Me sinto feia, tenho plena convicção de que não tenho beleza alguma.

Feita por >Jully · 21 nov 2022 Autoestima

Desde pequena sofria com comentários que me machucavam, principalmente dentro da família. Eu tenho cabelos cacheados naturalmente, entretanto aos 10 anos comecei a alisar quimicamente por conta de comentários sobre o volume dos meus cachos. Mas não parou por aí, a medida que fui crescendo fui reparando que sempre era jogada de escanteio pelas pessoas, era muito fácil pra todos se desfaredem da minha existência. Com o tempo fui me acostumando com isso. Eu tenho o rosto oval arredondado, bochechas gordinhas e um nariz que acho parecido a uma batata. Tenho olhos caídos e as vezes, principalmente em fotos parecem olhos de peixe morto. Meu corpo... Dificilmente gosto dele. Não sei se me enquadro como magra ou gorda. Tenho gordutinhas localizadas que detesto. Detesto tbm meu tom de pele branco encardido, principalmente no rosto. Sinto que sempre estou suja... As vezes reparo que pessoas ficam me olhando muito. Fico com vergonha que sei que é por eu ser feia. Tenho medo de sorrir ou mesmo sair em fotografias. Eu tenho pavor de me olhar em qualquer coisa que possa refletir minha imagem. Eu acho a maioria das pessoas bonitas mas só consigo ver defeitos e defeitos em mim. Muitas pessoas já me disseram que sou bonita, mas não consigo acreditar. Sempre penso que estão mentindo pra mim por dó ou apenas zoando a minha cara. Já tentei me relacionar com garotos mas minhas inseguranças não permitem. Tenho muito medo de decepcionar um possível parceiro. Tenho 21 anos e nunca tive namorado. Fui beijada apenas duas vezes, sou totalmente inexperiente. As vezes penso no pior, pois não aguento mais esse peso. Para alguns deve ser apenas besteira, mas me sentir assim todos os dias é horrível. Escuto risadas na rua ou em qualquer lugar e já sinto que são de mim que estão rindo. As vezes acho que tenho algum problema sério na cabeça, sou defeituosa... Só não consigo gostar de mim. Me sinto um fracasso, um peso na vida da minha família. Um grande parasita feio, sinto que não faria diferença eu estar mais aqui. Não tenho talento ou aptidões, eu gosto de muitas coisas. Tenho muitos sonhos, mas minhas inseguranças não me permitem arriscar. Ana paciência pra alguém lidar comigo. Enfim, ultimamente tudo tem se resumindo a beleza. Eu tenho vivido dia apos dia tentando alcançar alguma beleza para que eu me sinta bem comigo mesma mas não consigo.

A melhor resposta 22 NOV 2022

Jully
Se você fica focada no sistema, pode sim se sentir frustrada porque se avalia de acordo com os padrões sociais, padrões estes que semeiam a concorrência da superficialidade, da aparência, da casca, da superfície.
Você está sofrendo porque não se conhece, não sabe quem é, não conhece o teu objetivo de vida, não conhece teus talentos.
Você tem exatamente o corpo que você precisa para executar o teu Plano de Vida. Teu corpo, além de ser perfeito instrumento de realização, esconde uma alma linda; você escolheu este esconderijo para proteger a tua alma, para melhor realizar a tarefa que se desafiou fazer.
Você não veio a este mundo para ser apreciada pelos outros, não veio para ser amada, apesar que pode ser apreciada e amada, mas nasceu para se realizar, para fazer teus objetivos e ser feliz.
Para isso, a Vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para você escolher e decidir o que quer e o que não quer para si mesma. Seja esta pessoa. Seja você mesma, você é única neste mundo, cada um de nós é único; assim será essencial para você mesma e para todos.
Deixe de se julgar e nem julgue os outros... cada um é o que é. Cada um é responsável pela sua forma de ser. Com este corpo único e com esta alma única, vencerá, cumprirá teu propósito de vida. Se quiser, pode fazer uso da Psicoterapia para ser auxiliada neste início. Logo mais, sei que andará sozinha.
Abraços

5817 respostas

22 NOV 2022

Olá Jully,
Infelizmente, as vezes construímos nossas crenças pessoais através do olhar do outro e muitas das vezes esse olhar é crítico e hostil. Você não teve ninguém para ressaltar suas habilidades e descobri a se conhecer. O processo terapêutico será essencial para o seu autoconhecimento e melhorar a sua autoestima refletindo assim numa melhor qualidade. Fico a sua disposição!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

22 NOV 2022

Jully, é muito importante nesse momento você olhar de frente para essas questões que está trazendo em sua fala.

Efetivamente, um trabalho psicoterapêutico te pode ser útil a reestruturar o seu funcionamento psicológico. De forma que te impulsione a fazer o que precisa ser feito para uma melhor qualidade de vida. É compreensível que suas características internas e o seu autoconceito tenham sido construídos a partir de um ambiente não favorável e não nutridor. Por esse motivo talvez você não tenha adquirido uma boa autoestima. Você pode estar se sentindo sem esperança em vivenciar dentro de você o tão desejado amor próprio.

Decerto que se continuares a alimentar esses pensamentos e crenças disfuncionais, podem te acarretar em um maior sofrimento psíquico e inclusive um agravamento do quadro.

Durante o processo psicoterapêutico você poderá aprender novas habilidades cognitivo-comportamentais que te possibilitem encarar melhor a vida. Além de poder Reestruturar sua forma de pensar, adquirir novas estratégias para encarar o mundo, novas habilidades sociais, e ir descobrindo e desenvolvendo uma melhor versão de si mesma.

Não é fácil, mas é possível. Toda mudança é um movimento te auto-decisão. Conte comigo para ser seu psicoterapeuta.

Abraços,

Danilo Abreu - Psicólogo

Danilo Abreu Psicólogo em Salvador

21 respostas

22 NOV 2022

Olá Jully! Que bom que você escreveu. Dentre milhares de aspectos, está a sensação de beleza. A beleza depende do ponto de vista e se modifica, passa, melhora, piora. Cada um de nós em sua vivacidade é altamente rico de possibilidades a plenamente atraentes. Somos atraentes por representar: companhia, solidariedade, afeto, pertença, apoio, empatia, legitimação, referência, e muito mais. Gostar de muitas coisas, eu também gosto.
Tenho certeza que você tem muitas belezas. Permita-me provar que você, como todos os seres humanos, é interessantemente e surpreendentemente cheia de belezas.
Duvida? Então verifique!
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8609 respostas

22 NOV 2022

Oi! você precisa de ajuda? Então é só entrar em contato comigo e marcar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 NOV 2022

Olá, Jully, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

De fato, as marcas que nossa infância, família, meio social em geral nos deixam desde a infância condicionam, moldam a imagem que temos de nós mesmos. Autoestima é se olhar de frente, passado, presente e o que se almeja para o futuro, desejos e medos, se olhar de frente e se aceitar, o que pode ser mudado, melhorado, desenvolvido, precisa ser acolhido e trabalhado com muita atenção e carinho; já aquilo que somos "em essência", isto é o nosso MAIOR tesouro, nossa singularidade, o que nos faz únicos, precisamos aprender a aceitar e conviver com o devido respeito.

Espero ter podido ajudar um pouco, Jully. Fico à disposição para aprofundarmos este processo de autoconhecimento e autoaceitação.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro