sei dialogar, o que é mentira, ja fiz de tudo pra tentar mudar a visão dele, me cuido fisicamente e procuro sempre me atualizar em estudos, sou sociável com todos. Me sinto num desespero enorme por não ter sucesso profissionalmente e quando olho pro meu relacionamento sinto que não é com quem desejaria. Muitas vezes posso estar enganada, pois não tenho tanta experiência em relacionamentos, mas sei que gostaria de mais carinho, atenção e diálogo em casa. Já fiz de tudo para mudar isso nele, já me ausentei o que pra ele foi ótimo pois elê ficou mais livre nas redes sociais, nunca fui traída e tbm não trai, ele tem toc e alguns transtornos que o fazem dependente das redes sociais e eu detesto redes sociais ou algo assim. Bom, o sentimento que tenho vem e vai sempre, frustração e depois me sinto egoísta de pensar que exijo reciprocidade, brigas vai e vem e não tem dialogo e eu estou aqui no mesmo lugar com a imensa vontade de separar e me libertar disso tudo. Isso é depressão ou é desespero?

A melhor resposta 26 OUT 2020

Oi Priscila,
Você vem se anulando por 9 anos, abriu mão da sua vida profissional para fazer as vontades dele, isso gera frustração, e você está cansada de ser diminuida o todo tempo. Olhar ao redor e ver que o tempo passa e sentir no mesmo lugar é desesperador.
Mas é normal e digo até sadio se sentir assim. É sinal que quer resgatar sua vida, quer colocar limites, quer ser entendida, amada.
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar todos esses coflitos. Não desista de você. Ao lado dele, sozinha ou com outra pessoa, você merece respeito e merece ser feliz!
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

26 OUT 2020

Priscila, você está procurando ajuda,o que ja é um início. Vc passou e passa por muitas coisas, é natural que esteja confusa. Procure ajuda profissional, para vc se fortalecer emocionalmente. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro