Ver muitos defeitos no meu parceiro, mais que as qualidades, é ruim?

Feita por >Gabriela · 4 jun 2020 Terapia de casal

Nesse momento de quarentena ando me sentindo bem sozinha e estou começando a reparar em muitas coisas que eu não dava tanta importância.
Acabei também ficou muuito apegada com o meu parceiro por estar me sentindo sozinha e sentir que ele sempre me conforta quando preciso. Então comecei a reparar em muitas coisas que ele faz que me chateia. Eu sempre tento falar para ele da melhor forma possível para não magoa-lo, mas é meio que inevitável.
Geralmente eu não falo de primeira espero acontecer umas três vezes ou até mais para ver ele ele percebe que me magoa mas ele nunca percebe aí não vejo outra alternativa a não ser falar com ele.
Chegou um dia que ele me falou que estou cretirando muito ele é me senti mal por fazer isso.
Mas acho importante falar para ele essas coisas para não ser fruto de discussão a longo prazo.
Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para melhorar nisso ou se estou sendo agressiva com ele por falar essas coisas.

A melhor resposta 5 JUN 2020

Olá Gabriela
Observar as pessoas e acontecimentos, pelo lado negativo, pode te levar a depressão. Buscar o lado positivo da vida te traz alegria, disposição e motivação.
Você pergunta se está sendo agressiva ao falar determinadas coisas a seu parceiro. Eu te pergunto: Você gostaria que ele dirigisse à você com as mesmas palavras e tom de voz?
Você diz que acha importante falar determinadas coisas para que não piore, saiba que a vida fica melhor quando fazemos mais elogios do que critica. Uma pessoa se motiva mais quando recebe apoio e palavras boas do que quando recebe criticas. Críticas são necessárias, mas desde que bem colocadas e dosadas com palavras positivas.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JUN 2020

Olá Gabriela, como vai?
Bom o fato de estar aqui pedindo uma opinião significa que a relação de vocês é importante e não quer magoá-lo e isso é um bom sinal.
É claro que para falar com mais propriedade sobre o assunto precisaria te conhecer melhor, mas nesse período de quarentena que todos temos vivido, esse tipo de sentimento tem se intensificado. Temos percebido muitos defeitos não só no parceiro, mas nos filhos, pais e até em nós mesmos. É uma situação atípica, não se preocupe tanto.
Na maioria das vezes o que nos incomoda no outro tem muito mais a ver conosco do que com o outro, então nesse caso seria interessante você, por meio da Psicoterapia fazer uma trabalho de análise para entender o ele aciona dentro de ti que te incomoda tanto.
De uma forma prática, tentar tirar o foco dele e colocar em ti, fazer coisa que gosta, ter um tempo sozinha, fazer coisas para você também ajudará.
Sou Psicóloga há 14 anos e tenho um trabalho bastante voltado à mulheres que precisam fortalecer a auto estima. A primeira sessão é cortesia, caso acredite que eu posa ajudar nesse caso será um prazer conversar contigo.
Abraços

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

5 JUN 2020

Olá Gabriela! Obrigado por participar. Certamente a convivência de vocês está com intensidade muito maior do que deve ser: quarentena, falta de autonomia de rotina. Representando uma verdade sólida, ver mais defeitos do que qualidades, o namoro deve terminar. Acontece que você está dando outros sinais. Falta para você, organizar uma rotina de vida direcione tua mente para ocupações variadas, éticas, saudáveis, significativas para o seu tempo. A quarentena exige adaptações. Aproveite a oportunidade. Dois fatores importantes: o grande namorado da gente, tem que ser a gente mesmo; solidão é muito mais uma estado de falta de direção interna, do que ausência de outra pessoa próxima. Sugiro, para você, que procure e persista com o acompanhamento técnico-científico de um psicologo, assim, você direcionará muitas coisas que pode fazer, que implicarão no crescimento pessoal, na revelação de potencialidades e possibilidades. Estamos à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente quando for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.