Como lidar com traumas e como alcançar o sucesso na vida?

Feita por >Flor · 14 nov 2023 Traumas

Oi, eu preciso de conselhos sem ser julgada , então,eu fui muito perseguida em meu bairro pelas pessoas daqui,pois quando eu tinha 12 anos eu parei de sair de casa porque eu tava namorando um menino e minha mãe não podia saber ,pois ela era muito brava , então por medo parei de sair como forma dela não descobrir ,e esse menino é do meu bairro , então ficava fácil dela descobrir ,mas todo mundo aqui começou me perseguir porque eu havia parado de sair de casa ,eles me diziam coisas que me traumatizaram e que me feriram muito e ainda me fere muito, tenho trauma e muito medo ainda de continuar ouvindo as mesmas coisas que eu ouvia antes ,tenho todos os dias gatilhos das coisas que todos aqui me diziam e de como eles me olhavam ,pois eles me olhavam com cara feia por eu não sair ,mas ninguém sabia o porquê eu parei de sair e ninguém me ajudava ,pelo o contrário,todos vieram para cima de mim, inclusive minha mãe e meu tio,todos . As pessoas me diziam : vc só fica preso, tem que sair ,fica enfurnada em casa , só fica trancado ,fica mantida em cativeiro , e todos ficavam me falando isso todos os dias e isso durou anos ,eu tinha medo até de sair na rua ,pois eles não podiam me ver que começavam a falar é a me olhar feio,como se eu estivesse fazendo coisas erradas ,e minha mãe também me falava essas coisas ,e isso me feriu muito mesmo e ainda fere , não consigo tirar da cabeça essas coisas que eles me disseram ,me sinto envergonhada como se eu estivesse errada e eles certos ,mas eu nunca fiz nada de errado ,mas sinto como tivesse feito a coisa mais grave e que mereço ficar com essa vergonha .quando as pessoas vinham em minha casa ,eles ficavam me falando essas coisas e minha mãe ficava rindo e ficava quieta , não tive ninguém pra me defender e nem pra me apoiar , tinha medo até de sair pra tomar vacina, sinto que perdi minha liberdade e me sinto extremamente prejudicada ,pois eu não podia fazer coisas que as outras meninas faziam porque eu tava sendo tão perseguida a ponto de ter medo de todo mundo aqui ,eu era só uma menina e fui constantemente perseguida ,e pra piorar fui perseguida na escola também pelos os alunos que ficavam me dizendo as mesmas coisas que todos do meu bairro, eu não tinha paz ,pois durante esses anos de perseguição também eu tava sofrendo humilhações na escola pelos colegas da minha sala ,todos meus colegas se juntavam querendo ver meu mal, me chamavam de feia , de piolhenta (pois quando eu tinha 11 anos uns meninos da minha sala viu piolho andando em meu cabelo , aí todos da minha sala ficaram sabendo e as meninas tentaram tirar todo o piolho da minha cabeça e todos começar a correr de lado e do outros rindo de mim com medo de pegar piolhos ,e eu faltei uns dias da escola ,e quando eu voltei eles ficaram rindo até de mim, desde de então eles sempre me humilhavam e me chamavam de piolhenta ,isso durou muitos anos ,sofri a Bessa na escola e em meu bairro , não pude contar com ninguém,todos me julgaram, ninguém me ajudou ,tenho muito ódio da minha mãe,pois ela me perseguia também,ficava me dizendo essas coisas , não me apoiou ,me humilhou algumas vezes junto com outras pessoas e apoiava o mal que os outros me fizeram,hoje ela tá melhor pra mim, mas não consigo perdoar e esquecer tudo o que ela ,todos do meu bairro e da escola me fizeram ,meu sinto triste e fico de cabeça baixa . Meu tio também me humilhou junto com outras pessoas,hoje não conversa mais com ele ,e ele não me pediu perdão, tenho ódio dele ,sei que é o ódio faz mal pra mim,mas sinto que saí muito prejudicada , não consigo emprego de jeito nenhum, ninguém me contrata , só chamam pra entrevista e não passo, não consigo namorado eu até namorei uma vez ,eu até tava namorando ,mas não deu certo, sinto que tudo na minha vida dá errado ,me sinto uma azarada ,enquanto vejo meus inimigos casando ,namorando , com emprego ,eu não tenho nada disso ,sinto que nada disso vai dar certo na minha vida . Desde de pequena que as pessoas me chamam de feia ,quando eu passava na rua um menino me chamava de feia sempre ,e ele foi na minha festa de aniversário e disse que era feia na frente de todos ,tenho uma prima que sempre teve inveja de mim, era muito falsa , ficava rindo de mim quando via os meus colegas me humilhando , sentia prazer na minha dor ,me chamava de feia ,tentava me colocar para baixo e ela se dá bem e não tem remorso, não converso com ela faz anos ,a mãe dela desde de tenho por gente fazia o mal pra mim também, quando eu era criança ela a mãe disse para umas pessoas que eu mijava na roupa e as pessoas ficavam me olhando feio, mas eu ainda era criança,ela falou só de mim e não falou dos filhos dela , eu me senti envergonhada ,eu era criança,claro que ia mijar na roupa ,mas depois ela ficou rindo da minha cara ,sempre ela e a minha prima ficavam fazendo coisas ruins pra mim. Teve uma vez que eu era amiga de das filhas do pastor da minha antiga igreja ( não sou mais religiosa) e a gente se dava bem ,mas um dia elas e mais duas meninas me humilharam porque eu não sabia ligar o bluetooth do celular ,pois era meu primeiro celular e uma das netas do pastor me chamou de burra e todas elas ficaram rindo de mim, e me falavam bem feito ,sempre só entra gente falsa no meu caminho, tô cansada de me dar mal na vida ,eu sinto que atrai isso pra mim ,tudo isso de ruim, pois eu estudo lei da atração e acho que vibrava para o universo me trazer mais disso . Quando eu era criança,eu tinha umas amigas ,mas elas sempre me olhavam de cima pra baixo e desfaziam de mim, quando eu ia nas festas delas ,elas não ficavam comigo ,mas ficavam com outras meninas e me deixavam sozinha ,eu só servia quando elas não tinham ninguém,elas faziam pouco caso de mim ,tenho um ódio danado ,e não era só elas que me olhavam assim não,quando eu andava na rua ,muitas pessoas me olhavam como se eu não fosse nada ,mas tudo isso já passou e não acontece mais .eu só queria entender porque aconteceu tantas coisas ruins em minha vida ,porque atraio amizades ruins ?ou melhor porque toda amizade que arrumo me faz o mal ? Me sinto sozinha sem ninguém,pois não tenho amigos ,tenho só minha mãe e meu pai(que mora em outra cidade ) tenho trauma da perseguição que sofri ,eu hoje saio um pouco de casa ,mas ainda tenho medo do povo do meu bairro ,pois eu não tava preparada pra passar por aquilo ,tenho medo do que as pessoas vão pensar ou falar de mim em relação em eu não sair de casa ,quero sair e viver como todos ,mas ainda tenho medo ,sofri muito na mão dos colegas da minha sala , até alguns professores me fizeram o mal ,teve um professor que quando eu tava olhando pra ele ela me disse assim: o que vc tá olhando ? Com maior falta de educação,teve outra professora que ficava rindo de mim junto com duas alunas ,na verdade foram duas professoras que fizeram isso e outra eu sempre fui muito chorona ,sempre que alguém me faz algo eu choro e eu chorava na escola e todo mundo ficava rindo e dizia: vai chorar e ficavam rindo ,gostaria de ser mais forte emocionalmente e mentalmente,mas não sei como fazer .
Sinto que todos me abandonam ,que ninguém quer estar comigo ,na escola mesmo eu vivia sozinha ,enquanto meus inimigos tinham amizades , não quero mais me sentir vítima ,quero erguer a cabeça,mas não sei como faço pra minha vida ir pra frente e as coisas darem certo pra mim, quando penso que vai dar algo certo ,eu volta na estaca zero ,isso aconteceu quando eu estava preenchendo os papéis para ser contratado em uma empresa e do nada a empresa disse que não ia prosseguir com meu contrato .
Sempre tudo foi difícil pra mim, eu não posso ouvir as pessoas falarem que vão sair ou vão em tal lugar,nem mesmo ver fotos de pessoas nas redes sociais viajando ,pois eu tenho trauma ,porque quando eu tava sendo perseguida ,todo mundo dizia que eu tinha que sair ,passear ,e ninguém notava o quão mal isso fazia , até porque eu parei de sair porque eu queria esconder um namoro da minha mãe. Sinto que nunca nada na minha vida vai melhorar ,que as portas nunca vão se abrir para mim ,vejo o sucesso dos outros , até dos meus inimigos,conseguindo aquilo que eu quero e pra mim tudo é com dificuldade. Não consigo mais acreditar que vou arrumar um emprego e muito menos que vou namorar e casar ,nem meu primeiro emprego eu consigo arrumar ,me sinto um fracasso,uma perdedora ,sempre na minha vida senti que estava atrás de todos ,inclusive ex- amigos .
Quero sair ,ir ao cinema ,mas meu passado me condena ,o passado de ter inúmeras pessoas me falando que eu tenho que sair , que tenho que me divertir , que tenho que passear ,que não posso ficar presa , que isso ,que aquilo, e ninguém me ajudava , só me atacava ,isso cooperou para o aumento do meu trauma .tenho baixaestima e falta de confiança em mim e me acho feia ,pois sempre várias pessoas me chamavam de feia ,quando eu arrumo meu cabelo , faço sombrancelha e passo batom ,fico bonita ,todos me olham ,mas quando estou com o cabelo bagunçado, sombrancelha sem fazer e com roupa velha ,me sinto feia ,vivo para impressionar os outros a respeito da aparência,pois sempre fui chamada de feia , também sempre vivo querendo ser alguém importante e sinto necessidade que todos me admirem ,pois sempre me senti inferior as outras meninas .
Me ajudem a sair desse embaraço.
Tenho muitos sonhos ,sonhos grandes ,mas sinto que não vou conseguir realizá- Los ,pois para isso eu precisaria de emprego ,e emprego eu não tô conseguindo, sinto que nasci com azar e pra sofrer ,quero tanto melhorar de vida ,ter sucesso na vida ,mas parece que tudo tá contra mim, parece que as coisas só dão certos para os outros e não pra mim ., eu tenho uma meia irmã que tem oito anos e eu tenho vinte e um anos ,ela antes mandava mensagem,agora faz tempo que nem faz questão de mim, eu sei que já sou adulta ,mas sinto falta de alguém fazer questão de mim, se nem minha meia irmã faz ,quem dirá os outros .
Me sinto injustiçada por ter passado tanta coisa ,sem Merecer ,enquanto tantas pessoas ruins se dão bem e conquistam tantas coisas .
Uma outras coisa que eu queria dizer é que eu fui abusada sexualmente quando criança, não contei pra minha mãe,pois já sou adulta e ele acho que já morreu ,mas tenho trauma e vivo lembrando constantemente. E penso porque que gente ruim não é estrupada e eu fui? Ele não enfiou o pênis em mim, por isso ainda sou virgem ,mas lambeu minha parte íntima e passou o bilau em mim ,tenho um ódio e vontade de me vingar ,porque que minha prima falsa não passou por isso ?

A melhor resposta 27 NOV 2023

Flor, admiro a sua força e coragem, você já percorreu um caminho tão desafiador, enfrentando dificuldades e traumas que muitos não conseguem compreender. Você já passou por tantas coisas e apesar de tudo está aqui em busca do seu caminho e dos seus sonhos, isso é um sinal de sua força e determinação.

Você passou por muitas dificuldades, enfrentou traumas, humilhações e se sentiu sozinha e desamparada. Isso é muito doloroso e é compreensível que as cicatrizes do passado possam lançar sombras sobre o presente, mas você não está sozinha. Muitas pessoas passam por situações semelhantes e conseguem superar e você também pode.

A humilhação que você vivenciou não define quem você é, a busca pela cura pode ser desafiadora, mas cada passo que você dá em direção ao autocuidado é um triunfo. Nesse processo, o tempo é um aliado poderoso, a cada dia temos a oportunidade de crescimento e transformação.

Você parece muito sobrecarregada e nesses momentos um auxílio profissional pode ser um grande aliado. A terapia nos auxilia nesse caminho de mudança em busca do bem-estar. Ao iniciar uma terapia, o psicólogo poderá auxiliar você a lidar com seus traumas e a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Flor!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

29 FEV 2024

Bom dia Flor! Que bom que você escreveu! Vamos conversar? Você está mesmo disposta a lutar até efetivamente se modificar?
Li todo o teu texto. Nele, várias vezes você se refere aos outros rirem de você, te prejudicarem, trata alguns como inimigos, colocando-os como pessoas que conquistam coisas que você não conquista. Começa seu relato pelo namoro dos doze anos, a questão de ser escondido, e os desdobramentos decorrentes do fato de ser escondido. Essas questões exigem e permitem muitas reflexões e esclarecimentos para reorganizar forma de se posicionar diante de si e da vida.
Estarei a disposição para contribuições,

8607 respostas

22 JAN 2024

Passou muita coisa, né, como todos estamos passando ou passamos um dia. Olha, valor é a gente que tem que dar a si mesmo e aí os de fora vão te ver de forma diferente. Tua história passada não precisa decretar como será teu futuro. Você está viva? Então, cabem ainda aí teus desejos, teus sonhos, tudo que quiseres realizar, você pode sim, mas precisa se limpar de toda sujeira aí que você está deixando tomar de conta da sua vida. Enquanto der espaço pro passado, pro velho, pro tóxico, coisas novas não virão, e serás eternamente prisioneira de tudo e teu futuro não existirá. O que você quer? Tirando tudo que já te causaram, fizeram, prejudicaram, riram de você, tirando tudo isso , quem você é e o que quer da vida? Mas antes precisa se abrir, sorrir, dar chance a si mesma, não dar mais importância a quem não vai acrescentar nada de útil na tua preciosa vida! Tome uma decisão: Vem se curar e transformar tua jornada nesta vida!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

8 JAN 2024

Sua irmã está envelhecendo, conhecendo novas pessoas, conhecendo a vida, e mudando. Logo, hoje ela pode gostar muito de fazer algo, como conversar contigo, e em poucos meses ou mesmo dias, sentir vontade de fazer outras coisas. Não é nada pessoal contigo.

Você passou por muitos problemas, e isso a fez ficar com medo e agitada. E é normal. O que não deve ser normal, é você achar que isso é pra sempre.
Os anos se passaram. As pessoas que te faziam mal, foram viver a vida delas, e nem se importam mais contigo, e você continua achando que elas se importam.
Outro fato é saber que na verdade as pessoas não te fizeram mal porque você era o problema, e sim, porque elas são o problema. Pessoas que tratam mal os outros, ainda mais adultos que tratam mal uma criança ou alguém no início da adolescência, é que são má educadas e de mau caráter.
As pessoas sentem necessidade de extravasar os sentimentos, você aborrecida fica triste, nos procurar pra contar sua vida. Essas pessoas que riram de você, fazem isso, tratam alguém mal. Nisso já pode ver que você é melhor que elas. Ao longo da História vemos que a humanidade muitas vezes tem sido ruim, como sociedade. Renato Russo já cantava "A Humanidade é desumana", porém ele continuava na mesma música "... mas, ainda temos chance. O sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer."

Quanto a beleza, é relativa. Existem mulheres que nascem bonitas, outras nem tanto, mas, ambas podem melhorar na maneira de se vestir, personalidade, roupas, exercícios físicos. Mas, quer saber algo interessante? As mulheres que são apenas bonitas, não se esforçam muito para conquistarem as pessoas sendo simpáticas. Quando elas se interessam por um rapaz, estão acostumadas aos rapazes se aproximar e beijá-las ou dizerem se gostam delas, sem elas precisarem falar. Quando conhecem um rapaz mais inseguro, e gostam dele, ele não tem coragem de se aproximar, e elas por não terem hábito de conversar para conquistarem os homens, não fazem nada, ficam esperando. Quando estas garotas vão envelhecendo, tendo 30 ou mais de 40 anos, começam a não serem mais tão bonitas que nem quando eram mais jovens. Os homens já começam a se interessar mais por mulheres de 20 anos. E veja só, as meninas que não eram tão bonitas, quando chegam nessa idade, nem se importam. Muito pelo contrário. Desenvolveram habilidades de conversar, serem simpáticas, independentes, sem dependerem de os outros acharem-nas bonita para se sentirem valorizadas. E as que eram bonitas, perdem isso, e se sentem tristes, porque não recebem mais tanta atenção. Elas não desenvolveram outras habilidades de fazerem as pessoas gostarem delas pelo que elas são, e de terem que tratar bem as pessoas para que gostem delas. Você sim, está desenvolvendo essas habilidades. Por isso, não se ache menor do que os outros. Cada um tem suas qualidades. E sempre haverá homens que se interessem por você.

Pessoas debochadas sempre existiram, e sempre vão existir. Elas atacam quem é mais frágil, elas atacam pessoas boas e indefesas. É importante saber brigar, enfrentar, mas, é também importante escolher as próprias brigas. A maior parte das vezes é melhor fugir, ignorando a pessoa, fingindo que não entendeu, e se afastando. Porque brigar envolve um ciclo onde o outro pode continuar te atacando, e você continuar revidando, e isso gera confusões grandes. Às vezes você pode falar algo sério, e se afastar, se for necessário. Não brigue com pessoas ruins, elas só querem fazer maldade, e muitas vezes estão erradas. Melhor se afastar, falando o mínimo possível. E evitá-las. Pessoas assim vão te procurar, fingirem ser suas amigas. Diga que está ocupada, e se afaste. "Não posso; estou cansada." E ir se afastando. Alguns vão insistir muito, mas, outros vão enjoar. Alguns você terá que falar a verdade, mas seja rápida e sutil: "Acho que a gente não tem muito a ver..." "Não gosto muito de fazer tais coisas, e prefiro ficar sozinha, além disso ando ocupada e preciso descansar...". É importante saber identificarmos com quem não devemos fazer amizade, muitos são os que não são boa pessoas. Uns só servem pra termos conversas rasas. Existe uma frase que diz: "É importante conhecer cada pessoa para saber até que ponto se pode confiar nelas."

Quanto ao seu abuso, realmente isso é mais sério. Causa marcas profundas nas pessoas. Porém, não pense que isso aconteceu apenas com você. É aquilo que eu disse, tem pessoas que atacam os mais frágeis.

O importante é você continuar seguindo em frente sua vida, deixando de pensar que só com você acontecem coisas ruins. E saber que se alguém te faz mal sem você ter feito mal a essa pessoa, é porque o problema é o agressor, e não você. E aprenda a se afastar de pessoas assim.

Quanto ao seu primeiro emprego, realmente é bem difícil conseguir emprego. Existem muitas exigências, mas, é só continuar tentando, e ver quais são as exigências que aquele tipo de vaga pede, e ver se você se encaixa. Tem vagas que não pedem experiência, e gostam de pessoas jovens. Procure mandar currículos em sites de empregos. Fala um currículo no Word, e salve, para enviar para as empresas.

Tenha fé em si mesma. Eu tenho fé em você! Pessoas boas crescem, são mais racionais, inteligentes. Pessoas ruins apenas seguem os próprios instintos, e no fim, elas mesmas se prejudicam, porque não respeitam os outros, e acabam cercadas de pessoas ruins iguais a elas, e pessoas ruins não se ajudam.

Parabéns por ter chegado até aqui em sua vida. Continua seguindo em frente. Se esforce pra melhorar financeiramente, estudando e trabalhando. E daqui a 10 anos, sua vida estará melhor do que agora, e melhor do que muita gente que te faz mal. E você em vez de raiva, terá pena deles.

Quando alguém rir ou falar mal de você, lembre-se que o problema é aquela pessoa, e não você. Então, ignore, se afaste da pessoa, e ande com pessoas que te tratem bem.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

21 NOV 2023

Bom ter o seu contato Flor!!!

De acordo com o seu relato, sugiro que vc procure um profissional na área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico para psicotraumas, de forma presencial.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba