Feia, velha, virgem e sozinha

Feita por >Bell · 26 mai 2019 Autoestima

Tenho vergonha de mim, da minha vida. Tenho 40 anos e nunca namorei, nunca vivi um relacionamento, nem flerte, nem paquera. Nunca fui beijada, nunca tive nenhum contato físico com ninguém. Sou virgem e isso me envergonha muito. Nunca nenhum homem se interessou por mim, por que sou feia, tímida e sem graça. E além de feia, sou negra, uma negra fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade, leia-se não tenho um rosto com traços suaves,não tenho tom de pele mais claro, não tenho nariz afilado e pequeno, não tenho os cabelos cacheados. Pelo contrário, sou retinta, de nariz chato e largo, lábios grossos, rosto redondo e cabelos crespos, de traços negróides marcantes,que me garantiram apelidos cruéis na infância, além de situações humilhantes e rejeições na vida adulta.
Todas as minhas tentativas de aproximação sempre terminaram em fracasso, nenhum homem me vê como uma mulher digna de atenção e afeto. Pelo contrário sempre me repeliram.Até homens negros. Não importa tudo o que eu já fiz pra tentar melhorar minha aparência,meu visual,minha postura.Não importa se eu tentei adquirir cultura,se eu trate as pessoas com simpatia e educação,seja prestativa...A única coisa que enxergam é meu rosto de traços feios e sem beleza.
Me sinto muito mal, pois eu nunca experimentei a sensação de ser amada e desejada por ninguém, andar de mãos dadas, ser abraçada, sentir o calor do corpo de outro ser humano no meu, sentir o amor de outra pessoa por mim. Sempre fui sozinha e dói saber que por ser feia, e negra eu nunca vou encontrar alguém ,vou ser sempre sozinha, até morrer . Não falo sobre isso com ninguém, pois tenho vergonha. E medo de que riam de mim, como algumas pessoas para quem já desabafei fizeram.
Triste saber que se eu quiser ser tocada, fazer sexo, terei que pagar um prostituto, por que nenhum homem me quer. Não tenho condições financeiras para pagar uma plástica, para tentar melhorar meu rosto feio. Não sou gorda, sou pequena e magra, mas sou feia de rosto, e tenho vergonha do meu corpo,de tanto que já riram de mim.
Dói tanto ver pessoas de todas as idades aos pares, abraçadas, de mãos dadas, se beijando, trocando carícias, ouvir relatos picantes de colegas de trabalho sobre suas vidas amorosas e eu sempre calada, sem nunca ter experimentado nada disso.Dói a certeza de que vivi só e é na solidão que vou passar o resto da minha vida,por que nunca vou encontrar ninguém que se interesse por mim pelo que sou.
Falo só do aspecto relacionado a minha vida amorosa,mas minha feiúra,me trouxe apenas desgostos,tristezas e sentimento de inferiorização e desvalor em todas as áreas e fases da minha vida.
Me sinto um lixo, um fracasso como mulher.

A melhor resposta 27 MAI 2019

Olá Bell
Me parece que você interiorizou as críticas que fizeram à sua aparência quando você era criança e jovem e passou a viver como se isso fosse uma verdade absoluta. É verdade que por muito tempo as características que você descreveu estavam fora do tal "padrão de beleza" , mas hoje isso está mudado e a beleza dos afrodescendentes já é reconhecida é admirada.
Você está vivendo em função de uma crença de que jamais conhecera alguém que te dê valor. Parece ter um esquema de rejeição, defectivudade e vergonha. Numa terapia você poderia entender essas crenças e esquemas e entender que comportamentos e atitudes talvez você tenha que acaba por confirmar essa rejeição.
Busque ajuda de um psicólogo ou Psicologa para te ajudar.
Abraço
Roberta

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

5 SET 2020

Cara Bell, pelo seu relato estou vendo que está com a autoestima muito baixa e que você tem uma péssima visão da sua imagem corporal, um acompanhamento psicológico, muda isto. Com a ajuda de um profissional você conseguirá elevar a sua autoestima, mudar completamente a visão que você tem de si mesma, uma vez que você internalizou todas as coisas ruins que falaram de você na sua infância. Você se diz tímida, a psicoterapia, vai te trazer mais segurança e confiança, você será capaz de conhecer novas pessoas, de tomar a iniciativa se alguém lhe interessar, tudo depende de você, de você se amar mais, de se valorizar. Você não precisa mudar fisicamente, mas mentalmente. E a beleza está em nós mesmo e os outros só conseguirão ver essa beleza se nós mostrarmos à elas. Espero ter ajudado. Abraços afetuosos
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

23 JUL 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo analítico de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro